Sindicatos entregam pautas de reivindicações à direção da INB

0

RESENDE

 Integrantes do Sindicato dos Químicos do Sul Fluminense (Quimsulf) se reuniram no início do mês com a direção da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), na sede da empresa, no Rio, para discutir a pauta de reivindicações aprovada em assembleia pelos funcionários da unidade instalada no distrito de Engenheiro Passos, em Resende.

No Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aprovado em setembro e entregue a empresa no mês seguinte, a categoria reivindica entre outras garantias, a  manutenção de conquistas; o recebimento do valor referente a dois meses de tíquetes alimentação; reposição das perdas com a inflação referente a 4,5% para reposição da inflação; redução no divisor da carga horária mensal das atuais 220h para 200h e aumento na idade do Auxílio Creche/Educação dos atuais 10 (dez) anos incompletos para 12 (doze) anos incompletos.

Um ponto levantado ainda na Assembleia realizada em setembro relacionado a metodologia de apuração da pauta vem causando divergências entre a Quimsulf e a Intersindical. A segunda, defende que na apuração seja usada a metodologia qualitativa onde cada unidade é um voto e o somatório das Unidades que aprovaram, tem que ser igual ou maior que quatro unidades. “Essa metodologia foi reprovada por unanimidade pelos trabalhadores entenderam que essa metodologia fere a vontade da maioria dos funcionários da empresa”, explica o diretor de relações trabalhistas do Quimsulf, Roberto Silveira, acrescentando que por causa desse impasse, na reunião com a empresa foram apresentadas duas pautas de reivindicações, Uma defendida pelo sistema de votação da Intersindical e a outra com a decisão dos trabalhadores da Unidade Resende representados pelo Quimsulf. “O método que adotamos de apuração é praticado há mais de 20 anos e aceito pelos trabalhadores”, disse o Silveira.

Nova diretoria da INB

A Quimsulf revelou que a INB enviou no dia 29 de novembro a prorrogação da data-base até 31 de dezembro e informou que irá prorrogar sistematicamente a mesma.

No dia 23 de novembro, representantes dos sindicatos que compõem o Acordo Coletivo de Trabalho estiveram na sede da INB, no Rio, a convite da empresa onde foram apresentados ao atual diretor de Finanças  e Administração, Luiz Fernando Silva de Magalhães Couto. Também foram apresentados ao coordenador  da Comissão de Negociação da INB, Jorge David Fernandes da Fonseca que, segundo Roberto Silveira, afirmou aos sindicatos que a atual Gestão da INB irá assegurar uma convivência democrática e respeitosa entre as partes envolvidas nas negociações vigentes. A empresa no dia 29/11/2017 prorrogou a data-base até 31/12/2017.

Deixe um Comentário