Secretaria de Meio Ambiente realizou mais de mil podas de árvores em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Desde quando assumiu o serviço de poda e corte de árvores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) capacitou as equipes operacionais do programa Arborização Urbana e já realizou o corte e poda em aproximadamente 1.785 árvores, de agosto a dezembro. Foram 67 bairros atendidos nesse período, o que representa uma grande parte das solicitações feitas pelas associações de moradores através do aplicativo Fiscaliza VR. O serviço evita riscos na rede elétrica e danificações em edifícios residenciais e no comércio

A SMMA trabalhou com três tipos diferenciados de poda para o fortalecimento das espécies que integram do patrimônio verde do município: poda de formação, onde se molda a planta no formato e altura necessários; de redução, que remove-se parte da árvore que interfere ou causa danos incontornáveis às edificações; e de limpeza, que elimina os galhos secos e mal formados que estavam danificados ou pragueados.

O prefeito Samuca Silva destacou a qualificação do serviço público no atendimento aos moradores, devido aos riscos eminentes causados por árvores de grandes portes e disse que a iniciativa está possibilitando a redução no prazo para socorrer e atender às reivindicações da população. “Houve a melhora no manejo da arborização existente e a capacitação da equipe do programa de Arborização Urbana favoreceu o trabalho em conjunto com a concessionária de energia elétrica, reduzindo o tempo de espera dos pedidos. Muitos problemas sérios para a população foram evitados com uma resposta rápida e segura”, afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, disse que a capacitação da equipe ajudou a SMMA a ter um bom relacionamento com a concessionária Light, que também faz as podas quando os galhos colocam em risco o sistema elétrico.

PODA E CORTE 

Segundo o relatório da secretaria ambiental, os trabalhos de poda e corte foram feitos em 213 árvores de pequenos porte (de quatro a dez metros), 842 árvores de médio porte (de 11 a 15 metros), 680 árvores de grande porte (16 a 25 metros) e 50 árvores acima de 25 metros. Os bairros onde a equipe mais trabalhou foram Santa Cruz I e II, Rústico, Vale da Colina, Vila Santa Cecília, Aterrado, Jardim Amália, Mariana Torres, Vila Mury, Laranjal, Morada da Colina, onde 520 árvores foram cuidadas.

Deixe um Comentário