Sala do Empreendedor capacitou mais de 120 Microempreendedores

0

ITATIAIA

Segundo o IBGE, de cada dez empresas abertas, seis fecham as portas após cinco anos de funcionamento. Principalmente para o microempreendedor, saber gerir bem a empresa é um dos fatores de sucesso e ajuda a fortalecer a economia da cidade com a geração de emprego e renda. Por isso a equipe da Sala do Empreendedor de Itatiaia tem buscado não só fornecer orientações aos microempreendedores individuais do município sobre a importância de estarem legalizados e em dia com as suas obrigações, como também viabilizar cursos e capacitações importantes.

Em 2017, uma série de oficinas e workshops ministradas durante o ano em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) permitiu a formação profissional e capacitação de mais de 120 microempreendedores.

Dentre as oportunidades conhecimento oferecidas aos empresários está a oficina ‘SEI Controlar o Meu Dinheiro’, que ensinou técnicas para aprimorar a gestão financeira do caixa e das contas, por meio de técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio, fluxo de caixa adequado e controle das contas a pagar e a receber.

Outra oficina oferecida aos microempreendedores foi a ‘SEI Formar Meu Preço’, onde os participantes aprenderam técnicas para calcular gastos, margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional para a formação um preço adequado ao produto ou serviço.

Os microempreendedores interessados em saber mais sobre compra e venda puderam participar ainda da oficina “SEI Comprar”, que por meio de conceitos e práticas desenvolveu nos participantes a capacidade de administração e planejamento das compras de suas empresas. “Além do atendimento normal que prestamos aos microempreendedores, muito deles nos procuram para saber informações sobre capacitações, e as oficinas  foram uma forma  do Sebrae e da Sala do Empreendedor contribuir com o desenvolvimento do negócio de todos eles”, disse o Agente de Desenvolvimento, Marcos Carneiro.

Além das oficinas, foram viabilizados ainda dois Workshops. O primeiro com o tema ‘Atendimento ao Cliente’, que abordou assuntos como tratamento e atendimento ao cliente, fidelização, pesquisa de satisfação e planejamento e o segundo sobre ‘Relações Interpessoais’, que ensinou as formas de relacionamento, inclusive entre vendedor e cliente.

Cursos com certificação

O diretor de Indústria e Comércio do município, Marcelo Toledo, lembra que todas as oficinas, tiveram em média 4 horas/aulas, foram gratuitas e aconteceram no Centro de Capacitação e Qualificação Profissional de Itatiaia.

Além de receberem informações importantes para o sucesso de seus negócios, os participantes foram certificados  ao final dos treinamentos, e esse ano nosso objetivo é viabilizar outras oficinas, finalizou.

É o caso da moradora do bairro Jardim Itatiaia, Michele de Souza, que é microempreendedora. Ela conta que as oficinas, entre elas a ‘SEI Comprar’, ajudaram muito no desenvolvimento do seu negócio. “Participei das oficinas e elas contribuíram muito no desenvolvimento do meu negócio. Achei muito válido e gostaria que fossem realizadas outras”, disse.

Proprietário de uma casa de materiais de construção no bairro Jardim Manchete, Jonatas Ribeiro, explica que as oficinas ajudaram muito a desenvolver na prática, o que sabia apenas na teoria. “Através da oficina ‘Sei Controlar o Meu Dinheiro’ aprendi na prática como fazer uma planilha, e essas e as outras informações ajudaram muito no meu negócio”, contou.

Deixe um Comentário