Resende define Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

0

RESENDE

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPC) e as Secretarias de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde, definiram a programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que acontecerá entre os dias 21 e 30 deste mês.

A principal atividade será o II Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Resende (Seeir), dias 29 e 30, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, no Campo de Aviação. Com o tema ‘Políticas, práticas pedagógicas especializadas e acessibilidade ao currículo escolar’, a Secretaria de Educação abre 120 vagas para o seminário. Os interessados devem se inscrever até terça-feira, dia 20, enviando e-mail contendo nome completo e CPF para [email protected]

No dia 29, quinta-feira, às 13h30min, o seminário terá a abertura cultural. Em seguida, às 14 horas, haverá palestra temática sobre ‘Políticas Públicas e a Educação Especial Inclusiva’. A partir de 16 horas, serão desenvolvidas oficinas relacionadas às práticas pedagógicas especializadas. Às 18 horas, terá outra abertura cultural. Já por volta de 18h30min, será iniciada a palestra sobre ‘Acessibilidade ao Currículo e o Papel Mediador’. No dia 30, sexta, a abertura cultural será às 8h30min. Às 9 horas, será ministrada palestra com o tema ‘Políticas Públicas e Adaptações Curriculares’. Às 10h30min, terá um momento para relatos de experiências. Às 13h30min, terá nova abertura cultural. Às 14 horas, começará a explanação sobre ‘Acessibilidade ao Currículo e o Olhar sobre as Potencialidades’.

A gerente de Projetos de Inclusão do Cemae (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), Caroline Vieira, explicou que atualmente são atendidos em torno de 628 alunos com deficiências, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas unidades especializadas e nas escolas regulares, com auxílio de salas de recursos, da rede municipal de ensino. “O objetivo da Semana é enaltecer a valorização da pessoa com deficiência, além de colocar em evidência suas habilidades. O evento é bem abrangente, oferecendo na agenda, por exemplo, a realização de fórum sobre empregabilidade e dados sobre a atual articulação do mercado da região na questão inclusiva”, frisa.

Segundo ela, desde 2018 a Secretaria de Educação passou a elaborar o seminário como reconhecimento à necessidade de fortalecer a Educação Especial Inclusiva junto aos centros especializados, profissionais da rede, cuidadores e intérpretes. “O diferencial do Seeir desta segunda edição será a programação de sete oficinas sobre autismo e deficiências intelectual, visual e auditiva. No ato da inscrição por e-mail, o profissional receberá um link de volta para escolher a oficina de interesse”, afirma Caroline Vieira.

PARTICIPANTES

O Seeir contará com a participação de profissionais renomados do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Ines (Instituto Nacional de Educação dos Surdos) e o ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação), dentre outros.

Haverá exposição de trabalhos, oficinas e articulação com as famílias das pessoas com deficiências nas unidades especializadas e entidades como a Cedevir (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende) e a Cemear (Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende); Cedear (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado a Deficientes Auditivos de Resende); Associação Pestalozzi; e Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, além do Programa Gente Eficiente.  Confira abaixo a programação restante do evento.

PROGRAMAÇÃO

Assunto: Abertura com homenagem ao cidadão promotor dos direitos das pessoas com deficiência

Data: 21 de agosto, quarta-feira

Horário: Das 19h às 21h

Local: Espaço Z

Assunto: Fórum de Empregabilidade

Data: 22 de agosto, quinta-feira

Horário: 9h às 14h

Local: Espaço Z

Assunto: Encontro dos responsáveis/roda de conversa

Data: 22 de agosto, quinta-feira

Horário: 14h às 16h

Local: Casa da Amizade

Assunto: Manhã recreativa com as PCDs e seus responsáveis, show de talentos e outras atividades

Data: 23 de agosto, sexta-feira

Horário: 9h às 11h

Local: Parque Julieta Botelho (Tobogã)

Assunto: Domingo no Parque Inclusivo

Data: 25 de agosto, domingo

Horário: 9h às 12h

Local: Parque das Águas

Atividades nas unidades:

Cedevir

Data: 22 de agosto, quinta-feira

Endereço: Rua Cunha Ferreira, 200, Centro

Contato: (24) 3354 4313

Cemear

Data: 22 de agosto, quinta-feira

Endereço: Rua Padre José Sundrup, 720, Vila Julieta

Contato: (24) 3354 8048

Gente Eficiente

Data: 27 de agosto, terça-feira

Endereço: Parque Julieta Botelho – Tobogã

E.M. Bilíngue Rompendo o Silêncio e Cedear

Data: 28 de agosto, quarta-feira

Endereço: Rua Altamiro O’Reilly, 756, Vila Julieta

Contato: (24) 3383 1837

Associação Pestalozzi

Datas: de 19 a 23 de agosto

Endereço: Rua Coronel Santos, 656, Jardim Brasília II

Contato: (24) 3354 1460

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !