Professor da rede pública de ensino de Barra Mansa organiza Ebook de cunho nacional

0

BARRA MANSA

Lucas Peres Guimarães, professor da rede pública de ensino, recentemente recebeu o convite da Arco Editoras de Santa Maria no Rio Grande do Sul para organizar o Ebook ‘Criança e docência- Experiências para além da escola’. O trabalho pode ser acessado gratuitamente através do link https://www.arcoeditores.com/livros-1. Na obra há trabalhos de professores de todo o Brasil.

Lucas é Doutorando em Ensino de Ciências; Mestre em Ensino de Ciências (IFRJ); Professor de Química; Professor de Ciências; Articulador de Ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa (RJ).

De acordo com o professor, o principal objetivo da obra foi falar do trabalho do professor na primeira infância e de como o docente trabalha fora do ambiente escolar. “Muita gente acha que a escola parou por conta da pandemia, mas é ao contrário, as atividades escolares aumentaram ainda mais. O Ebook serve principalmente para mostrar aos professores que estão com desafios de ensinar fora da escola, mostrando como repensar a prática do ensino, reinventar o espaço, o aprender/ensinar não é somente entre as quatro paredes da escola, o livro prova que o ensino é muito além”, analisa.

A obra traz reflexões sobre direitos humanos, sobre a importância de ensinar para crianças hospitalizadas, como utilizar cinema fora da escola, entre outros temas. O ebook, além de auxiliar os professores, também é importante para os pais dos alunos, já que conta com atividades.

Lucas destaca a importância de se organizar um livro como este, por conta da sua relevância o download é gratuito. “Muitas das vezes ficamos com bons trabalhos apenas em sala de aula, o livro vem para compartilhar essas informações que podem ser facilmente adaptadas para outras realidades, há reflexões que podem ser levadas em consideração ao cotidiano do pai, do professor. E, ainda, auxiliar no enfrentamento do vírus que estamos passando, com reflexão de como lidar no momento de infância na pandemia que está sendo muito prejudicada pela falta das relações pessoas que a criança precisa passar para crescer”.

 

Deixe um Comentário