Primeiro dia de carnaval atrai milhares de foliões em Barra Mansa

0

O sábado, dia 2, de carnaval em Barra Mansa foi marcado por irreverência e muita animação. Segundo a organização do evento, cerca de mil foliões participaram do desfile do bloco Me Beija Direito e outros 500, se divertiram no Bloco das Piranhas, da Vila Nova. Já o Bloco do Boi, que completa 73 anos de fundação em 2019, arrastou mais de quatro mil pessoas no percurso do bairro Roberto Silveira, passando por várias ruas do Centro, até o Calçadão do Samba Paula de Jesus Francisco.

Como manda a tradição, o som das marchinhas e sambas enredos deu o tom no primeiro dia da Festa de Momo. Os grupos Perfeita Harmonia e OP Samba fizeram um ‘esquenta’ no Calçadão, aguardando a chegada do Bloco do Boi.

De acordo com o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, o evento transcorreu conforme o planejamento dos organizadores. “Demos o suporte necessário para que a alegria e descontração prevalecessem durante os desfiles”, destacou Bravo, ressaltando que não houve registro de ocorrências médicas e policiais durante a matinê do Calçadão e o desfile dos blocos.

A folia reuniu pessoas de todas as idades. Dalva Carneiro, 85 anos, moradora do bairro Boa Sorte, disse que na hora do samba o que menos importa é a idade. Milena de Souza, 16 anos, do Centro, trouxe seu filho de 11 meses para o carnaval. “Em Barra Mansa o carnaval é bem tranquilo, assim dá pra todo mundo se divertir”, ressaltou.

O Calçadão Dama do Samba recebeu ornamentação de máscaras carnavalescas pintadas pelos assistidos do Centro do Idoso e do Centro POP, que participaram de uma oficina na Estação das Artes, oferecida pela FCBM. A matinê do Calçadão também contou com brinquedos infláveis, praça de alimentação, banheiros químicos e conforto e segurança para quem participou do evento.

OS BLOCOS

Popular nos quatro cantos do país, o Bloco das Piranhas é formado, sobretudo, por um grupo de homens que saem às ruas com roupas de mulheres com o objetivo de brincar o carnaval. O bloco chama a atenção dos mais diversos públicos e, em Barra Mansa, atrai foliões para as ruas da Vila Nova desde 1982, quando foi criado. Este ano, o desfile trouxe as cores laranja e azul, em homenagem à Associação de Moradores do bairro.

O Bloco Me Beija Direito surgiu em 2017, da ideia de um grupo de universitários da região. Apesar da pouca idade, a agremiação já demonstrou que veio para ficar.

O Bloco do Boi, criado há mais de sete décadas, tem como missão promover uma festa de carnaval para idosos, jovens e crianças. A alegria levada às ruas pelo Bloco é tão contagiante que atraiu a curiosidade de muitos moradores, que preferiram curtir a folia em casa. Da sacada dos apartamentos, eles vibraram com o bloco.

Bloco do Boi, criado há mais de sete décadas, tem como missão promover uma festa de carnaval para todas idades – Foto: Chico de Assis/PMBM

TRÂNSITO TERÁ ALTERAÇÕES

Para garantir melhor fluidez no trânsito, até a terça-feira de carnaval, dia 5, o trânsito será desviado a partir das 13 horas, pela Rua José Cardoso Guimarães Cotia, na altura dos fundos da quadra do Clube Municipal.