Presidente do TRE chama atenção de eleitores para cadastramento biométrico

0

MÉDIO PARAÍBA /ESTADO

Termina no próximo domingo, dia 22, o prazo para realizar o cadastramento biométrico obrigatório em sete cidades do estado, uma delas fica na região: Engenheiro Paulo de Frontin. As demais são: Cambuci, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Sapucaia e Sumidouro. Nas demais cidades da região – Comendador Levy Gasparian, Mendes, Porto Real, Quatis, Rio Claro e Vassouras, o prazo para o cadastramento termina no dia 1º de dezembro. Durante visita a Volta Redonda, no último sábado, para participar do I Seminário de Direito Eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Carlos Santos Oliveira, em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, chamou ainda atenção para o cadastramento até mesmo em cidades onde ainda não é obrigatório, lembrando que o prazo é até 2022.

“A biometria no Brasil começou em 2007 e o TSE tem um ‘time over’ até 2022. Temos dez anos e agora que passamos de 50%”, citou se referindo ao fato do percentual ainda ser baixo. Além do mais, se não fosse a importação dos dados do Detran, o percentual seria ainda mais baixo.

O presidente do TRE, lembrou da realização do sabadão da biometria, que aconteceu em todo o estado no último dia 31 de agosto, e contou que o próximo está marcado para o dia 21 de setembro, onde os cartórios funcionarão das 9 às 15 horas. No primeiro plantão foram 13.685 eleitores que fizeram o cadastramento.

O desembargador Carlos Santos Oliveira citou que quando chegou a presidência do TRE, o estado do Rio de Janeiro ocupava o último lugar no ranking nacional de biometria. Segundo ele, as posições aumentaram, porém é preciso que as pessoas não deixem para última hora o cadastramento para evitar longas filas, até mesmo em cidades onde nesse ano ainda não é obrigatória a ação.  “As pessoas estão esquecendo que existe um convênio do TSE e Ministério da Justiça que a partir de 2022 o documento nacional de identificação será criado e a base será de dados da biometria. Se o eleitor não estiver cadastrado no sistema não terá a nova identidade”, avisou.

PARA FAZER O CADASTRAMENTO

O eleitor pode consultar no site do TRE-RJ ou na Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000 se necessita realizar o cadastramento biométrico. Quem não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado, ficando impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Para fazer a biometria, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça o agendamento pelo site do TRE-RJ ou pela Central de Atendimento Telefônico. No momento do atendimento, é preciso levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua). Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.

No país, o cadastramento biométrico de eleitores alcançou ontem 106,5 milhões de registros, o que equivale a 72,53% do total de 146,8 milhões de pessoas que compõem o eleitorado brasileiro. Em 25 de junho deste ano, o cadastramento biométrico do eleitorado nacional ultrapassou a marca histórica dos 100 milhões de registros.

Antes de iniciar a votação, o reconhecimento das impressões digitais ocorre por meio de leitor biométrico, acoplado ao terminal do mesário. Como cada cidadão possui digitais únicas, a biometria assegura que quem está votando é realmente o dono do voto.

 

Deixe um Comentário