Prefeitura promove mutirão contra dengue no Novo Surubi

0

RESENDE

A Prefeitura de Resende segue com esforços preventivos contra a dengue, zika e chikungunya. Nesta semana, o Mutirão Contra a Dengue, organizado pelo município através do Comitê de Combate à Dengue, acontece no bairro Novo Surubi. As ações, que incluem o programa “10 minutos contra a dengue” e a retirada de entulho e potenciais criadouros acumulados nas residências, se estenderá nas próximas semanas em outros bairros.

Durante a semana de ação, um veículo de som da prefeitura irá circular pelos bairros contemplados emitindo uma mensagem sobre a importância do programa “10 minutos contra a dengue”. Resumidamente, o programa chama a atenção para que a população possa destinar 10 minutos por semana para combater a doença em ambiente doméstico.  

A ação conjunta com outras frentes da gestão municipal também vai recolher materiais que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti. Já as visitas domiciliares visam identificar e tratar focos domiciliares, além de conscientizar moradores sobre as medidas preventivas, através de visitas residenciais. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  

– Enfrentamos a pandemia do novo coronavirus, mas não podemos nos descuidar com outros perigos. O Mutirão já é uma mobilização tradicional da gestão municipal que conta com a parceria da população. Os profissionais vão aos domicílios, com todas as medidas de segurança contra a Covid-19, inspecionar e tratar de cada quintal todos os recipientes que acumulem água, como baldes, pratos de plantas, potes, calhas, garrafas e pneus. Mas essa postura vai muito além do mutirão, é sempre importante estar atento. E caso identifique algum imóvel com possíveis focos do Aedes aegypti, é recomendado denunciar para a Ouvidoria. – disse o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira.   

O cronograma do Mutirão de Combate à Dengue prevê que as ações cheguem efetivamente aos bairros Manejo e Jardim Brasília I no próximo dia 26 e se estenda até o dia 30 de abril. A escolha dos bairros acontece de acordo com a maior quantidade de amostras positivas do Aedes aegypti, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa).

Um dos principais objetivos do mutirão é controlar preventivamente a incidência dos focos do mosquito transmissor das doenças. A ação, inclusive, mira pontos estratégicos da cidade que possuem maior tendência a conter criadouros. Outro importante ponto sobre a organização do mutirão é o fato de ocorrer justamente em um período de chuva, quando os recipientes que acumulam água tornam-se mais perigosos.

Deixe um Comentário