Prefeitura flexibiliza barreiras sanitárias em Quatis

0

QUATIS

A Secretaria de Saúde do município está readaptando as ações de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). Um novo decreto, assinado pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) flexibilizou as ações nas duas barreiras sanitárias implantadas na cidade. A existente no Pórtico Municipal e a da RJ 159, na altura da Ponte sobre o Rio Preto, divisa RJ/MG. A frequência e os horários das ações nesses postos passam a funcionar conforme a necessidade e a critério dos setores da administração municipal envolvidas no combate ao coronavírus.

A medida foi tomada tendo em vista o reconhecimento de que o novo cenário da doença no município passou para o estágio de transmissão comunitária, ou seja, não é mais possível identificar a origem da transmissão do vírus. Sendo assim, a Secretaria de Saúde está adotando uma nova estratégia de enfrentamento. Os profissionais da saúde que estavam nas barreiras sanitárias foram realocados e passaram a integrar as equipes de fiscalização e o monitoramento de pacientes nos bairros de maior incidência de casos positivos do vírus.

O prefeito Bruno explica que mesmo sem a função sanitária da barreira, o controle e monitoramento do acesso realizado por agentes da Guarda Municipal serão mantidos. Ele ocorrerá nos horários de maior movimento de veículos. “Decidimos readequar as nossas estratégias de combate ao coronavírus no município a partir do momento que obtivemos informações sobre a sua maior incidência de casos separados por bairros. Essa informação vai nos permitir ter uma nova ação de enfrentamento ao vírus e de maneira mais eficiente. Com a realocação dos profissionais que estavam nas barreiras, teremos um reforço de pessoal para este trabalho”, disse o chefe do Executivo, que aproveitou para agradecer os servidores da saúde e os agentes da Guarda Municipal pelo período que atuaram na barreira sanitária. Ele destaca ainda que o período em que elas estiveram ativas foi fundamental para a percepção da chegada do vírus ao município. Outro papel importante foi de controle no acesso de veículos com placas de outras cidades, além da segurança da população. “A adoção da barreira sanitária foi muito importante e eficaz porque permitiu adiar o quanto pode a entrada do vírus no município. Mas que agora o momento é de combater a circulação interna do Covid-19”, ressaltou.

CASOS

De acordo com o último boletim divulgado na tarde de terça-feira, dia 14, pela Secretaria de Saúde de Quatis, o município registra 40 casos do Covid-19 confirmados. Há ainda cinco casos suspeitos que estão aguardando resultado do Lacen-RJ. Ao todo, são 80 casos notificados, sendo 35 descartados, ou seja, exames que deram resultado negativo. O número de pessoas curadas é de 31 no município. A cidade registrou uma morte. No momento, há somente um paciente idoso, de 81 anos, internado no Hospital São Lucas, vítima do Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, ele passa bem. Os demais casos confirmados e suspeitos cumprem quarentena em casa, sob monitoração dos agentes de saúde.

Segundo o prefeito Bruno de Souza, com a nova estratégia de enfrentamento ao Covid-19, as equipes da Secretaria de Saúde estarão atuando nesses bairros na fiscalização e monitoramento da quarentena das pessoas com atestado positivo para o vírus, além de monitorar o quadro clínico das pessoas que tenham tido contato com a pessoa infectada.

Outra ação nos bairros será o serviço de higienização que será realizado pela Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos nos espaços públicos como praças, calçadas e mobiliário urbano.

error: Conteúdo protegido !