Prefeitura de Barra Mansa anuncia ampliação de grupos prioritários da vacina contra Covid-19

0

BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, anuncia a ampliação dos grupos atendidos pelo Plano Municipal de Imunização. A partir desta quinta-feira (08) recebem a primeira dose caminhoneiros e lactantes com filhos de até 24 meses. Também tem início o agendamento para acamados com mais de 18 anos, que serão vacinados a partir da próxima segunda-feira (12). A solicitação deve ser feita pelo telefone (24) 99842-5935.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, Barra Mansa irá inserir os bancários no Plano Municipal de Imunização, assim que a categoria fizer parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO), conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes. “O Ministério da Saúde autorizou a inserção da categoria dos bancários na vacinação. Porém, leva um tempo para isso ser inserido no PNO. Assim que as doses chegarem para os bancários, eles serão contemplados. A gente precisa atender conforme for recebendo as doses e para o público que é prioritário, respeitando a fiscalização do Ministério Público”, disse.

A ação para caminhoneiros e lactantes com filhos de até 24 meses continua nesta sexta-feira (09), em sistema drive-thru e no teatro do Parque da Cidade. Também serão atendidas gestantes, puérperas e pessoas com a segunda dose agendada. O horário será dividido de 08h às 12h para nascidos de janeiro a junho e de 12h às 16h, de julho a dezembro.

Para receber a dose, é necessário apresentar alguns documentos, como RG, CPF e comprovante de residência nominal atualizado ou declaração de posto de saúde. Lactantes precisam apresentar a certidão de nascimento. Já os caminhoneiros devem apresentar documento que comprove o exercício da função de motorista profissional de transporte rodoviário de cargas.

Aplicação da segunda dose em gestantes

Gestantes e puérperas com e sem comorbidades, que já tenham recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, deverão receber uma dose da vacina Pfizer após o intervalo de 12 semanas, para completar o sistema vacinal com duas doses.

A mudança é uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Comissão Intergestores Bipartite do Rio de Janeiro (CIB-RJ), e atenderá 206 gestantes em Barra Mansa, vacinadas entre os dias 30 de abril a 10 de maio. A segunda dose da vacina será aplicada em 23 de julho.

Para receber a segunda dose, é necessário levar o cartão de vacina com a confirmação da primeira dose.

Deixe um Comentário