Porto Real intensifica medidas sanitárias em comércio e lugares públicos

0

PORTO REAL

Supermercados, farmácias, restaurantes, pontos de parada de ônibus, logradouros públicos e outros locais de acesso coletivo recebem as ações que envolvem aferição de temperatura; exigência do uso de máscara; distanciamento e emissão de notificações para cumprimento geral das normas sanitárias de combate ao novo coronavírus (Covid-19).  As medidas implementadas pela prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Ordem Pública do município, começou nesta segunda, dia 29,visam mais uma operação de enfrentamento a doença.

“Nos últimos dois meses, a redução do número de pessoas verificadas pelas barreiras com alterações na temperatura corporal foi significativa. Isso levanta a suspeita que o aumento de casos ocorridos nos últimos dias, ocorreram por transmissão comunitária, ou seja, entre moradores que não saíram da cidade”, esclareceu o prefeito Ailton Marques.

Medidas implementadas pela prefeitura, começou nesta segunda, dia 29 e visam mais uma operação de enfrentamento da Covid-19-Dorinha Lopes/PMPR

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, falou sobre a importância do cumprimento do isolamento social e como isso afeta a disseminação da doença. “Nosso objetivo é aprimorar as ações realizadas pelas barreiras sanitárias e assim conter a disseminação da doença. Os casos de transmissão verificados nas últimas semanas aconteceram pela falta de cumprimento das exigências de isolamento social”, disse o secretário, informando que houve um aumento considerável dos casos entre familiares, o que quer dizer que o distanciamento e as medidas sanitárias, fundamentais para conter a doença, não estão acontecendo como deveriam. “A população precisa estar consciente de seu papel para que tenhamos sucessos na estratégia de combate ao novo coronavírus”, destacou Jardim.

“As ações envolvem um profissional de saúde e dois guardas municipais, que orientam a população e os proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais sobre as medidas sanitárias de combate à Covid-19. Nessa primeira semana quem não estiver cumprindo qualquer uma das normas será notificado. O não cumprimento do prazo implicará em multa e outras penalidades previstas no Decreto 2.450 de 22 de abril de 2020”, explicou o secretário de Ordem Pública, Carlos Machado.

BARREIRAS SANITÁRIAS

Dados contabilizados pela Secretaria de Saúde apontaram um total de 59 moradores e outros 19 não residentes em Porto Real com alterações na temperatura corporal entre os meses de abril e maio foram detectados durante fiscalização nas barreiras sanitárias instaladas na cidade. Dessas 78 pessoas,  a grande maioria das ocorrências foi no mês de abril. Nos meses de maio e junho a queda foi significativa, em média duas pessoas por mês.

As barreiras sanitárias estão localizadas: à Avenida Geraldo Ribas, próxima à antiga açucareira; Avenida Geraldo Ribas; na divisa com Floriano (Barra Mansa), no bairro Fátima; Rua Seigo Chokyu, próximo à Secretaria de Ordem Pública; e em Bulhões, na Avenida H.R Pritchad, na entrada do bairro. São 30 guardas municipais e 10 profissionais de saúde atuando todos os dias em esquema de revezamento. As barreiras funcionam todos os dias, das 8 às 18 horas.

error: Conteúdo protegido !