Prefeitura de Itatiaia inicia distribuição de 20 mil máscaras de proteção

0

ITATIAIA

Foi iniciada na segunda-feira, dia 29, a distribuição de 20 mil máscaras de proteção respiratórias para os moradores da cidade. A ação visa facilitar o acesso dos moradores a um dos recursos de uso fundamental e obrigatório, sob pena de multa em caso de descumprimento conforme o decreto de número 3.475 de 24 de junho de 2020, medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

A tenda com a campanha de distribuição foi montada, na segunda-feira, dia 29, na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro e segue por outros bairros até o próximo dia 06.

O uso de máscara facial profissional ou não profissional é obrigatório em áreas de circulação seja ela pública ou particular de acesso público, como, vias, calcadas, espaços comuns de shoppings, galerias, condomínios ou similares, bem como nas dependências do comercio em todo a cidade. Além disso, também é obrigatório estar de máscara nos meios de transporte público ou privado de passageiros e no desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados, nos setores público e privado.

O decreto municipal destaca que a medida foi tomada em consonância com reuniões periódicas com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e considerando que o município possui grande número de população flutuante.

A distribuição das máscaras teve início nesta segunda-feira, no Centro de Itatiaia-Ariane Alves/PMI

A fiscalização ficará sob responsabilidade da Guarda Municipal e dos fiscais de vigilância sanitária e de posturas. Inicialmente, os agentes públicos municipais deverão orientar as pessoas quanto à importância do uso das máscaras. Caso a orientação seja ignorada, os agentes deverão emitir a infração, no valor de 2 UFITAS (R$ 212,90) pelo crime de infração de medida sanitária preventiva (art. 268, do Decreto-Lei n°2.848, de 7 de dezembro de 1940, Código Penal).

O decreto prevê ainda que no caso da pessoa oferecer resistência, ela poderá ser conduzida à unidade policial para ser apresentado à autoridade competente.

Os agentes municipais, em serviço nas barreiras sanitárias, também deverão orientar sobre a obrigatoriedade de utilização das máscaras de proteção facial e da aplicação de multa para o caso de resistência.

DISTRIBUIÇÃO

O material foi desenvolvido com tecido de camada dupla seguindo todas as recomendações estabelecidas pelas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao combate à Pandemia da Covid-19.

De acordo com o calendário de ações, o bairro Campo Alegre será o próximo a receber a campanha, nesta terça-feira, dia 30, das 9 às 17 horas. A tenda será montada na Praça da Emancipação.

Entre as pessoas presentes na entrega de segunda-feira, dia 29, a dona de casa, Cláudia Gonçalves, aprendeu sobre o uso correto do acessório e falou sobre a nova rotina. “Eu só tinha uma máscara e agora como ganhei mais uma posso ficar trocando. Ela é mais uma proteção e uso sempre que saio mesmo. A rotina mudou muito, quando chego em casa já lavo a roupa, passo o álcool na mão. Tento sair só quando preciso mesmo”, disse a dona de casa.

A aposentada Clodomira Aparecida também garantiu a proteção. Para ela, toda ação que oferece mais segurança e orientações é importante para o combate à propagação do vírus. “Agora graças a Deus está mais acessível. Antes a gente tinha que sair pra comprar a máscara. Esta que eu peguei é mais uma pra coleção, porque enquanto estiver com essa pandemia no ar a gente precisa fazer de tudo pra nossa proteção e das pessoas. Estou sempre longe de aglomeração”, garante.

De acordo com o cronograma, em julho, a distribuição acontece no dia 1º, das 9 às 17 horas no Formigueiro (ao lado da DPO) e também na Praça Finlândia. Já no dia 02, das 8 horas ao meio dia na praça da Vila Flórida. Enquanto que no dia 06, das 8 horas ao meio dia no Posto de Saúde do Maromba e das 13 às 17 horas em Maringá.

error: Conteúdo protegido !