Pele Negra: Confira dicas e truques para acertar na maquiagem

0

BARRA MANSA

Acertar o tom da base pode ser um verdadeiro desafio para muitas mulheres negras. Não encontrar uma boa variedade de tons no mercado ou terminar a maquiagem com a pele acinzentada estão entre as maiores queixas.

A maquiadora Adriana Pinheiro destaca que o primeiro passo para se ter uma boa maquiagem é preciso testar o produto na pele para ver. “Costumo testar em três áreas diferentes: lateral do rosto, colo e pescoço. Normalmente quem não usa protetor solar vai ter o rosto mais escuro que o pescoço e o colo, já quem usa protetor tem o rosto mais claro ou bem próximo ao tom do pescoço”, explica informando que depois desses testes se consegue saber o tom ideal.

Tom X subtom 

Quando não se sabe o subtom acontece da pele ficar com uma coloração estranha, no caso da pele negra, ela tende a ficar com um aspecto acinzentado. Para achar o subtom da pele é preciso olhar bem o rosto limpo e hidratado e observar as duas colorações que a pele tem. “Normalmente o centro do rosto é mais claro, o que chamamos de subtom, e as laterais do rosto podem ser um pouco mais escuras que é o que chamamos de cor de base. Ao olharmos isso percebemos que a nossa base precisa ter o fundo da cor que tem o centro do rosto e o tom propriamente dito, da cor das laterais do rosto”, explica.

Cobertura

Para acertar na cobertura, a maquiadora cita que é bom saber sobre o tipo de textura e efeito que se deseja. “Para quem gosta de bases com mais cobertura, é bom aplicar com esponja triângulo úmida ou um pincel kabuki”, cita.

Camuflar manchinhas de melasma ou cicatrizes 

Melasma, olheiras, manchas e cicatrizes em pele negra costumam hiperpigmentar e ficar mais escuras devido ao excesso produção de melanina. Neste caso, o uso de corretivo laranja bem esfumado nessas áreas pra neutralizar o tom escuro – no caso de peles negra mais claras pode ser coral e nas peles mais escuras, vale optar por um laranja mais concentrado. Depois é só aplicar a base por cima.

Truques valiosos para maquiar a pele negra

  1. Limpeza específica

Não deixe de fazer a limpeza correta da pele antes de começar a maquiagem. A pele negra costuma ser mista ou oleosa. Então, é preciso limpá-la com produtos específicos, de preferência que tenham ácido salicílico. O primer também é essencial para diminuir a aparência dos poros.

  1. Hora do blush

Assim como a base e o corretivo, o blush também precisa de atenção na escolha do tom. A pele negra pede tons mais fechados, como bronze, cobre, marsala e rosa antigo. Além disso, a forma de passar faz toda a diferença entre o efeito ‘chinelada’ e o ar de saúde então aplique aos poucos e esfume bem.

  1. Iluminador

O iluminador também é parte de uma make impecável e para peles negras, tons dourados e perolados são sucesso garantido. Com a ponta do dedo indicador, aplique o produto acima do ossinho da maçã do rosto.

  1. Boca

Existe uma teoria que quanto mais escura a pele, mais fechado o tom de batom. Se for o caso de usar um batom nude, opte por aqueles que têm nuances claras de marrom.

  1. Sombra

Cores como berinjela, preto, azul marinho, cobre e café são excelentes para a pele negra. Pra tons mais claros, certifique-se de testar na mão antes para ter certeza que o resultado não será acinzentado.

  1. Sobrancelha

A sobrancelha é importante para qualquer make, seja na pele negra ou não. Para conquistar um efeito natural, corrija as falhas com uma sombra marrom bem pigmentada, de preferência um pouco mais escura que o seu tom de pele.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !