Pais devem ficar atentos nas datas da última seletiva para Oficinas Socioeducativas do Confiar

0

RESENDE

Os pais e responsáveis dos candidatos para as vagas em oito oficinas socioeducativas oferecidas pela Fundação do Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Confiar), vinculada à Prefeitura, devem ficar atentos. As entrevistas com os candidatos serão realizadas entre os dias 17 e 20 de fevereiro, na sede do Confiar, situada na Avenida Resende-Riachuelo, no bairro Morada da Colina. As datas e os horários foram pré-agendados com os candidatos no dia da prova discursiva.

O presidente do Confiar, Jonatas Bianquini, reforçou que as oficinas são grandes oportunidades para os jovens, que começam a se preparar para o mercado de trabalho. “São aprendizados com aulas teóricas e práticas, que servem para o desenvolvimento deste grupo de adolescentes. Além da potencializar a capacidade cognitiva de cada participante, buscamos trabalhar os valores familiares e abordar temas relacionados à cidadania, prevenções, drogas, dentre outros. Nas oficinas, os alunos desenvolvem suas habilidades de forma lúdica, espontânea e didática, com perfil diferenciado ao se comparar com a estrutura escolar. As aulas são no contraturno escolar, por isso, devem ser sempre atrativas”, explicou Bianquini, acrescentando que a equipe multidisciplinar está sempre empenhada para atender a demanda da adolescência com incrementos esportivos e diversas abordagens dentro da realidade.

As datas e os horários foram pré-agendados com os candidatos no dia da prova discursiva.-Gleisiane Carvalho/PMR

As redações com 10 temas variados foram aplicadas no período de 16 a 20 de dezembro do ano passado. Os candidatos das localidades mais distantes, entre elas Serrinha do Alambari, os distritos de Visconde de Mauá e Engenheiro Passos e os bairros do São Caetano e os que compreendem a região das Barras (Fazenda da Barra I, II e III),  já passaram pelo procedimento da entrevista no dia da redação. Esta medida visou agilizar o processo seletivo, além de viabilizar acessibilidade nestes casos.

As inscrições foram abertas no dia 25 de novembro e se estenderam até o dia 29 de novembro de 2019, para os seguintes cursos: Barbearia; Fotografia; Empreendedor Social; Noções Administrativas; Guarda Aprendiz; Educação Ambiental; Recreador de Creche; e Auxiliar de Sala de Aula. O número de candidatos inscritos chegou a 1.229, superando a procura no ano passado, com o registro de 1.125 inscrições. Quem se classificar no processo seletivo, terá direito a frequentar a oficina desejada, além de vale-transporte e bolsa-auxílio no valor de R$ 150. Parte das vagas é destinada às pessoas com deficiências.

REQUISITOS

O presidente do Confiar, Jonatas Bianquini, destacou quais são os requisitos necessários para a concorrência das vagas, lembrando sobre as fases da seleção 2020. “As vagas são destinadas para adolescentes de 14 a 17 anos, matriculados nas redes de ensino municipal e estadual. Um percentual das vagas é reservado para pessoas com deficiências. Após o período de inscrições, os candidatos foram submetidos à avaliação que consistia em uma redação temática. Foram abordados temas sobre convívio familiar, conceito de família, leitura, papel da escola na formação do adolescente, escolhas para uma sociedade melhor, combate às drogas, aspectos positivos e negativos das ‘modinhas’, bullying, estudos e consumismo, nos cinco dias de aplicação das provas”, informou o presidente, salientando que para facilitar o acesso à segunda etapa, candidatos que moram em lugares mais distantes realizaram a entrevista no mesmo dia. “Agora, os demais vão participar desta última fase do processo nos períodos da manhã e da tarde, conforme datas já estabelecidas. Jovens e pais ou responsáveis devem ficar atentos às datas e horários marcados para a entrevista”, frisou.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !