Paes defende apoio à produção agrícola, com combate ao roubo de cargas

0

RIO
Mais segurança para o transporte de cargas no estado, apoio à produção agrícola e criação de novos entrepostos de vendas de produtos na Região Metropolitana. O candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, visitou, na manhã de quinta-feira, o Cadeg, em Benfica, onde conversou com comerciantes e compradores e falou sobre temas que afligem os produtores rurais. Segundo Paes, o próximo governador terá que enfrentar o desafio de ajudar a baratear a produção agrícola do estado, ampliando o seu potencial. Paes disse ainda que, se eleito, irá trabalhar firme para combater a insegurança no Rio, que impacta nos preços dos fretes e torna mais caras as mercadorias, prejudicando a atividade econômica do estado.

“O desafio é tornar mais barata a produção no estado, fazer com que essa produção do Interior possa vir (para a Capital) com custo menor. O frete do Rio está muito caro. E mais uma vez temos o problema da violência. Então é fundamental que a gente dê apoio ao produtor do interior do estado, que a gente crie cada vez mais entrepostos em toda a Região Metropolitana, para permitir que essa produção seja consumida com qualidade. A gente vai dar muito incentivo ao agricultor e baixar esse custo, com incentivo, com apoio e devolvendo a segurança, para que esse custo seja menor”, disse Paes na visita.
O candidato do Democratas falou que o combate ao roubo de cargas passa por uma mudança na forma de trabalho das polícias, privilegiando a investigação e as ações mais inteligentes e cirúrgicas. No caso do roubo de carga, você precisa de policiamento ostensivo com inteligência. As pessoas não se reúnem no meio da rua e dizem assim “vamos assaltar aquela carga”. Tem quadrilhas estruturadas. Isso começou a cair um pouco, mas ainda é um número absurdo o que acontece no Rio. E torna o custo de nossa produção agrícola, aliás, de toda produção, muito mais cara. Você tem aqui no Cadeg, e vai achar a mesma coisa no Ceasa, um monte de gente vendendo coisa de São Paulo, quando poderia estar vendendo do Rio, porque o custo é menor vindo de São Paulo, vindo pela Dutra, com um pouco mais de segurança do que por outras estradas”, afirmou.

Em 13 de setembro, em visita a cidades da Região Serrana, o candidato do Democratas já havia falado de outro problema que atinge o setor: a má conservação das estradas do Interior. Na ocasião, Paes visitou Carmo, Sumidouro, José do Vale do Rio Preto e Teresópolis, e disse achar absurdo o estado de degradação em que se encontram as vias estaduais. Ele se comprometeu a recuperar as estradas. A área, que tem forte vocação agrícola, sofre com estradas estaduais e vicinais em péssimas condições. “A gente sabe o drama das estradas vicinais para o produtor escoar sua produção. A gente tem ainda que ter uma política ativa de financiamento do produtor rural. Falta estado no Interior e a gente vai priorizar o interior para o estado se desenvolver”, disse Paes na ocasião.
Em agosto, Paes visitou Aperibé, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Trajano de Moraes, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Bom Jardim e Nova Friburgo. E também mencionou as estradas. Na época, Paes disse que falta apoio do DER aos municípios e que “as estradas na região estão muito mal conservadas”.

 

 

Deixe um Comentário