Notas & Notas – 9 de novembro de 2019

0

REBANHO BOVINO DE QUATIS

Foto: Divulgação


Entre 2006 e 2017, o rebanho bovino do município de Quatis passou de 15.807 para 23.024 animais. Isso significa exatas 7.217 cabeças a mais. Esta é uma das constatações proporcionadas pelo resultado oficial do censo agropecuário realizado na cidade, de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do censo foi divulgado no final do mês passado, mais de um ano após o anúncio dos dados preliminares, divulgados em julho de 2018.

QUATIS COM MENOS AGROTÓXICOS

Através do censo agropecuário concluído no ano passado, e cujos resultados oficiais foram divulgados há menos de duas semanas, o IBGEconstatou, entre outros dados, que das 391 propriedades rurais situadas em Quatis, 375 não utilizam agrotóxicos em suas atividades contra 16 que usam defensivos agrícolas no cultivo das plantações. A grande maioria também respondeu que não contraiu empréstimos ou financiamentos bancários visando aplicá-los nas propriedades: 369 contra 22 propriedades que obtiveram.

LAZER NO CALÇADÃO

O Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, em Barra Mansa, será palco de mais duas edições do Lazer no Calçadão. No próximo domingo, dia 10, a partir das 9 horas, acontece a primeira edição e no dia 1 de dezembro, será a próxima. O espaço tem inovado nas atrações a cada evento, voltadas para o público de todas as idades. Em parceria com o Sesc Barra Mansa, a prefeitura disponibilizará diversas atividades, envolvendo arte e cultura, com uma programação diversificada, com shows, oficina de fotografia, performances, exposição de artesanato, praça de alimentação e brinquedos.

PATRULHA MARIA DA PENHA

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM) de Itatiaia recebeu na última terça-feira, dia 5, uma palestra com a equipe da Patrulha Maria da Penha, formada por profissionais do 37º Batalhão da Polícia Militar e que realizam atendimento exclusivo para os chamados da Lei Maria Penha no município. O objetivo foi explicar como é realizada a atuação da Patrulha na cidade e também como a equipe pode ser acionada. O encontro contou com a participação de profissionais da Secretaria, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Civil, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar.

FURTADO PARABENIZA DELEGADO DA 93ª DP

O deputado federal, delegado Antonio Furtado, usou suas redes sociais nesta semana para parabenizar o delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia (DP) Wellington Pereira Vieira pela reativação do ‘Teia Invisível’, o Disque Denúncia da Polícia Civil de Volta Redonda. Furtado lembrou que, quando titular da 93ª DP criou este dispositivo para que a população pudesse participar, de forma segura, e ajudar a polícia fortalecer o sentimento de justiça em prol de quem precisa.

LANÇAMENTO

O ‘Teia Invisível’ foi lançado em 2012 e continua em funcionamento em Volta Redonda, mas não estava sendo utilizado. Por isso, o atual titular da 93ª DP, Wellington Pereira Vieira, decidiu fazer o relançamento do 197. E desde o início do mês de outubro, o projeto está sendo utilizado. Segundo o delegado, cada denúncia feita é averiguada. Lembrou ainda que qualquer pessoa pode denunciar sem medo, pois o sigilo é garantido. O delegado lembrou que, ligando para o 197, a pessoa colaborará com o trabalho da Polícia Civil e ajudando a segurança da cidade.

SIDER MAIS MÚSICA DE NOVEMBRO

O Sider Shopping, em Volta Redonda, apresenta todos os sábados grandes atrações, com ótimos cantores da Região Sul Fluminense. Em novembro, o projeto Sider Shopping Mais Música, traz um repertório bem animado incluído MPB, samba, pop rock, sertanejo, rock nacional e internacional. Neste sábado, o show fica por conta da dupla Gaby e Márcio. Dia 16, a Banda Pub 77 se apresenta. Dia 23, a música fica por conta da cantora Marela Paiva e dia 30, a dupla Tais e Conde comanda a noite. As apresentações acontecem sempre aos sábados, no mesmo horário, às 18h30min, no 3º piso, do Sider Shopping na praça de alimentação.

COMPLEXO ESPORTIVO

Mais uma obra será entregue à população de Volta Redonda. Neste domingo, 10, o complexo esportivo do bairro Siderlândia, que foi reformado pela prefeitura, será inaugurado às 9 horas. No espaço foram feitas diversas melhorias pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) e pelo Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban). Entre as obras realizadas no local estão a drenagem e o reparo do terreno, plantio de grama, reforma dos vestiários, reforma da área de convivência, construção de áreas e bancos de reserva, construção de arquibancada e revitalização de sanitários. Além da instalação de irrigação automatizada com reservatório.

VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA

A Orquestra de Cordas do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” faz concerto pelo aniversário de 74 anos do Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva (Gacemss), neste sábado, 9, às 19h30min, no Teatro Gacemss I. A comemoração antecipada no espaço cultural, fundado em 17 de novembro de 1945, contará com a participação do flautista da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Helder Teixeira. Os 61 integrantes da orquestra de Volta Redonda vão executar repertório diversificado que inclui composições de Vivaldi, Bela Bartok, Gustavo Holts, Josef Suk e Ernani Aguiar. A regência dos músicos fica por conta da pianista e maestrina Sarah Higino. O espetáculo é de graça.

CIDADE DA MÚSICA

O projeto está implantado em 24 escolas da Rede Municipal de Ensino, incluindo unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Hoje, cerca de 4 mil alunos estudam música em Volta Redonda. O objetivo é o desenvolvimento sensorial da criança, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória e raciocínio e, usando a música como veículo, os músicos são trabalhados para desenvolver, disciplina, assiduidade, pontualidade, bom desempenho musical, bom desempenho escolar, bom relacionamento em grupo, persistência e responsabilidade.

REVITALIZA RESENDE NA ROMPENDO SILÊNCIO

Foto: Carina Rocha/PMR


O Programa ‘Revitaliza Resende’ está reformando a Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, no bairro Vila Julieta. O governo resendense projeta para a unidade especializada no atendimento de deficientes auditivos melhorias estruturais e novidade para os alunos. Os trabalhos começaram pelo telhado da unidade e os próximos passos serão as trocas dos caibros danificados. Já as calhas, rufos e mantas serão instaladas. Além disso, o restante do prédio será reformado, desde a troca do piso da unidade até o forro do teto.

SHOPPING A CÉU ABERTO EM PIRAÍ

A Associação Comercial e Empresarial de Piraí (Acepi) realiza neste domingo, dia 10, entre 9 e 17 horas, a terceira edição do evento Shopping a Céu Aberto. O evento que conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Piraí acontecerá nas Ruas Barão do Piraí e Comendador Sá, no Centro. O evento é caracterizado por um domingo de cultura, praça de alimentação e recreação, com diversas opções de lazer e as lojas abertas com promoções. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Charles Barizon, a expectativa é de sucesso de vendas e de público em nova iniciativa para fortalecer o comércio local. A direção da Acepi ressalta que os consumidores encontrarão produtos em promoção.

ESCRITÓRIO DE NORMAS DA FIRJAN EM TRÊS RIOS

O município de Três Rios vai receber o novo Laboratório de Norma de Desempenho da Firjan. Com investimento de aproximadamente R$ 6 milhões o laboratório com oferta ampla de serviços para a construção civil será instalado nas dependências do Senai, segundo divulgou o governo municipal. O Laboratório de Norma de Desempenho de Três Rios será o terceiro do país, atendendo parte das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A estimativa é que o laboratório gere um fluxo semanal de centenas de pessoas na cidade, alavancando o turismo de negócios. Segundo o prefeito Josimar Salles, a implantação do novo laboratório da Firjan aquecerá ainda mais a economia de Três Rios, com centenas de pessoas vindas de todo o país circulando pelo município, ocupando os hotéis e movimentando o comércio em geral.

EVENTO DE ADOÇÃO DE ANIMAIS

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) promove neste domingo, dia 10, a 6ª edição do Espaço de Adoção da SMMA ‘Família Animal’. O evento de adoção acontecerá das 9 às 14 horas na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. Serão disponibilizados para adoção cerca de 30 filhotes, sendo aproximadamente 20 felinos e dez caninos. A maioria dos animais foram vítimas de maus tratos, alguns foram apreendidos, outros são de acumuladores de animais fiscalizados pela SMMA e de ONG de proteção animal de Volta Redonda. Nas primeiras cinco edições do evento, a SMMA já promoveu a adoção de 56 animais (38 caninos e 18 felinos).

NOVEMBRO AZUL

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado, campanhas relacionadas ao Novembro Azul. Iniciativas acontecerão em todas as unidades de saúde básica, de 8 às 17 horas, e o caminhão Fique Sabendo, estará na Praça Ponce de Leon, no Centro, de 9 às 16 horas. Nas unidades básicas serão feitos testes rápidos, consulta de enfermagem (solicitação de exames), consulta odontológica, vacinação, exame de preventivo, solicitação de mamografia e pesagem bolsa família. No caminhão, testes para Aids, Sífilis, Hepatite B e C.

GOLEADA NA SÉRIE C CARIOCA

O Arturzinho se despediu da Série C do Campeonato Carioca com uma goleada incrível diante do Tomazinho na sexta-feira, 8. Na partida que foi disputada no Estádio Marrentão, em Xerém, o Arturzinho venceu pelo placar de 8 a 1. Com elástico placar, a equipe escapou de ter que disputar a seletiva na próxima temporada. O que não será possível para o Tomazinho que, para jogar a Série C, a ‘Quartona’, de 2020, terá que passar pela fase preliminar. O resultado também fez o Atlético Carioca descer para o último nível do futebol do Rio de Janeiro.

APREENSÃO DE ARMA

Agentes do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam, quinta-feira, dia 7, uma arma de fogo no bairro Freitas Soares, em Porto Real. A PM esteve em um imóvel após denúncia, mas não localizou os suspeitos. Foram realizadas buscas no imóvel, após autorização de um morador, onde o revólver foi encontrado. O caso seguiu para registro na 100ª Delegacia de Polícia (DP).

PÉRICLES EM VOLTA REDONDA

O Projeto Eu Amo Samba realiza hoje no Clube Naútico em Volta Redonda show com o cantor Péricles. O evento tem início a partir das 23 horas e conta ainda com apresentações do Grupo Realce, e os DJs Marcinho e Smith.

ÔNIBUS LILÁS

A vereadora de Resende Soraia Balieiro (PSB) destaca o atendimento de mais uma indicação do seu mandato, desta vez a que solicitou a vinda do Ônibus Lilás para Resende. O serviço itinerante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará na cidade na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, das 10 às 15 horas, no Calçadão de Campos Elíseos, e levará informações sobre prevenção à violência contra a mulher e prestará atendimento às vítimas.

PRÊMIO VISÃO EFICIENTE

A Fecomércio RJ promove o Prêmio Visão Consciente, com a proposta de reconhecer e estimular ações empresariais de preservação do meio ambiente, respeito aos consumidores e envolvimento e desenvolvimento comunitário, contribuindo para melhores resultados que beneficiem toda a sociedade.  De acordo com Júlio Freitas, presidente do Sicomércio Três Rios e vice-presidente da Fecomércio RJ, ao menos 11 empresas de Três Rios se inscreveram para concorrer. A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de dezembro.

Um Fato na Foto

Novo modelo de lixeira em Barra Mansa

Foto: Divulgação

A Prefeitura, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou ontem, a troca de lixeiras de plástico por modelos em concreto. O material é mais resistente que o anterior e visa beneficiar a população, tornando mais difícil sua a depredação. A implantação do novo modelo começou pela na Avenida Joaquim Leite, no Centro. A administração pública tem a meta de substituir, até dezembro deste ano, 170 lixeiras. O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, destacou o motivo da atividade. “A troca das lixeiras tem importância em dois momentos. Primeiramente, vamos melhorar o aspecto visual da cidade e embelezar as ruas do município. Outro motivo é a economia. Queremos colaborar com o dinheiro do contribuinte que paga impostos. As novas lixeiras são maiores e comportam mais resíduos”, salientou.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !