Notas & Notas – 8 de abril de 2020

0

VACINAÇÃO DRIVE THRU RETORNA HOJE

Foto: Divulgação/PMBM


A vacinação contra a influenza, em sistema drive thru, volta a ser realizada nesta quarta-feira, dia 8, em Barra Mansa. Cinco pontos estratégicos funcionarão de 8 às 17 horas, com a finalidade de evitar a aglomeração de pessoas, principalmente idosos, e assim impedir a propagação do novo coronavírus. A vacina será ministrada nos seguintes locais: Unidade de Saúde São Lucas, no Colônia Santo Antônio; Policlínica do Nove de Abril, na Região Leste; pátio da Prefeitura, no Centro; Unidade de Saúde da Vista Alegre e em frente ao campo de futebol do bairro Boa Sorte.

PRIORIDADE SÃO IDOSOS

A intenção é realizar pelo menos mais uma ação de drive thru para os idosos com idade entre 60 e 69 anos. Na sequência haverá a vacinação em visita domiciliar pelas equipes do Serviço de Atendimento em Domicílio e os PSFs, seguindo o cronograma estratificado por idade. Os idosos acamados e com idade acima de 70 anos, que ainda não foram vacinados, devem fazer o agendamento para a visita domiciliar com unidade de saúde mais próxima de sua residência ou no Centro do Idoso, de segunda a sexta-feira, de 7 às 12 horas, através do telefone (24) 3328-6516.

MANUTENÇÃO PELA CIDADE CONTINUA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Manutenção Urbana, informa que segue realizando diversos serviços no município, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. As equipes da secretaria trabalharam na operação tapa-buraco nos bairros, Água Comprida, Saudade e na Avenida Ministro Amaral Peixoto, no Bocaininha. Também foi feito serviço de recapeamento de vias no bairro de Fátima e retirada de terra na Rua José Sabino, no Jardim América.As redes de água pluvial também passaram por melhorias, com a manutenção no Vila Coringa e Santa Izabel, troca de rede na Avenida Presidente Vargas, no Centro e construção da caixa da rede na Rua A, no Siderlândia e caixa de Ralo na Rua José Hipólito, no Cotiara.

Para garantir a segurança dos funcionários, foram dispensados aqueles que têm problema respiratório e maiores de 60 anos. As equipes estão seguindo rigorosamente os protocolos de cuidados e higienização.

LIVE SOLIDÁRIA

Foto: Divulgação/Redes Sociais


No último sábado, a dupla Julinho Marassi e Gutemberg realizou uma live solidária. Ao todo, o show, teve um alcance de 50 mil pessoas, somando todas as plataformas: Facebook, Instagram e YouTube. Os músicos doaram a voz em prol do Grupo Acolher que arrecadou em doações durante o show Live quase R$ 4 mil através de uma vaquinha online. O Grupo Acolher auxilia em Barra Mansa o Asilo São José (Vista Alegre), o Asilo Vila Vicentina, o da Mendicidade, no Centro e o Asilo de Pinheiral.  Para acompanhar a dupla nas redes sociais e saber as próximas apresentações é só seguir: @julinhomarassiegutemberg

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA VESTIBULAR CEDERJ

Para quem planeja iniciar o curso superior ainda este ano, uma ótima oportunidade é o vestibular para o segundo semestre do Consórcio Cederj que oferece 8.074 vagas em 17 cursos na modalidade de Ensino Superior a Distância (EaD) em regime semipresencial. Os cursos são oferecidos pelas universidades públicas Cefet-RJ, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio com polos regionais em todo o estado do Rio de Janeiro. As inscrições para o Vestibular Cederj 2020.2 estão abertas até o dia 14 de maio, no site do Instituto Selecon (selecon.org.br), organizador do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 69 e deverá ser paga até o dia 15 de maio. Somente após o pagamento a inscrição no vestibular é confirmada. Antes de efetuar a inscrição, é preciso ler atentamente o edital, disponível no site selecon.org.br.

PROVAS EM JUNHO

O concurso será realizado por meio de prova objetiva prevista para o dia 14 de junho. O exame será composto por 80 questões de múltipla escolha e uma Redação. Serão eliminados aqueles que obtiverem zero na prova de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e nas questões das disciplinas específicas do curso escolhido. O resultado será divulgado em 13 de julho. As  provas acontece em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Paracambi, Piraí, Resende e Paracambi Volta Redonda.

LIVE SOLIDÁRIA PARA AJUDAR MÚSICOS DA CIDADE

A Prefeitura Municipal de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realiza o Pinheiral Live Festival, para ajudar os músicos da cidade. As lives  acontecem em   https://www.facebook.com/PrefeituradePinheiralOficial/, onde os músicos e artistas da cidade que farão os shows de suas próprias casas através de suas redes sociais.  A ação tem o objetivo de ajudar os músicos de Pinheiral, que estão sem trabalho neste período de isolamento social pela Covid-19. Apresentam-se: hoje, Thiago e Lucas; quinta- feira, dia 9, Silvio e Gustavo e; sexta-feira, dia 10, Klebeir. Os shows acontecem às 19 horas. No sábado há a apresentação do grupo Jeito de Ser, às 15 horas.

UNIVERSIDADE FIRMA PARCERIAS PARA AJUDAR ALUNOS

Diante da pandemia a Estácio deu início a um projeto ambicioso para garantir a continuidade das aulas dos seus mais de 300 mil alunos da modalidade presencial. O esforço, que foi classificado por cerca de 80% dos alunos como ótimo ou muito bom em uma pesquisa realizada pela instituição, possibilitou, desde o dia 23 de março, a regularidade das aulas presenciais que são ministradas ao vivo, pelos mesmos professores em um modelo totalmente diferente do Ensino à Distância que a instituição oferece. As aulas presenciais são transmitidas ao vivo pela internet, no mesmo horário e com o mesmo conteúdo, com interação, chat, discussões e dúvidas, e ficarão gravadas para quem não pôde acompanhar.

FAETEC AJUDARÁ NA REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai atuar ativamente no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Professores e ex-alunos ajudarão na coleta e leitura de teste rápido de pacientes com suspeita da doença. A ação é voluntária e será realizada, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Os profissionais atuarão nos postos montados pelo governo do Estado a partir do dia 13 de abril, em sistema de drive-thru.

VOLUNTARIADO

Podem se voluntariar na coleta do teste rápido formando nas áreas de Serviço Social, Biologia, Biomédica, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Tecnologia em Radiologia, Técnico em Enfermagem ou Técnico em Análises Clinica. Já, na leitura dos testes, os candidatos podem ter formação em qualquer área. Os interessados em participar da ação podem se inscrever através do e-mail [email protected], até as 16 horas de hoje. É preciso informar o nome completo, a formação e contato telefônico, é preciso que os candidatos estejam inscritos nos conselhos pertinentes a cada classe.

MEC AUTORIZA SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS

O Ministério da Educação (MEC) autorizou que instituições integrantes do sistema federal de ensino suspendam, em caráter excepcional, as aulas presenciais dos cursos de educação profissional técnica de ensino médio em andamento, ou optem por atividades não presenciais substitutivas, por até 60 dias. O prazo pode ser prorrogado a depender de orientações do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

De acordo com portaria publicada na edição desta segunda-feira, 6 de abril, do Diário Oficial da União (DOU), as instituições de ensino que optarem pela substituição de aulas presenciais por atividades não presenciais têm duas opções: utilizar recursos digitais para mediá-las ou possibilitar aos estudantes acesso a materiais de apoio e orientações para a continuidade dos estudos.

TESTE MOLECULAR

O Sistema Firjan, através da Firjan Sesi, lançou o programa ‘Testes Covid-19’ para todos os trabalhadores da indústria fluminense. O objetivo é promover testes em massa nos funcionários para agilizar o diagnóstico da doença, protegê-los e, assim, contribuir para evitar a propagação do coronavírus no estado do Rio. A iniciativa terá capacidade de processar até 2.248 testes por dia e entregar os resultados em 24 horas.

TESTES GRATUITOS E A PREÇO ACESSÍVEL

Os testes serão oferecidos gratuitamente pela Firjan Sesi para pequenas indústrias, e a preço de custo para as grandes. O objetivo é facilitar o acesso aos testes a todos os 556 mil trabalhadores das indústrias fluminenses. O programa começa em abril e deve ser estender até setembro e será executado pelo Centro de Inovação Sesi Higiene Ocupacional (CIS HO) em parceria com a UFRJ.

Mangaratiba bloqueia entradas da cidade

Como mais uma medida para fortalecer o combate a Covid-19 em Mangaratiba, o prefeito Alan Campos da Costa, o Alan Bombeiro, assinou nesta terça-feira, dia 7, o Decreto n° 4.210/2020, que autoriza o bloqueio à entrada de veículos na cidade. Com a determinação, apenas moradores e pessoas que comprovarem residência no local poderão acessar a cidade. Para cumprir o novo Decreto, as Secretarias de Segurança e Trânsito, e de Ordem Pública, irão montar bloqueios nas entradas dos distritos. Só terão autorização para passar veículos com placa de Mangaratiba; táxis ou carros de aplicativo em que o passageiro comprove residir no município; e carros oficiais ou de transporte de cargas (de gênero alimentício, medicinais e de caráter essencial).

PODEM ENTRAR

De acordo com a normativa, os veículos de profissionais da saúde, advogados, agentes públicos, prestadores de serviço, funcionários de empresas sediadas no município e de transporte de documentos também terão autorização para entrar.A proibição de acesso será realizada para automóveis com placas de outros estados e municípios, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro, que tenham casos confirmados do novo coronavírus.

ELETRONUCLEAR CONVOCA APROVADOS

A Eletronuclear fez novas convocações de candidatos aprovados no último concurso realizado pela companhia, em 2016. Foram chamados 18 especialistas em segurança de área protegida de nuclear e dois médicos do trabalho. Os candidatos que integram o cadastro de reserva devem acompanhar diariamente as publicações na área de concursos do site da empresa para se atualizar sobre as convocações. Devido às restrições de locomoção em vigor por conta da pandemia, a entrega da documentação de admissão será feita por e-mail. Além de permitir à empresa cumprir com mais eficácia o protocolo de prevenção do coronavírus, a contratação destes empregados contribui, dentro dos limites impostos à companhia, para a geração de empregos no país em um momento de crise.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !