Notas & Notas

0

SAÚDE DA MENTE E ARTE

A comunidade Eclesial Santo Antônio, bairro Niterói, localizada na histórica área, onde deu origem à cidade de Volta Redonda, segue também na acolhida a projetos sociais. Ontem, foi ministrada Oficina Palestra o “O Poder da Mente” com a professora Gorette Donato. Gorette, que é parapsicóloga, garante que quem foi aprendeu o que a mente é capaz’. Hoje, das 16 horas às 20 horas será realizada Feira de Artesanato, organizada pela artesã Beatriz Werneck. Os produtos estão à venda. As duas atividades evidenciam a acolhida da comunidade religiosa aos projetos múltiplos, a exemplo do Pré-Vestibular do MEP, desde 2000.

FESTIVAL DE CERVEJA ARTESANAL

A agenda de eventos em Angra dos Reis abrindo a programação de Verão 2017/2018, alta temporada, começou na noite de quinta-feira com o I Festival de Cerveja Artesanal, no Cais de Santa Luzia, e vai se estender até domingo, 17. O festival está oferecendo ao público como atrações o Beer Trucks, Food Trucks e Food Bikes, os mais variados tipos de cervejas e comidas diferenciadas, brinquedos, atrações musicais, artesanato e muita diversão para toda família participar. Hoje o festival será das 13 às 23 horas, e no dia 17, último dia do evento, funcionará das 12 às 22 horas.

FEIRA CIRCULAR

Com o apoio da Secretaria de Cultura de Volta Redonda, acontece neste sábado, dia 16, a segunda edição da Feira Circular. O evento será realizado das 15 às 20 horas, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília e tem como objetivo valorizar os artistas do Sul Fluminense, trazendo identidade cultural, empreendedorismo e novas formas de consumo. A feira é uma opção a mais para quem quer presentear de forma única neste Natal. A feira circular é um movimento aberto reúne música, arte, teatro, artesanato, moda, decoração e gastronomia. Estarão presentes os mais diversos movimentos culturais e artistas da região, como: As Palhaças Bastianas; Dj Funil – Mameluco Sistema de Som; Marcelo Negrothe e os Psicossônicos; Marcelo Petriz; Zaqueu Pedrosa; entre outros.

PAPAI NOEL NOS BAIRROS

Começa neste domingo, dia 17, em Volta Redonda, a entrega dos presentes pelo Papai Noel. Ao todo, 24 mil brinquedos serão distribuídos para crianças de até 11 anos, de sete regiões da cidade. O bairro São Geraldo – que abrange os bairros Bela Vista, Jardim Amália I e II, Jardim Paraíba, Laranjal, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, São João, Sessenta, Vila Santa Cecília e Vila Rica – será o primeiro a receber o bom velhinho. O evento faz parte do Natal de Esperança, promovido pela Prefeitura de Volta Redonda. A distribuição dos brinquedos será no Ginásio Poliesportivo Francisco Nascimento, a partir 17 horas. As senhas para receber os brinquedos serão entregues de 12 às 17 horas, no mesmo local.

REUNIÃO COM INEPAC

O Conselho Municipal de Cultura de Itatiaia (CMCI), vinculado à prefeitura, por meio da Assessoria Especial de Cultura, realizou na tarde de quinta-feira, uma reunião com membros do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac) para tratar sobre a preservação do patrimônio cultural da cidade. Na ocasião, foram discutidos itens como o levantamento, documentação e inventário dos patrimônios locais e imateriais, além do trabalho educacional com palestras e oficinas para a população e os conselheiros tendo em vista a formação de multiplicadores sobre educação patrimonial.

SAMUCA É HOMENAGEADO

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu durante a semana, em Brasília, uma homenagem durante a 8ª Expocatadores, que reúne catadores de materiais recicláveis do Brasil e da América Latina. O evento, que está no calendário anual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), aconteceu em Brasília. Samuca foi convidado para o encontro por conta de Volta Redonda está destinando 100% da coleta seletiva para cooperativas da cidade. O prefeito apresentou durante o evento modelo bem sucedido de contratação de cooperativas para execução do serviço de coleta seletiva no município. “Somos a segunda cidade do Brasil a ter a coleta seletiva destinada 100% as cooperativas de catadores. Isso nos dá muito orgulho. Conseguimos firmar a parceria com as cooperativas, regularizando a coleta na cidade”, comentou o prefeito, frisando que a parceria com as cooperativas dá mais autonomia aos coletores e gera renda.

MEIA PISTA

A Superintendência de Obras e Serviços Públicos de Barra Mansa (Susesp), com o apoio das Secretarias de Ordem Pública e Meio Ambiente, informa aos moradores que estará realizando no fim de semana um serviço de poda das árvores na Rua Presidente Getúlio Vargas (Beira Rio) na área que vai da Ponte Ataulfo Pinto dos Reis (Ponte dos Arcos) até atrás da Câmara dos Vereadores, no Centro. O trabalho será realizado no sábado e domingo, dias 16 e 17 de dezembro, no horário entre 8 e 17 horas. Caso necessário, o serviço se estenderá ao longo da semana, a partir de segunda-feira, dia 18.

ALERTA

A Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM) alerta aos motoristas que o estacionamento do lado direito da rua será bloqueado por conta do serviço. Por esse motivo, o trânsito estará em meia pista. Agentes da Guarda Municipal estarão orientando os motoristas. O comandante da GM, Joel Valcir, recomenda que os motoristas evitem circular pelo Centro nesses dias com seus carros, por conta do aumento do volume de pessoas e carros para as compras de Natal e fim de ano.

DONO DO PEDAÇO 

A Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo apresentou o resultado do projeto “Dono do Pedaço” em um evento realizado na Câmara Municipal. O projeto tem o objetivo de identificar no município e reconhecer os feitos dos afrodescendentes, tendo em vista, que o desenvolvimento da cidade se deu, em boa parte, através do povo escravizado na Fazenda São José dos Pinheiros. As escolas municipais Maria do Carmo Fadul Ferreira, Miguel Barbosa Junior, Paulo Freire e Domingas Alves Ferreira apresentaram o resultado do projeto no evento realizado na tarde da última quinta-feira. O projeto consistiu em pesquisas sobre a história dos nomes que têm as ruas das comunidades, história e cultura afrodescendentes e também

PREFEITO COMEMORA ANIVERSÁRIO COM REVITALIZAÇÃO DE ESCOLA

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (PSD) vai comemorar o aniversário de 40 anos de uma forma diferente neste sábado. Com a ajuda de servidores municipais, ele, amigos, voluntários e pessoas da própria comunidade estarão realizando a revitalização da Escola Municipal Maria de Assis Barboza, mais conhecida Escola do bairro Cabral, que atende Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 5º),  Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projovem Urbano. Estão programados serviços de pintura, troca de lâmpadas, limpeza, entre outros. “Não quero nenhum presente material. Peço a ajuda das pessoas para serem voluntárias neste mutirão para deixarmos toda a Escola do Bairro Cabral revitalizada para os estudantes”, disse o prefeito.

ANIMAIS SERÃO BENEFICIADOS COM CIRURGIAS

Mais de 300 pessoas realizaram, ontem, no Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), em Resende, o agendamento de 300 cirurgias de castração de cães e gatos. Os procedimentos serão realizados entre os meses de janeiro e abril e estão entre os serviços mais procurados no CCZ, a exemplo da vacinação antirrábica. O início das cirurgias está agendada para o dia 8 de janeiro. O coordenador do CCZ, o médico veterinário Rodrigo Campos, explicou que cada pessoa que compareceu ao CCZ teve direito de agendar a castração de até dois animais, desde que eles fossem um macho e uma fêmea, ou dois machos. As cirurgias em duas fêmeas do mesmo dono não foram autorizadas por enquanto.

ATENDIMENTOS

De acordo com as estatísticas, o Centro de Controle de Zoonoses realizou, este ano, 2.399 atendimentos. Deste total, 1.234 procedimentos foram de cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos. As cirurgias são feitas no centro cirúrgico do próprio CCZ, cuja sede recebeu várias melhorias este ano, incluindo a ampliação das instalações.

ÚLTIMO BAILE DO ANO

Neste sábado, dia 16, o Clube Finlândia em Penedo, fará a noite de encerramento de suas atividades em 2017 com a realização do tradicional Pikkujoulu, o Pequeno Natal finlandês. O evento começa às 18 horas, com a dança dos duendes. Em seguida, tem a chegada do Joulupukki (Papai Noel, em finlandês) e Riisipuuro, o arroz doce com damasco dos duendes finlandeses. A partir das 20h30min, acontece o último Baile Finlandês do ano, com apresentação do grupo Amigos da Dança Folclórica de Penedo (PKY, na sigla em finlandês). É uma festa que todos os anos encanta a comunidade e os turistas do Penedo.

UM FATO NA FOTO

Paradas indevidas

A imagem diz muita coisa, mas vamos nós com a legenda/texto para explicar o que significa! Segundo moradores de Barra Mansa, é constante motoristas pararem sobre a calçada na Avenida Joaquim Leite, no Centro; próximo ao viaduto do bairro Estamparia. Além disso, um ônibus de turismo sempre estaciona no local, atrapalhando ainda mais o trânsito no local, que é intenso. O flagra acima foi enviado na tarde de ontem por um leitor à equipe de reportagem do A VOZ DA CIDADE.