Notas & Notas

0

PLANO DE MOBILIDADE
A semana se inicia com mais debates a respeito do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda. O primeiro marcado foi ontem na Escola Municipal Palmares, no bairro Padre Josimo. Amanhã será a vez dos moradores dos bairros Eldorado, Jardim Cidade do Aço, Jardim Primavera, Retiro, Vila Mury e Retiro discutirem o plano na Escola Municipal Pará, no bairro Retiro, às 18 horas. Na sexta-feira se reunirão os moradores do Ilha Parque, Jardim das Américas e Parque das Ilhas, Aero Clube, Barreira Cravo, Niterói e Voldac – na Escola Municipal Sergipe, Aero Clube, também às 18 horas. O objetivo dos encontros é diagnosticar problemas e soluções para mobilidade na cidade, através das demandas apresentadas pelos moradores dos bairros.

CASAMENTO COMUNITÁRIO
Foi realizado no último sábado o primeiro casamento comunitário de Angra dos Reis, promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção de Cidadania. No salão do Comando do Corpo de Alunos do Colégio Naval, 176 casais oficializaram suas uniões. A cerimônia serve para dar mais dignidade e cidadania aos cônjuges. A festa foi marcada pela alegria e emoção não só dos noivos, mas também dos convidados e autoridades presentes. A ação foi realizada em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e com apoio do Colégio Naval e dos cartórios do Centro, Parque Mambucaba e Frade.
EXPONDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Uma exposição de trabalhos realizados com os alunos do projeto Robótica Educacional com Software e Hardware Livre, do Programa Sábado nas Escolas, acontecerá hoje, às 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação de Volta Redonda, no bairro Niterói. São esperados cerca de 400 alunos durante o evento, além da população em geral. O objetivo é expor o trabalho desenvolvido pelas crianças na construção, programação e aproveitamento de materiais recicláveis. Além disso, o evento contará com sete palestrantes, que vão falar sobre Tecnologia da Informação, Segurança na Internet, Uso de Aplicativos Livres e Robótica Educacional.

CONSERTO DE TUBULAÇÃO
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretária de Obras e Serviços Públicos, realizou até às 17 horas de ontem o conserto da tubulação na Avenida Eduardo Cotrim, no bairro Campo Alegre. De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto Soares, o problema foi causado por uma ruptura na tubulação e durante o dia o abastecimento de água na localidade será interrompido para o conserto. Na última quinta-feira o cano apresentou uma rachadura e a prefeitura fez o pedido da nova peça que só chegou ontem, mas não comprometeu o abastecimento da população. “Para realizar o conserto, hoje tivemos que interromper o abastecimento nos bairros Campo Alegre, Vila Pinheiro, Vila Esperança e
Nova Conquista; que utilizam a mesma adutora”, explicou o secretário.
3325-0247.
SAÚDE VASCULAR
Quem passou pelo térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, na manhã do último sábado, 21, se deparou com uma artéria gigante instalada no meio da praça. A estrutura inflável era um dos artifícios utilizados pelos médicos da secção do Médio Paraíba, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Rio de Janeiro (SBACV-RJ), para esclarecer a população sobre as doenças circulatórias. O inflável, já com acúmulo de gordura visível, atraía as pessoas. O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressaltou que qualquer ação que incentive a prevenção à saúde merece apoio do poder público.
PRORROGADO PRAZO PARA CADASTRAMENTO
Foi prorrogado por mais dez dias o prazo para o chamamento público para o credenciamento das clínicas médicas para o futuro VR Assistência, atual Coordenadoria de Assistência e Previdência Social (CAPS), em Volta Redonda. A data limite passou de ontem para p dia 3 de novembro. Na última sexta-feira, 20, no Palácio 17 de Julho, o prefeito Samuca Silva (Podemos) recebeu representantes de clínicas de Volta Redonda para explicar e tirar as dúvidas sobre o novo processo de cadastramento. O edital do chamamento público está na área de licitação no site oficial da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br). A estimativa inicial é que mais de 20 mil consultas serão realizadas por ano.

DEMANDAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
As demandas e as conquistas da educação infantil em Itatiaia foram debatidas no Fórum Municipal de Educação, realizado no plenário da Câmara Municipal, no Centro da cidade. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho de Educação, aconteceu na última sexta-feira, reunindo professores, diretores, comunidade escolar, autoridades municipais e sociedade civil. O objetivo do Fórum, cujo tema foi “Conquistas e desafios na Educação Infantil” foi dar transparência as ações do Plano Municipal de Educação, que tem vigência de dez anos, e expor os trabalhos futuros. “A importância de nos reunirmos foi a plena realização do Fórum. Que é um aspecto legal. Vale ressaltar que é de extrema importância dar visibilidade as metas que foram estabelecidas no Plano Municipal de Educação, juntamente com as metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de dar transparência e promover a participação dos diversos segmentos da sociedade”, disse a presidente do Conselho Municipal de Educação, Diene Motta.
REFLEXÃO
Os profissionais da rede puderam participar ainda de uma reflexão sobre a “Importância da Educação Infantil para o Desenvolvimento da Criança”, conduzida pela a psicóloga, Eliane Santos, que ressaltou o quanto o trabalho de educação infantil é fundamental para a alfabetização e formação das crianças. O assunto também foi destacado pelo Secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, que lembrou ainda que o município está buscando ampliar o atendimento nas creches. “Estamos discutindo e buscando soluções para essa demanda tão importante da educação que é a da Educação infantil. Temos certeza que as crianças que forem bem educadas nas creches e pré-escolas o desenvolvimento delas no ensino fundamental e na preparação para a vida será muito melhor. Então hoje buscamos ampliar esses atendimentos com muita qualidade no ensino. A nossa missão também é construir centros de educação infantil e capacitar sempre os profissionais para atuarem nessa primeira fase da educação que é tão importante na formação da criança”, informou secretário.
META
O encontro contou ainda com um momento dedicado a análise da “Meta 1 da Educação Municipal” que era de atender 100% da população de 4 a 5 anos até 2016, já cumprida pelo município, e a ampliação do atendimento da demanda em no mínimo 50% da população de zero a três anos até o 2024. Em atendimento a demanda das crianças a Secretaria de Educação apresentou os número já alcançados e também os projetos de unidades escolares a serem construídos ou ampliados para suprir a meta, como a construção da Escola de Educação Infantil do bairro Jardim Itatiaia e as ampliações das creches municipais Celina Alves e Antônia dos Santos Paiva. Sendo que está última já passou por uma ampliação recentemente e já tem outra programada.
PALESTRA SAÚDE DA MULHER
A Saúde da Mulher, com ênfase nas ações de prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero, foi tema da palestra alusiva ao mês do ‘Outubro Rosa’, realizada, na semana passada, por profissionais da Secretaria de Saúde para as funcionárias do Grupo SEB, detentora da marca Arno.
Cerca de 30 funcionárias participaram do bate-papo que foi conduzido pelo diretor de Saúde da Prefeitura, Alexandre Paulino, que juntamente com outros profissionais da secretaria ressaltaram a importância do autoexame e esclareceram as dúvidas das participantes que ouviram tudo atentamente. “O trabalho de prevenção do câncer de mama é muito importante porque o diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas. Além de conseguirmos reforçar a informação, que era o nosso objetivo, também conseguimos esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao trabalho de prevenção”, disse o diretor.
Desde o início de outubro a Prefeitura de Itatiaia, através de suas secretarias municipais vem realizando várias atividades alusivas o mês do “Outubro Rosa”, tais como caminhadas, palestras, coletas de preventivos, entre outros.
SOLUCIONADO
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) solucionou ontem o problema no abastecimento de água no bairro Santa Rosa. Na parte da tarde, a parte baixa já começou a ser abastecida, enquanto a parte alta do bairro voltou ao seu período regular de abastecimento no início da noite. Devido à forte demanda a bomba não suportou e o local teve uma redução no volume disponibilizado. A bomba reserva também não aguentou. Além disso, segundo o Saae, a ETA (Estação de Tratamento de Esgoto) São Sebastião, que abastece o bairro Santa Rosa, passou por manutenção neste final de semana, prejudicando ainda mais o volume regular da água.

UM FATO NA FOTO

TÔ DE OLHO NO SENHOR!
Na natureza imitam som de outras aves, mas em cativeiro são como as crianças: repetem tudo que os maiores falam. E por ‘falar em falar’, atualmente os homens andam calados… os dedos estão mais ativos que as bocas; tamanha é a comunicação apenas virtual. A rede dele é outra enquanto a da arara acima continua sendo a metal que a prende para não fugir. Também, criada em cativeiro, não resistiria à liberdade. E os homens, que são livres, como será que ficariam sem aquilo que os prende? Enquanto isso, eles vão trocando breves olhos nos olhos. Veja a imagem acima!