Morador de rua é levado para sua cidade natal e reencontra família

0

BARRA MANSA

Depois de 47 anos um reencontro entre irmãos aconteceu. No último domingo, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa levou para Cachoeira Paulista, a 100 quilômetros da cidade, Antônio Carlos Albino. Com aproximadamente 58 anos, em situação de rua há pelo menos 40 anos, Toninho, como é conhecido, veio para o município com seu pai. Sua mãe faleceu e os irmãos ainda bebês foram adotados por outras famílias da cidade paulista. Um tempo depois seu pai faleceu e Toninho não teve outra alternativa senão a rua para morar.

Mesmo morando na rua, Toninho formou amigos. Encontrou no bairro Vila Ursulino pessoas que o ajudaram. Um deles foi o advogado José Cláudio.  “Ele sempre foi muito humilde e educado. A rua tirou sua dignidade, mas não lhe roubou os valores familiares. Por isso, ele tinha sempre acesso à minha casa e fomos construindo um vínculo familiar”, completou.

Outra moradora que o ajudou nessas décadas que morou na rua foi Ana de Souza Borges, de 65 anos. Ela conta que Toninho era sempre muito prestativo e era tratado como filho pelos demais moradores. “Ele é um pessoa muito boa. Sempre respeitoso e prestativo. Todos os dias ele vinha almoçar e tomar banho. Ele sempre foi muito livre e não gostava de incomodar. Por isso, resolveu morar na caçamba de um caminhão que tinha na rua”, falou.

Mesmo assim, o reencontro com a família sempre foi um sonho de Toninho. Então os amigos resolveram procurar ajuda e encontraram o Centro de Referência Especializado para a População de Rua, o Centro POP, ligado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa. Dirigido pela secretária Ruth Coutinho e coordenado pela Edilene Oliveira, a equipe começou um processo de investigação à procura dos familiares.

O cadastro foi iniciado no dia 13 de setembro. O morador de rua passou por todo o atendimento, como exames médicos que diagnosticaram um comprometimento neurológico e outras doenças como diabetes, pressão alta, hérnias abdominais e sofrer com o alcoolismo. Além disso, o morador de rua teve seus documentos de identidade emitidos e iniciado o processo de inscrição no BPC (Benefício de Prestação Continuada) para que ele começasse a receber o benefício para se manter financeiramente. O fato de Toninho lembrar de sua cidade natal ajudou muito na procura pela família.

Depois de contatos com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Cachoeira Paulista, a equipe do Centro POP entrou em contato com o Posto de Saúde da Canção Nova, com sede na cidade, que começou a divulgar nas rádios a procura de Antônio Carlos pelos irmãos.  “Após o anúncio, o irmão que ainda mora na cidade e a irmã que mora em Pindamonhangaba procuraram a rádio e entraram em contato conosco dizendo que também estava há anos procurando seu irmão mais velho”, destacou Edilene.

REENCONTRO

Então a Secretaria de Assistência Social resolveu então disponibilizar o transporte de Barra Mansa até a cidade paulista, pois o irmão não tinha como buscar Toninho. Como ele era muito considerado pelos amigos, ganhou até uma festa de despedida. “Estou emocionado porque tem muito tempo que não vejo minha família. Agradeço por tudo que meus amigos em Barra Mansa fizeram por mim. Acolheram-me, cuidaram e me trataram como parte da família”, destacou Toninho.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, Ruth Coutinho, explicou a demora na resolução desses casos de moradores em situação de rua. “Antes de tudo, é preciso respeito, pois estamos lidando com vida humana. É necessário entender os motivos que levam a pessoa a morar na rua e criar um vínculo afetivo através de serviços como o Centro Pop. Através de técnicas com psicólogos e assistentes sociais vamos buscando solucionar os casos. É um trabalho demorado, mas que vale muito a pena quando conseguimos conscientizar esse morador da importância de estar perto da família”, disse.

Deixe um Comentário