Notas & Notas – 27 de setembro de 2022

0

SERVIÇO DE INSPEÇÃO

Comerciantes de Angra dos Reis que trabalham com produtos de origem animal contam com um importante serviço municipal de inspeção em seus estabelecimentos. Por meio da Lei 1.283/50, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM POA) garante registro dos estabelecimentos por meio de monitoramento da qualidade dos produtos de origem animal. O programa atende supermercados e entrepostos de pescado e é ofertado pela Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca.

PRAZO DE LICENCIAMENTO ANUAL DE VEÍCULOS COM FINAL DE PLACA 1 E 2 TERMINA NO DIA 30

Termina no dia 30 de setembro o prazo de licenciamento anual de 2022 para os veículos com final de placa 1 e 2 registrados pelo Detran.RJ. O licenciamento é 100% digital. Basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida nos sites do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou do Bradesco (www.bradesco.com.br). O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) será atualizado alguns dias após a compensação do pagamento.

SEM COBRANÇA DO DPVAT- continuação

Por determinação do governo Federal, a taxa DPVAT, referente ao licenciamento de 2022, não está sendo cobrada. O cronograma de licenciamento deste ano foi dividido em quatro datas:

– Final de placa 1 e 2 => Até 30/09/2022

– Final de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2022

– Final de placa 6, 7 e 8 => Até 30/11/2022

– Final de placa 9 e 0 => Até 31/12/2022

ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS NA ESTÁCIO RESENDE

Termina nesta sexta-feira, dia 30, a campanha de arrecadação de brinquedos promovida pela Estácio Resende. A iniciativa faz parte do Trote Solidário e além de alunos do campus, a comunidade também poderá participar fazendo sua doação na secretaria da universidade, que fica na Rua Zenaide Vilela, s/nº, no bairro Jardim Brasília. Podem ser doados brinquedos novos ou em bom estado de uso e o objetivo é presentear crianças atendidas pela rede pública em outubro, em menção ao Dia das Crianças.

CURSO DE AÇÕES COM CÃES- foto

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Divisão de Capacitação Prática (Dicap), realizou na última sexta-feira, dia 23, a formatura de 11 servidores da primeira turma do Curso de Ações com Cães (CAC). O programa da Divisão de Ações com Cães (DAC) que integra a Coordenação de Segurança e Inteligência (COOSINT) contou com aulas práticas e teóricas. O objetivo é desenvolver conhecimentos sobre a utilização do cão como ferramenta na socioeducação, apresentar e desenvolver as potencialidades dos cães nos aspectos da segurança socioeducativa, além de reforçar o processo de reintegração na sociedade.

MAIS DUAS ARTROPLASTIAS NO HSJB- foto

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou mais duas artroplastias totais de joelho no último fim de semana. Desde que retornaram as cirurgias eletivas na unidade, em maio de 2022, já foram realizadas 22 cirurgias de joelho e 10 de quadril. Os próximos procedimentos ocorrerão sempre aos finais de semana e a expectativa é que até o final do ano sejam realizadas 50 operações de joelho e 15 de quadril, todas com recursos próprios do município.

EQUIPE ESPECIALIZADA- continuação

O diretor-geral do Hospital São João Batista e prefeito em exercício, Sebastião Faria, explicou que foi montada uma equipe especializada, liderada pelo ortopedista Flávio Reis, que também é diretor-médico do HSJB, e o procedimento é realizado fora do horário comum cirúrgico, para não atrapalhar o ritmo das outras cirurgias da unidade hospitalar.

PACIENTES ENCAMINHADOS- continuação

Na gestão anterior, desde 2017, os pacientes eram encaminhados para o Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) e para o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul.

REFORMA DO CLUBE DE MAUÁ- foto

A Prefeitura de Resende iniciou mais uma importante intervenção, que resgata um elemento de muita tradição para o distrito Visconde Mauá, especialmente. O Clube de Mauá que fica na Rua Presidente Wenceslau Braz, 256, no Centro e era usado, tradicionalmente, para receber eventos e festividades da comunidade.

DIVERSOS PROBLEMAS- continuação

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o local contava com diversos problemas. Muitos foram causados pela própria degradação do tempo. Degradado e sem manutenção ao longo de muitos anos, o clube até então estava com aspecto de abandono e extremamente sujo. Além disso, havia sinais de depredação, com sinais de invasão e vandalismo. Além dos problemas estruturais mais visíveis, o clube também se encontra com problemas de infraestrutura no geral, como o abastecimento de água, fornecimento de energia, janelas e telhas quebradas, paredes e pisos com infiltrações severas e banheiros destruídos.

NOVA ADUTORA NO BAIRRO JAPUÍBA

Uma nova adutora de 400mm, está sendo construída pelo SAAE de Angra dos Reis, para melhorar o abastecimento de água em toda a Grande Japuíba.
Segundo o presidente da autarquia, Alexandre Giovanetti, esta rede substituirá a antiga adutora de 300mm em amianto que se encontra em operação há cerca de 50 anos e apresenta problemas de traçado e pequenos vazamentos que não se consegue mais corrigir. “A previsão dessa intervenção é de oito meses. Ela será feita em sincronia com a obra de revitalização da Estrada da Banqueta, em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura”, informou o presidente do Saae.
ENCERRANDO AS MANOBRAS- continuação
O objetivo é acabar com a manobra de abastecimento em toda a Japuíba, que já dura mais de 15 anos, assim como foi feito na Nova Angra. “Na manobra, parte da comunidade é abastecida enquanto a outra fica sem receber água. O objetivo, após o investimento é abastecer todo o bairro ao mesmo tempo”, explicou Giovanetti.

FRESCOBOL NA VILA DO ABRAÃO- foto

A Vila do Abraão, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, foi tomada por um espírito de união esportiva no último fim de semana. Com o apoio da Secretaria de Eventos e da TurisAngra, o Patrimônio Mundial da Unesco recebeu o 2º Open de Frescobol de Ilha Grande que contou com atletas campeões estaduais, brasileiros e até mundiais. “

ESPORTE BOM PARA TODOS- continuação
“O esporte é bom para a Ilha e para todos que acompanham. Estamos atuando com conceitos de ecologia para a sustentabilidade do nosso patrimônio e para a educação de nossas crianças. A Ilha Grande merece este grande evento”, destacou Nelson Gonçalves, um dos organizadores do torneio. Durantes os dois dias de competições, os familiares, torcedores e atletas torceram e comemoram com cada bola salva e defendida, destacando a magia do espírito esportivo que é amplamente divulgada pelos praticantes do Frescobol, esporte genuinamente brasileiro.

SÃO PAULO BOAT SHOW- foto

Falou em mundo náutico, Angra dos Reis logo é lembrada. A baía da Ilha Grande é uma das mais navegáveis do mundo. São 365 ilhas, por isso, a importância do turismo náutico no município. Para apresentar a cidade, a Fundação de Turismo (TurisAngra), está presente no São Paulo Boat Show, maior evento náutico da América Latina, que está em sua 25ª edição. O evento começou na última sexta-feira, dia 23, e segue até a próxima quarta-feira, dia 28, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. A TurisAngra está no evento com um estande de 15m2 apresentando os roteiros náuticos e demais atrativos turísticos naturais e culturais de Angra dos Reis. O São Paulo Boat Show é a união de entretenimento, experiências e exposição.

Um Fato na Foto

 

Rally Mountain Bike XCM de Itatiaia reúne atletas da região

Cento e cinquenta ciclistas do município e de toda a região se reuniram, em Itatiaia, para o 1º Rally Mountain Bike XCM, organizado e promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer. Com três categorias – Light (12 quilômetros), Sport (24 quilômetros) e Elite (36 quilômetros) – a largada aconteceu na Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre. O trajeto percorrido, passando por área rural, pela estrada que vai para o bairro Vila Flórida, resultou em uma competição bem disputada em cada curva. Itatiaia foi muito bem representada, com ciclistas ocupando lugares nos pódios em todas as categorias. Para conforto e segurança dos participantes, o evento contou com pontos de hidratação, frutas, e ainda apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Secretaria de Ordem Pública e da Secretaria de Saúde, com serviço de socorro disponível durante toda a competição.