Notas & Notas – 24 de abril de 2019

0

CRIME EM ANGRA DOS REIS

A 166ª Delegacia de Polícia (DP) de Angra dos Reis está investigando um crime ocorrido na noite de segunda-feira, dia 22, no bairro Zungu. Segundo informações, a Polícia Militar foi informada do crime e quando chegou ao local à vítima já estava sem vida. Até o fechamento desta edição a identidade do homem não havia sido revelada e seu corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

ISENÇÃO NO ENEM

Os estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) negado podem entrar com recurso pela internet, no Sistema Enem. O prazo para que isso seja feito vai até sexta-feira, 26.  Para a solicitação de recurso, o participante deverá enviar documentação específica, prevista no edital do exame. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. O resultado do recurso será divulgado também pela internet, a partir de 2 de maio.

QUEM TEM DIREITO À ISENÇÃO

Têm direito à isenção da taxa de R$ 85, os estudantes que estão cursando a última série do ensino médio em 2019 em escola da rede pública; aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, o que, em valores de 2019, equivale a R$ 1.497. Ao todo, 3.687.527 estudantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

FESTA DO TRABALHADOR

Piraí já está se preparando para a tradicional comemoração da Festa do Trabalhador 2019. A festividade, promovida pela prefeitura acontece entre os dias 1º e 4 de maio no distrito de Santanésia. Na programação estão Desfile Cívico e feira dos artesãos e shows com Márcio Fininho, no dia 1º; O Gramadão recebe show gospel, dia 2; Onze:20 e Alecsandro Rios, dia 3; Imaginasamba e Só por Acaso, dia 4.

SERVIÇO DE LIMPEZA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Volta Redonda continua com as limpezas e manutenções nas ruas da cidade. As equipes da secretaria municipal de Infraestrutura trabalharam durante o final de semana e feriado para trazer a normalidade às ruas do município após o temporal que atingiu a região no domingo, dia 7. Além dos trabalhos e limpeza e retirada de terra, também foram realizados serviços de rotina como capina, roçada e pinturas. Alguns dos bairros que receberam as equipes foram Ponte Alta, São Lucas, 208, Eucaliptal e 207.

GINCANA CULTURAL   

Os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de Volta Redonda estão participando de uma gincana cultural. Mais de duas mil crianças de 21 escolas municipais estão envolvidas no projeto “Volta Redonda Além do Aço”. A cada semana a escola realizará uma tarefa que estará num envelope lacrado para ser aberto juntamente com a turma. Dentro do envelope haverá a tarefa principal, uma charada e orientações para o professor com sugestões e encaminhamentos. Essas atividades geram uma pontuação durante o semestre. As três primeiras turmas que obtiverem maior pontuação receberão uma premiação: um kit de brindes e um passeio pela cidade com direito a um café com a secretária municipal de Educação.

OBJETIVO

De acordo com o professor da SME e organizador da gincana, Douglas Lucas, o objetivo é trazer conhecimento de forma lúdica para os alunos. “A ideia é mostrar para as crianças como fotos, objetos e documentos são fontes históricas que auxiliam no conhecimento da história do município. Dessa maneira elas conseguem perceber que todos nós somos agentes históricos, que fazemos parte da História. E tudo isso através de uma atividade lúdica que também diverte”, explicou Douglas. Em julho, mês do aniversário de Volta Redonda, será realizado uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante a gincana. E ainda será criado um museu temporário, que será montado com os materiais adquiridos pela gincana. A finalidade deste museu é materializar os conhecimentos adquiridos pelos alunos por meio de suas pesquisas, valorizando a participação dos moradores que, em seu cotidiano, constroem a história da cidade.

CAPACITAÇÃO DE POLICIAIS

Foto: Divulgação


Policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estão participando nesta semana de um ciclo de palestras com profissionais da Nissan. Segundo o comandante do 37º BPM, tenente-coronel Rhonaltt Bueno, a capacitação tem o objetivo de orientar os militares sobre o uso das novas viaturas do modelo Nissan Versa. “O treinamento visa proporcionar conhecimento adequado sobre as funcionalidades das novas viaturas Versa para que o efetivo possa melhor utilizar as os veículos adquiridos. O que se conforma perfeitamente ao princípio da eficiência.Ou seja, cuidar melhor do patrimônio público e atender as demandas da policia ostensiva”, explicou o comandante Bueno.

MAIS TREINAMENTO

Na terça-feira, dia 23, policiais militares passaram pelo treinamento que foi realizado no pátio da unidade militar, localizada no bairro Campo de Aviação em Resende. A próxima capacitação acontece na sexta-feira, dia 26, quando mais policiais estarão conhecendo mais sobre as viaturas. Ao todo Passarão pelo treinamento aproximadamente 200 policiais.

NOVAS VIATURAS

No último dia 5, mais nove Nissan Versa zero quilômetro, enviados pelo Governo do Estado. Segundo o comandante Rhonaltt Bueno, as novas viaturas vão ajudar a reforçar a segurança da região das Agulhas Negras, formadas pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.

Segundo o comandante Bueno, os novos veículos serão empregados no patrulhamento ostensivo dos municípios da região das Agulhas Negras. “Com mais estas novas viaturas, o 37º BPM já recebeu 23 novos veículos zero quilômetros, sendo 19 Versas e quatro Ford Rangers, desde o ano passado. Estas novas viaturas serão empregadas, já nos próximos dias”, disse o tenente-coronel.  As novas viaturas foram enviadas por meio de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) e do Estado Maior da Polícia Militar.

NOVA TURMA DO PRODUTOR MIRIM

Foto: Divulgação


Os adolescentes que formam a turma deste ano do Produtor Mirim de Quatis vão iniciar o aprendizado sobre técnicas agrícolas já nesta quinta-feira, dia 25. A horta onde o aprendizado prático acontece se localiza no bairro Jardim Pollastri, próximo ao escritório local da Emater-RJ.

O projeto Produtor Mirim representa uma das ações principais de inclusão social para adolescentes e jovens de 14 a 18 anos incompletos, desenvolvidos pela Prefeitura de Quatis, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Um dos critérios de participação do projeto é estar matriculado em alguma unidade de ensino da rede pública da cidade, além de pertencer a famílias acompanhadas pelos programas sociais da prefeitura.

ATIVIDADES

Os novos produtores mirins foram divididos em dois turnos, sendo o primeiro de 8h30min às 11h30min, e o outro, de 13h30min às 16h30min.

A aula inaugural aconteceu na semana passada no auditório do Centro Administrativo do município, no bairro Bondarowsky. O encontro foi marcado pela palestra do consultor Pablo Gontijo, representante da empresa PGP – Treinamento e Consultoria, que falou, entre outros temas, sobre a importância das ações de capacitação profissional e do empreendedorismo na formação dos segmentos da infância e da adolescência para a vida em sociedade.

VAGAS DE EMPREGO

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Barra do Piraí está com vagas abertas para cozinheiro, atendente de restaurante, ajudante de cozinha, todas com vagas para PcD. O Sine fica na Travessa Assumpção, ao lado do prédio da prefeitura é preciso levar Carteira de identidade; CPF; carteira de trabalho e comprovante de residência.

COLISÃO NA PRAIA DO ANIL

Na manhã de ontem, duas pessoas ficaram feridas após um acidente registrado na Praia do Anil, envolvendo uma motocicleta e um carro. Segundo o corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu na Avenida Aírton Senna e as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral da Japuíba (HGJ) com ferimentos leves.

CAMPEONATO CARIOCA 2020

Horas depois de a festa de premiação acontecer numa casa de show na Barra da Tijuca, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo se reuniram na manhã desta terça-feira na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro com o presidente da FERJ, Rubens Lopes, o diretor de marketing, Leonardo Ferraz para discutir as variações para o Campeonato Carioca de 2020. Além do compromisso para aperfeiçoar cada vez mais o produto, houve a decisão de reunião periódica entre os clubes para debater pautas de interesse geral. Nova conversa será agendada para maio.

Um Fato na Foto

Isso é uma vergonha!

Foto: Divulgação

Um ato de vandalismo deixou usuários do transporte coletivo público de Volta Redonda indignados. Vários usuários mostraram em redes sociais os ônibus novos da Viação Sul Fluminense e recém colocado na linha Santa Cruz, com os bancos todo rabiscados. O carro ‘1325’, com poucos dias de uso foi o alvo dos vândalos. Nos comentários a maioria declarou que as pessoas reclamam que os ônibus estão velhos e sem manutenção e quando são trocados os vândalos tratam de destruir tudo. Muitos consideram o ato uma vergonha. A foto foi enviada por um leitor ao A VOZ DA CIDADE.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !