Notas & Notas – 23 de novembro de 2021

0

CALENDÁRIO SEMANAL DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um calendário especial de vacinação contra a Covid-19 para esta semana. De ontem até sexta-feira, dia 26, haverá aplicação de segunda dose e dose de reforço (terceira dose). Na segunda-feira, dia 22, a vacinação foi destinada a pessoas a partir de 12 anos que tenham sido vacinadas até 23 de setembro. O horário de vacinação é de 13h30min às 16 horas no Posto de Saúde da Família (PSF) onde foi aplicada a primeira dose.

VACINAÇÃO HOJE

Nesta terça-feira, dia 23, moradores com mais de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos graves que tenham tomado a segunda dose até o dia 23 de junho receberão a dose de reforço entre 8 horas ao meio-dia. Os locais onde aplicarão a vacina para este público são: PSF onde tomou as outras duas doses, Centro Municipal de Imunização (Posto do Estado), Policlínica dos bairros Manejo e Cidade Alegria.

LISTAGEM

A lista completa de pessoas com alto grau de imunossupressão incluídas como prioritárias para vacinação está disponível no link resende.rj.gov.br/imunossupressao. Pessoas acima de 12 anos vacinadas com a primeira dose até o dia 27 de setembro são o público-alvo da aplicação da segunda dose na quarta-feira, dia 24, no período de 13h30min às 16 horas. A dose será aplicada no PSF onde a primeira dose foi aplicada.

EM DOIS TURNOS

Na quinta-feira, dia 25, a aplicação acontecerá em dois turnos. Entre 13h30min e 16 horas haverá aplicação de segunda dose para pessoas acima de 12 anos que foram vacinadas até o dia 30 de setembro. Além disso, também haverá horário estendido de segunda dose para pessoas acima de 12 anos vacinadas até 30 de setembro na Clínica da Família do Manejo e Estratégia de Saúde da Família Paraíso. Neste mesmo horário, idosos acima de 60 anos vacinados até dia 25 de junho com a segunda dose receberão a dose de reforço na Clínica de Saúde da Família do Manejo e na ESF Paraíso.

FECHANDO A SEMANA

Finalizando o cronograma da semana, Resende vai iniciar na sexta-feira, dia 26, a aplicação da dose de reforço para todos os moradores com idade acima de 18 anos que tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 26 de junho. A aplicação será nos postos de saúde, no Centro Municipal de Imunização (Posto do Estado), Policlínica do Manejo e da Cidade Alegria. “Esta semana nós preparamos um cronograma para aplicação de segunda dose e dose de reforço para que consigamos atingir o máximo de pessoas vacinadas em nosso município. Também vamos começar a aplicação da dose de reforço em todos os moradores com idade acima de 18 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Lembrando que no ato da vacinação, é necessário apresentar o comprovante da primeira ou segunda dose, no caso da aplicação da dose de reforço”, explicou o secretário de Saúde, Tande Vieira.

‘NATAL LUZ – LIGHT QUATIS’

O Projeto Natal Luz em Quatis, é um projeto cultural e artístico, uma festa natalina aberta ao público. Uma produção executiva da Maiss Entretenimento/TML Esporte e Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com o patrocínio da empresa privada de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia – Light. O projeto consiste na instalação do túnel de luz na Avenida Nossa Senhora do Rosário e na Ponte próxima a Estação Cultura Quatis e decorações temáticas de natal nos principais pontos da cidade, como: a Praça Teixeira Brandão, a Praça Nossa Senhora do Rosário, no CIEP 492, no Ginásio Poliesportivo no bairro Nossa Senhora do Rosário, na praça no centro do distrito Falcão, e na praça ao lado da quadra poliesportiva do distrito Ribeirão de São Joaquim. O projeto ainda é composto por Cantatas de Natal, apresentações musicais e desfile natalino com chegada do Papai Noel.

NO DIA DO ANIVERSÁRIO

O projeto será lançado oficialmente na quinta-feira, dia 25, em comemoração aos 30 anos do município. A programação será iniciada com a chegada do Papai Noel e o Desfile de Natal, após a cerimônia oficial do acender das luzes do Natal Luz, e após o show da dupla Julinho Marassi & Gutemberg haverá um festival de gastronomia por conta das barracas, Food Trucks e comércios locais.

MICRO-ÔNIBUS ESCOLARES PARA ZONA RURAL

Foto: Divulgação/PMPS


A Prefeitura de Paraíba do Sul recebeu nos dias últimos dias 17 e 22 mais 11 micro-ônibus 0km para o transporte escolar dos estudantes da Rede Municipal de Ensino que residem na zona rural. Até o momento foram entregues 14 dos 15 veículos adquiridos esse ano pela Secretaria de Educação para substituição da atual frota.

TRAÇÃO 4X4

Os novos veículos possuem tração 4×4, ideal que permitem que eles trafeguem pelas estradas vicinais, acessibilidade aos cadeirantes e oferecem maior segurança e conforto aos estudantes. Os veículos foram adquiridos com recursos da Secretaria de Educação destinados pela prefeitura através de adesão à ata do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

CONVERSA DO ‘DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA’

Foto: Divulgação/PMP


Na tarde da última sexta-feira, 19, a Prefeitura de Pinheiral, por meio do gabinete da vice-prefeita, Sediene Maia, promoveu uma roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra com o tema “Enfrentando as Dificuldades”. Com mediação da professora, Dra. Ivonete Oliveira, o evento aconteceu na sede do governo municipal e reuniu cerca de 20 pessoas, incluindo o vereador Leonardo Barros.

ELETRONUCLEAR PROMOVE LEILÃO

A Eletronuclear vai promover um leilão público on-line no dia 3 de dezembro, às 14 h, para vender lotes de mobiliários, veículos e resíduos industriais, como papel, papelão, madeiras e ferro. O aviso foi publicado no último dia 17 no Diário Oficial da União (DOU).

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar do leilão pessoas físicas ou jurídicas previamente cadastradas no site do leiloeiro contratado pela empresa. Os interessados podem marcar uma visita à unidade de Angra dos Reis da Eletronuclear para conferir os itens e materiais que serão vendidos. Os empregados da Eletronuclear não estão aptos a participar. Clique aqui para ler o aviso publicado no DOU e aqui para ver as condições do leilão.

RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO

A CCR NovaDutra realiza até o próximo domingo, dia 28, serviço de recuperação de pavimento em trechos da Via Dutra, entre os municípios de Seropédica e Paracambi. Os trabalhos estão previstos para acontecer entre os quilômetros 208 e 217 da pista sentido Rio de Janeiro. Em caso de chuva, os trabalhos podem ser suspensos ou cancelados.

FECHAMENTO DE PISTA

Para realizar o serviço, com previsão de início às 20 horas e término às 5 horas, haverá fechamento alternado de faixas da pista e acostamento. É importante o motorista ter atenção na passagem pela região e respeitar a sinalização implantada no local. A concessionária alerta que, em função das obras de recuperação, o tráfego pode ficar lento no trecho.

OS TRABALHOS

Os trabalhos de restauração de pavimento implicam na substituição do pavimento antigo e visam garantir maior resistência e durabilidade ao piso da rodovia, e são realizados periodicamente em todos os trechos da rodovia, conforme cronograma e acompanhamento da área de Obras da Concessionária. Para saber das condições de tráfego, os motoristas podem sintonizar durante a viagem a CCRFM 107,5 NovaDutra.

CAMPANHA LAÇO BRANCO

A Prefeitura Municipal de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), deu início ontem a Campanha Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, a partir de diversas ações realizadas por diferentes setores da sociedade que se encontram engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres.

ESCRITORA DE BARRA MANSA REALIZA TARDE DE AUTÓGRAFOS

Foto: Divulgação/PMBM


No mês da Consciência Negra, a educadora, atriz e escritora barra-mansense Mônica Melanie, realizou uma tarde de autógrafos do livro Tantos (Re) Versos. O evento aconteceu no último domingo, dia 21, na Biblioteca Municipal Adelaide Franco, no Palácio Barão de Guapy, no Centro. Alguns dos 50 textos publicados no livro fizeram parte do Sarau que também ocorreu no local.

TRAJETÓRIA DE VIDA

Os textos destacam os momentos marcantes vividos pela autora durante a sua vida familiar, infantil, acadêmica e social e que são compartilhados com a realidade de uma gama de leitores que vivenciaram ou presenciaram tais momentos em suas individualidades ou, até mesmo, socialmente.

MOTOCICLETA APREENDIDA

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) apreendeu na tarde do último domingo, dia 21, e encaminhou à 93ª Delegacia de Polícia (DP) uma motocicleta sem identificação que estava estacionada na Rua 12, no bairro Vila Santa Cecília. O agente verificou que o veículo não tinha placa e o chassi estava raspado. Além disso, as peças tinham a cor vermelha por dentro e branca por fora, indicando mudança de cor não autorizada.

OUTRAS OCORRÊNCIAS

Entre domingo, dia 21, e segunda-feira, dia 22, guardas municipais também recuperaram dois veículos que constam como furtados, na base nacional de dados. O primeiro estava abandonado na Rua Vereador João de Alvarenga, no bairro Ponte Alta, em Volta Redonda. Após pesquisa, a equipe da guarda verificou que o Citröen Picasso de cor preta havia sido furtado em Barra Mansa. O outro veículo estava abandonado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Siderlândia. O Chevrolet Corsa, também preto, tinha duas placas diferentes. De acordo com os agentes da GMVR, a placa traseira indicava que o carro foi roubado ou furtado e a dianteira pertence a um veículo da marca Hyundai.

MOTORISTAS ABANDONAM VEÍCULOS APÓS COLISÃO

No sábado, dia 20, dois veículos colidiram na esquina das ruas 62 com 45, no bairro Sessenta, em Volta Redonda. Um deles atingiu uma placa de sinalização de trânsito. Os carros foram abandonados pelos motoristas no local e recolhidos pela Guarda Municipal ao depósito público. Também na Rua 62, outro veículo colidiu com um canteiro e um poste de eletricidade no cruzamento com a Rua 60 e a Rua 31, na Vila Santa Cecília. Neste caso, o acidente ocorreu por volta das 5h e o motorista também abandonou o veículo. Mais uma vez, o caminhão guincho da guarda levou para o depósito público.