Notas & Notas – 21 de setembro de 2021

0

COLETA SELETIVA NA REGIÃO LESTE

Foto: Divulgação/PMBM


A prefeitura de Barra Mansa, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), iniciou nesta segunda-feira, dia 20, os serviços da coleta seletiva na Região Leste. A princípio, os bairros contemplados são Morada da Granja, São Sebastião e Nove de Abril. Atualmente o município atende com a coleta seletiva, porta a porta, 66% dos bairros e tem projeto para atender futuramente 100% no ano de 2022.

BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE

Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, o programa de coleta seletiva de Barra Mansa está em franco crescimento graças ao empenho político e estratégico do prefeito Rodrigo Drable, que tem dado todo apoio possível ao setor.

VESTIBULAR CEDERJ PARA CURSOS À DISTÂNCIA

A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, realiza uma nova edição do Vestibular Cederj para ingresso no primeiro semestre de 2022. O concurso visa o preenchimento de 7624 vagas em dezessete cursos de graduação à distância oferecidos de forma gratuita por sete instituições de ensino superior no âmbito do Consórcio Cederj.

ISENÇÃO DO PAGAMENTO

A primeira etapa consiste na solicitação do benefício da isenção do pagamento da taxa e no requerimento para obtenção de cotas e ação afirmativa e vai até o dia 26 de setembro. Já as inscrições para ampla concorrência estarão abertas entre os dias 27 de setembro e 28 de outubro e o valor da taxa é de R$ 85. Para mais informações sobre o processo de seleção, acesse https://bit.ly/3kqllmT.

OS CURSOS

Ao todo são dezessete cursos ofertados, entre licenciatura (História, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo), bacharelado (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Meteorológica) e tecnólogo (Sistemas de Computação, Gestão de Turismo e Segurança Pública). A prova será realizada no dia 12 de dezembro.

AS UNIDADES

Os aprovados serão alunos matriculados em uma das instituições que compõem o Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ALZHEIMER

Nesta terça-feira, dia 21, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer. A data será lembrada pela Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer de Volta Redonda (Apaz-VR) durante a capacitação on-line, que já está sendo realizada para “cuidadores de pessoas com Alzheimer” desde o último dia 14.

PASSANDO INFORMAÇÕES

O presidente da entidade, Jorge Pantaleão, ressalta que não poderia existir forma melhor de lembrar esse dia, ou seja, propagando informações sobre a doença e como cuidar dos pacientes. “A nossa maior luta, em todos esses anos de trabalho voluntário na associação, foi justamente combater a falta de informação. As famílias e cuidadores ainda têm muitas dúvidas sobre o Alzheimer nas suas diferentes fases (inicial, intermediária e grave ou severa) e como conviver com a doença e os pacientes no dia a dia”, comentou Pantaleão. Para mais informações sobre quando serão abertas novas inscrições, o e-mail de contato é [email protected] ou também pelo WhatsApp: (24) 9 9988-1764.

PREFEITO ACOMPANHA VISITA TÉCNICA NA ZEN

Foto: Divulgação/PMQ


O prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, acompanhou uma visita técnica na Zona Especial de Negócios (ZEN) realizada, recentemente, pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro (Seinfra). Aluísio esteve acompanhado do secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Israel Cunha, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, compareceu ao local junto com a equipe técnica da Seinfra para verificar as condições da área para o prosseguimento do processo que a prefeitura protocolou junto à Secretaria de Estado a fim de realizar obras de infraestrutura. A vista da equipe é em decorrência da solicitação realizada pelo prefeito Aluísio atendida pelo secretário de estado Max Lemos por meio do governador Cláudio Castro. “Estamos buscando apoio com o Estado, trabalhando para trazer desenvolvimento para Quatis e conseguir a reestruturação da ZEN será um grande passo”, disse o prefeito.

ATENDIMENTO NO POSTO DE SAÚDE DO INSS EM PORTO REAL

O Posto Avançado do INSS de Porto Real, que foi inaugurado na semana passada, em Porto Real já atendeu 65 pessoas na unidade. Em um balanço feito com a responsável pelo Posto, Graziele Macedo, foram feitos 65 atendimentos de diversos benefícios, bem como: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, auxílio doença, auxílio reclusão, pensão por morte, auxílio de prestação continuada (BPC), dentre outros. O Posto Avançado do INSS atende de segunda a sexta, das 8 horas ao meio dia e das 13às 17 horas, no térreo da Prefeitura, na Rua Hilário Ettore, 442, Centro.

FÓRUM MUNICIPAL DO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Nesta terça-feira, dia 21, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para dar visibilidade neste dia especial. A Prefeitura de Quatis por meio a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promove nesta terça-feira, dia 21, o Fórum Municipal do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no Auditório do prédio da prefeitura. Às13h30min está programado palestra com o tema “Vivendo sobre rodas”, apresentado pelo psicólogo Ricardo Vinicius da Cunha. Em seguida, a partir das 14h30min, será realizada uma apresentação dos Serviços da Rede, sendo eles Cras, Creas, Apae, CMDPD, Secretaria de Saúde (Fisioterapia) e Secretaria Municipal de Educação. Para participar, será obrigatório o uso de máscaras e higienização das mãos, com o número limitado de convidados, seguindo o protocolo de medidas protetivas contra a Covid-19.

error: Conteúdo protegido !