Notas & Notas – 2 de julho de 2022

0

‘DESENVOLVE RJ’

Acontece nesse fim de semana, nos dias 1, 2 e 3 de julho o evento mais aguardado do Sul Fluminense: o ‘DESENVOLVE RJ’, que tem como objetivo promover o encontro entre empresários e empreendedores da região. Gratuito, das 13 às 22horas, o evento se desenrolará através de uma Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae, e uma feira com cerca de 60 expositores. Além disso, os presentes poderão participar de palestras ministradas por especialistas levados pelo Senac-RJ.

INICIATIVA DE DEPUTADO

Vale lembrar que o Desenvolve RJ é uma iniciativa do deputado federal e ex-secretário estadual Vinícius Farah e veio para Volta Redonda a partir das tratativas entre ele e o vereador Rodrigo Furtado. “Andamos ansiosos por esse evento, pois assim como foi sucesso em outros municípios será também em Volta Redonda. É uma porta facilitadora para empreendedores e um motor econômico”, comemorou Rodrigo.

PLANTÃO DE VACINAÇÃO E TESTAGEM NESTE FIM DE SEMANA

Três unidades de saúde de Volta Redonda ficarão abertas para vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe) e testes para o diagnóstico de coronavírus neste fim de semana (dias 2 e 3 de julho). São elas: UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) dos bairros 249 e São Lucas, que funcionarão das 8 às 23 horas, enquanto a da Vila Mury, atenderá das 8 às 18h30min. A Central de Testagem, localizada no antigo Laboratório Municipal no Hospital Dr. Nelson Gonçalves, no bairro Aterrado, também abrirá as portas todos os dias, das 8 horas às 18h30.

ORIENTAÇÃO DA SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas que estejam com sintomas gripais (coriza, dor de cabeça, febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar) procurem atendimento nestas unidades durante o fim de semana. É recomendado que o paciente leve seu álcool em gel e tenha uma caneta para preencher a ficha no local de testagem. O uso de máscara é obrigatório.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Além das unidades de saúde citadas acima, o Zoológico Municipal (9 às 16 horas), Shopping Park Sul (10 às 20 horas) e Sider Shopping (sábado, das 10 às 20 horas/domingo, das 14 às 20 horas) também estarão aplicando doses contra Covid-19. Todas as pessoas acima de 18 anos que já tenham recebido a 3ª dose há mais de quatro meses devem se vacinar. A terceira dose está disponível para pessoas a partir de 12 anos que receberam a 2ª há pelo menos quatro meses. Já a de Influenza, toda a população, a partir de seis meses de idade, pode se imunizar. Para receber as doses é preciso apresentar caderneta de vacinação, CPF ou cartão SUS.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Volta Redonda foi um dos destaques na cerimônia de premiação do ICMS Ecológico 2021 (ano fiscal de 2022), nesta quarta-feira, dia 29, na sede da Fecomércio, no Rio. O município apresentou uma melhora em sua colocação no ranking geral do ICMS Ecológico, subindo de 37°, em 2020, para 33°, em 2021, variação positiva de 12,12%. Volta Redonda também foi premiada por alcançar o terceiro lugar na destinação de resíduos sólidos urbanos, entre todas as 92 cidades do Rio de Janeiro.

RECEBENDO O CHEQUE

Foto: Divulgação/PMVR


O secretário de Meio Ambiente, Miguel Arcanjo, e o subsecretário Anderson Azevedo, receberam o cheque de premiação, no valor de R$ 925.079,51. No total, R$ 2.900.719,02 serão repassados a Volta Redonda. Eles estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 30, no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto. “Essa premiação é fruto de um trabalho em equipe. Em Volta Redonda, contamos com um trabalho de coleta de óleo vegetal usado, de coleta de resíduos recicláveis e destinação dos demais resíduos ao CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) de Barra Mansa. Isso nos credenciou a alcançar a pontuação necessária do terceiro lugar. Sabemos que temos muito o que melhorar, e isso está sendo feito”, disse o subsecretário Anderson Azevedo.

ICMS ECOLÓGICO

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico do estado do Rio de Janeiro foi criado por meio da Lei Estadual n° 5.100 de 04/10/2007. Este componente foi incorporado gradativamente na distribuição do ICMS, sendo responsável no ano de 2009 por 1% dos repasses aos municípios. Em 2011, atingiu o percentual máximo previsto na lei 2,5%, mantido até hoje.

DETRAN.RJ INAUGURA NOVO POSTO DE HABILITAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO CIVIL EM VALENÇA

O Detran.RJ inaugurou nesta sexta-feira, dia 1, um novo posto de atendimento em Valença, com serviços de habilitação e de identificação civil. O posto está localizado na Rua Comendador Araújo Leite, número 242, no Centro de Valença, e substituirá a unidade da Praça Paulo de Frontin, número 22, também no Centro, onde agora vai permanecer apenas a 23ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

ATENDIMENTO AGENDADO

O atendimento para o posto de Valença já pode ser agendado pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo Teleatendimento, pelos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. Serão 60 vagas diárias para agendamento de serviços de habilitação e 60 vagas para identidade. Em Valença, o Detran também dispõe de posto de vistoria de veículos, que vai continuar funcionando na Avenida Geraldo de Lima Bastos, 999.

CAMPANHA ABRAÇO QUENTINHO

Foto: Divulgação/PMPR


Um sucesso! Solidariedade do povo de Porto Real em alta e o resultado muito positivo de arrecadação e distribuição da Campanha “Abraço quentinho” realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, SMASDHH. Segundo a Secretária de Assistência Social, Valéria Sá, foram beneficiadas um total de 311 famílias e mais 92 pessoas individualmente, cadastradas nos Cras dos bairros Novo Horizonte e Freitas Soares. “Gratificante, estimulante; só temos a agradecer todos os pontos de recolhimento e todas as pessoas que doaram, são muitas pessoas beneficiadas com a solidariedade e a generosidade, são centenas de pessoas que agora estarão agasalhadas para passar pelo período do inverno”, comentou a secretária.

SANTA CASA SE PREPARA PARA MAIS UM MUTIRÃO DE EXAMES

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, está preparando mais um sábado de mutirão de exames e cirurgias na Santa Casa de Misericórdia. As ações acontecem neste dia 2, para pacientes que já fazem o acompanhamento médico pela rede municipal. A sequência de procedimentos feita através do SUS acontece com frequência na Santa Casa.

OS PROFISSIONAIS

Nesta edição, oito profissionais estarão mobilizados para as cirurgias, sendo seis médicos cirurgiões e dois anestesistas. Já para os exames, um médico radiologista, um profissional da área administrativa e uma técnica de enfermagem estarão de prontidão para o atendimento. A previsão é de que sejam realizadas sete blefaroplastias, duas otoplastias, uma e abdominoplastia, totalizando 10 procedimentos.

MEIO AMBIENTE RECOLHE PNEUS DESCARTADOS IRREGULARMENTE

Foto: Divulgação/PMBM


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, por meio do Projeto Ecopneu, e em parceria com o Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) recolheu nesta sexta-feira, 1º de julho, cerca de 60 pneus das margens do Rio Bananal e outros resíduos sólidos, na altura do bairro Santa Maria II. Os trabalhos foram realizados ao longo do dia e tiveram a finalidade de evitar que todo o material, descartado de forma irregular, chegasse às águas do rio, além de melhorar o aspecto visual do local.

ARTIGO PREMIADO INTERNACIONALMENTE 

Egresso da Engenharia Elétrica do UniFOA, Italo Pinto Rodrigues foi premiado por um artigo publicado em 2021, intitulado Modeling satellite battery aging for an operational satellite simulator. Doutorando em Engenharia e Tecnologia Espaciais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ele desenvolveu um projeto e publicou artigo referente a seus resultados na revista Advances in Space Research, do Reino Unido. O trabalho foi reconhecido pelo COSPAR (Committee on Space Research) – comitê de cientistas na área espacial sediado em Paris, França.