Notas & Notas – 17 de julho de 2019

0

DUO INSTRUMENTAL NO MATAMORPHOSE BAR

O Duo Instrumental formado pelos músicos Giliade Lima (guitarra) e Gilson Oliveira (violão 7 cordas), sobem pela primeira vez ao palco do Matamorphose Bar, no bairro São Geraldo em Volta Redonda, acompanhados do baterista Helbert Santos. No repertório Standards de Jazz, Chorinho, Bossa Nova, MPB e muito mais com arranjos modernos e, claro, muito improviso. O show acontece a partir das 21 horas. A entrada é franca.

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE BARRA DO PIRAÍ

A Câmara de Vereadores de Barra do Piraí realizou, na noite do último dia10, a Sessão Solene para a entrega de novos títulos de cidadão Barrense. Estiveram presentes autoridades do Governo Estadual, e de diversos municípios, além da entrega de moção de aplausos. A Câmara parabenizou a todos os agraciados pelos diversos serviços prestados para a cidade.

LÍNGUA DE SINAIS

A Língua brasileira de sinais (Libras) é a forma de comunicação gestual dos surdos. E, para contribuir com a comunicação, a Prefeitura de Angra dos Reis está oferecendo curso de Libras na Escola Municipal de Educação de Surdos. São cerca de 150 participantes, sendo pais e familiares, servidores públicos, além dos demais cidadãos interessados. As inscrições foram abertas em fevereiro, em três módulos: iniciante, intermediário e avançado. Mais informações pelo telefone 3367-1475.

COLÔNIA DE FÉRIAS NO CRAS ANOS

Foto: Divulgação


Com a chegada do período de recesso escolar, surge a procura por atividades para ocupar a rotina da criançada. Pensando nisso, o Cras Parque Minas Gerais, em uma parceria com a Escola Firjan Sesi Resende, promove uma colônia de férias, que inclui em sua programação uma série de atividades recreativas e culturais para a faixa etária de três a 12 anos. O objetivo principal da colônia de férias é oferecer entretenimento, atividades físicas e culturais de forma lúdica para crianças com o tempo ocioso do recesso escolar. As atividades são organizadas com o auxílio de profissionais do Sesi e do Cras Parque Minas Gerais.

ATIVIDADES E COMO FAZER

As oportunidades são voltadas para crianças residentes dos bairros Parque Minas Gerais, Morada da Barra, Fazenda da Barra II e Condomínios Gardênia e Tulipa. O início das atividades acontece às 13 horas e os alunos desfrutam das atividades da colônia até às 16 horas, de segunda a sexta. Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, brincadeiras, jogos e atividades artísticas. Depois de tanta coisa, a criançada ainda tem direito a um lanchinho para repor as energias para o dia seguinte. O primeiro dia de colônia já começou com muito sucesso, contando com 70 crianças, número que excedeu as expectativas da equipe do Cras. Para efetuar a inscrição, é necessária a presença de um responsável, tendo em mãos um comprovante de residência e o RG. O Cras Parque Minas Gerais, onde são realizadas as atividades, fica na Rua João Delrey, no bairro Parque Minas Gerais.

PDPS SUSPENSAS

O Ministério da Saúde informa que estão em fase de suspensão 19 Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs). A lista disponível no Portal da Saúde foi atualizada no dia 8/7. A etapa atual permite que os laboratórios públicos apresentem medidas para reestruturar o cronograma de ações e atividades. Desde 2015, 46 PDPs passaram por processos de suspensão. Atualmente, 87 parcerias estão vigentes.

JORNALISMO DIGITAL NO UBM

É passado o momento em que a função do jornalista era produzir notícias e reportagens. Atualmente, áreas como Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Jornalismo de Dados, Social Media é Métricas estão entre os assuntos mais comentados por profissionais da área de comunicação. Por isso, estar por dentro das tendências e se especializar se tornou essencial para que o profissional seja cada vez mais completo em um cenário competitivo. Suély Zonta, coordenadora da pós-graduação em Jornalismo Digital do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) explica que, em muitos locais, o que se tem é um jornalismo produzido para o analógico e adaptado para o digital.

PREVISTO PARA SETEMBRO

A especialização em Jornalismo Digital, novidade na região, é oferecida pelo UBM e tem início previsto para setembro de 2019. O curso traz conteúdos que trabalham desde a teoria e aspectos do jornalismo digital, legislação, direitos autorais até práticas com jornalismo de dados, mídias digitais, design thinking, produção audiovisual pra internet, entre outros. Mais informações e inscrição estão disponíveis no endereço: https://bit.ly/2Ny9KU9.

A MÁGICA DA TRANSFORMAÇÃO

Foto: Wagner Gusmão


Peças que iriam para o lixo convertidas em arte. É isso o que o público pode conferir na mostra A Mágica da Transformação, aberta ontem, na Casa Larangeiras, no Centro de Angra. A exposição é assinada pela Arte dos Reis, associação que reúne 13 artesãos da cidade. A Mágica da Transformação conta com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria-Executiva de Cultura e Patrimônio, e pode ser conferida até o dia 5 de agosto, de terça a sexta, de 9 às 18 horas, e aos sábados e domingos, entre 9 e 13 horas.

SOLIDARIEDADE

A estudante Ludmila Albuquerque, aluna que intuiu a campanha de agasalhos entre os colegas de turma do Pré-Vestibular Cidadão do MEP, em Volta Redonda, destacou que o Movimento muda as vidas e o jeito de pensar e agir das pessoas. Os estudantes entregaram no último final de semana à Conferência São Vicente de Paula (SSVP), na Avenida Ceará, no bairro Retiro, mais de 30 agasalhos para adultos e crianças.

RESULTADO

A arrecadação dos agasalhos foi resultado da rápida campanha de três dias entre os alunos e professores do MEP. Sônia Novaes, ligada à SSVP, agradecida elogiou a iniciativa cidadã dos alunos. Disse que a solidariedade, fez lembrar a escritora Clarice Lispector ao escrever sobre ‘estar em estado de graça’, foi o seu sentir diante das movimentações dos alunos e alunas.

IMPEDIRAM SUICÍDIO

Uma ação rápida em conjunto da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e do Corpo de Bombeiros impediu que uma pessoa se matasse em Volta Redonda. O fato ocorreu na noite de segunda-feira, 16, por volta das 20h30min quando um homem, que se encontrava no Viaduto Heitor Leite Franco, que liga os bairros Colina e Aterrado, chamava a atenção de populares ao se posicionar no local para pular. Os agentes da GMVR e os Bombeiros foram acionados e conseguiram evitar que o homem tirasse a própria vida. Ele foi salvo e levado para ser medicado.

ABAFADORES MANUAIS EM QUATIS

Quinze abafadores manuais e duas bombas costais acabam de ser doados ao grupamento ambiental da Guarda Municipal de Quatis pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente. A informação é do prefeito Bruno de Souza (MDB), ao comentar o encerramento de mais um treinamento para os agentes do grupamento, que foi concluído na tarde de sexta-feira, 12, na área próxima aos antigos galpões da Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO). O treinamento da semana passada teve como tema a ‘Prevenção e o combate a incêndios florestais’.

GRUPAMENTO AMBIENTAL

Desde quando foram nomeados os primeiros guardas municipais para a formação do grupamento ambiental, em dezembro do ano passado, os agentes já passaram por cinco treinamentos visando o exercício das suas atribuições, ou seja, a prevenção e combate às infrações contra o meio ambiente no âmbito do Município.  Os abafadores manuais doados aos guardas ambientais são ferramentas muito utilizadas em áreas de difícil acesso, especialmente na zona rural, onde o número de queimadas costuma ocorrer com mais frequência no período da estiagem. O equipamento normalmente é formado por um cabo de madeira de 1,5 metro e por borrachas de grande resistência às chamas. Com a doação, sobe para 21 o número de abafadores destinados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

ATENDIMENTO CLASSE A

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Fazenda, inaugurou o Programa Atendimento Classe A. O setor de atendimento aos munícipes está de cara nova, com serviços aprimorados e que oferecem mais comodidade.Agora o morador conta com senha eletrônica e chamada de senhas pela TV, funcionários mais bem preparados e placas de identificação para melhorar o direcionamento dos munícipes. Para quem quer mais praticidade, alguns serviços são oferecidos de modo online, como IPTU, segunda via de taxas e certidão negativa, através do site da prefeitura através do link: https://bit.ly/2YWwhv9.

OTIMIZANDO TEMPO DE ESPERA 

O serviço é uma ação da Secretaria de Fazenda. O atendimento está mais bem direcionado, o que otimiza o tempo de espera. A população pode solicitar informações básicas sobre os serviços de cada secretária, além do atendimento primário para sanar suas dúvidas e atender suas demandas. A implantação não teve custos aos cofres públicos. O programa aproveitou materiais já existentes, visando à otimização de gastos. A chamada de senhas utiliza televisões que já existiam no saguão da prefeitura. Já a capacitação para a equipe de atendimento foi ministrada pela Gerência de Arrecadação Fazendária (GAF).

SEGURANÇA EM ANGRA DOS REIS

Angra dos Reis agora conta um Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep). Dentre as atribuições estão a elaboração de políticas públicas de segurança municipal, e ações de prevenção da violência e combate à criminalidade. Fica também instituído o Fundo Municipal de Segurança Pública, apto a captar contribuições para investir em equipamentos e veículos da segurança pública; financiamento de programas, projetos e ações sociais; apoio às vítimas de violência; entre outras iniciativas. “A segurança é um tema que deve ter atenção e atuação de todos. Mesmo que não seja competência da gestão municipal, atuamos incansavelmente para contribuir com a retomada do cenário de paz e tranquilidade de nossa cidade”, afirma a prefeitura.

CONSEGUIU ESCAPAR

A Policia Militar encaminhou, na noite de ontem, uma menor, que não teve sua idade divulgada, para 90ª Delegacia de Polícia (DP) de Barra Mansa. Segundo ela, um homem tentou a agarrar na rua, na Vila dos Remédios, no distrito Floriano. A PM realizou buscas pelo local atrás do suspeito, que não chegou a tocar na menina, que passeava com seu cachorro pela rua e conseguiu correr do suspeito. A polícia investiga o fato e o suspeito segue sendo procurado.

NENÊ NO TRICOLOR CARIOCA

O meia Nenê foi anunciado como o novo reforço do Fluminense na segunda-feira, dia 15, e foi apresentado oficialmente no Maracanã, antes da partida entre o Flu e Ceará que terminou empatada. Feliz pela oportunidade, o atleta falou sobre a expectativa de vestir a camisa tricolor. “Uma alegria muito grande. Estou muito empolgado com esse novo desafio, pois sou um cara que gosto bastante de desafios e estar chegando num grande clube para mim é motivo de muito orgulho. Venho com uma motivação muito grande para dar o meu melhor”, disse Nenê.

LISTA DE ESPERA DO FIES

Já está aberta a pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Participam da lista os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo referente ao segundo semestre de 2019. Quem consta na lista de espera deve acompanhar o resultado por meio do site http://fies.mec.gov.br/ para saber se foi pré-selecionado para conseguir o benefício. O prazo se estende até as 23h59 (horário de Brasília) de 23 de agosto. Com financiamento a juros zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Um Fato na Foto

É de cair o queixo!

Foto: Fábio Guimas


A imagem da coluna ‘Um fato na foto’ de hoje é um registro do repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, feita em Volta Redonda, recentemente. Um Chevrolet Bel Air 1953, de ‘cair o queixo’, chamou atenção de todos que passavam pela Vila Santa Cecília, tanto pela beleza quanto por sua conservação. O proprietário da relíquia, Mário, informou que tem o veículo há cerca de cinco anos e já o comprou restaurado. Ele disse, ainda que, hoje, exibe com paixão seu possante veículo em feiras, exposições e eventos especiais.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !