>

Museu de Arte Moderna de Resende com inscrições para Exposição ‘Ocupa MAM 2019’

Por Franciele Aleixo

RESENDE

Os artistas plásticos interessados em expor seus trabalhos no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende precisam correr. As inscrições para a exposição comemorativa da 17º Semana Nacional de Museus e do Dia Nacional do Artista Plástico, celebrada no dia 8 de maio, podem ser feita até o próximo dia 30. A Prefeitura de Resende, por intermédio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), informam que o evento acontecerá entre os dias 2 e 31 de maio, no Museu de Arte Moderna (MAM) e foi definido como tema nacional pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.

De acordo com o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, a chamada pública tem a finalidade de homenagear os artistas plásticos da cidade e da região, com a divulgação das suas produções, além de fomentar a cultura em razão das datas comemorativas. “Em alusão ao Dia do Artista Plástico celebrado no dia 8 de maio e Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, as obras de arte serão expostas no mês correspondente, tendo em vista a integração com a exposição ‘Ocupa MAM 2019’”, explica Zaidan, acrescentando que todo ano o Ibram comemora a Semana dos Museus. “Nesta edição, o tema incorporado ao ‘Ocupa MAM’ visa trazer um diálogo que abrange o passado, o presente e o futuro, cuja complexidade espaço-temporal impulsiona a constante interação entre memória e modernidade, tradição e globalização, permanências e transformações. A ocupação será gratuita. As obras serão selecionadas por ordem de chegada, lembrando que o espaço é limitado”, destacou o presidente.

Thiago Zaidan ainda lembrou que a ocupação livre de artistas prioriza a valorização das obras de arte produzidas no município e na região, sem estabelecer diretrizes para uma avaliação de qualidade técnica. “Para participar da mostra, não há critérios de faixa etária nem relacionados à parte de qualidade técnica das obras. Buscamos abrigar o maior número de obras possível e dar a oportunidade para vários artistas, que devem apresentar: conteúdo ou formato inovador; aspectos inclusivos, multiplurais e democráticos; e respeito à diversidade de classe social, raça, sexo e ideologia e ao meio ambiente. Normalmente, conseguimos expor entre 30 a 40 quadros pendurados, além do ambiente disponível para as esculturas”, salientou o presidente, acrescentando que o MAM, criado em 1950, possui destaque no cenário nacional por ser o primeiro museu do interior neste gênero das Artes Plásticas e o quarto de Arte Moderna do País.

O presidente mencionou ainda que as titularidades foram consagradas na publicação do livro “Museus Acolhem Moderno”, de autoria da escritora Maria Cecília França Lourenço.

INSCRIÇÃO

Os candidatos devem apresentar seus trabalhos até o dia 30 de abril deste ano, de terça à sexta-feira, entre 10 e 18 horas, na sede do MAM, localizado na Rua Doutor Cunha, nº 104, no Centro de Resende. Cada artista ou grupo artístico poderá expor uma única obra a ser inscrita pelo autor ou responsável, mediante ao preenchimento do anexo I (Cadastro do Artista Ocupa MAM 2019), disponível no link a seguir: http://resende.rj.gov.br/conteudo/downloads/CHAMADAPUBLICAOCUPAMAM2019.pdf.

Confira ainda o passo a passo para acessar o edital no site da Prefeitura: Menu > Governo > Órgãos e Secretarias > Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda > Mais > 2019 > Chamada Pública Nº 01/2019/Ocupa MAM 2019. Os documentos necessários para o cadastramento são RG e CPF. Outros detalhes sobre a exposição podem ser conferidos no endereço eletrônico acima.

 

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos