Marco Histórico da Serra do Matoso, em Piraí, é inaugurado

0

PIRAÍ

A Prefeitura de Piraí, em parceria com a Associação dos Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e Matoso (Assetur) com uma grande festa realizada neste sábado, dia 7, inaugurou o Marco Histórico da Serra do Matoso.

O evento que reuniu esportistas, produtores locais e púbico, com a finalidade de resgatar o patrimônio histórico e valorizar a cultura local, incentivando o empreendedorismo e o turismo na região, teve início às 8 horas com a concentração e largada do Circuito Histórico da Serra do Matoso, reunindo cerca de 150 competidores nas modalidades Mountain Bike, corrida de montanha e caminhada ecológica, com largada no Município de Itaguaí.

Os participantes da prova de Mountain Bike percorreram 12 quilômetros, subindo a Serra pela Estrada dos Caçadores. Os atletas da corrida de montanha e da caminhada ecológica fizeram outro percurso com seis quilômetros de subidas íngremes pela Estrada da Calçada, construída no século XVIII, com pedras tipo pé de moleque, para fazer a ligação do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ciclistas percorreram 12 quilômetros, subindo a Serra pela Estrada dos Caçadores – Foto: Divulgação

O prefeito Dr. Luiz Antonio destacou a importância da Estrada Calçada para a história e o desenvolvimento do interior do Estado no período imperial brasileiro. “Além da Estrada da Calçada, essa região reúne diversas de ruínas de fazendas que existiam aqui naquela época e, que gradativamente com o trabalho realizado em parceria com a Assetur, pretendemos abrir para visitação, resgatando a importância histórica e cultural da localidade”, completou o prefeito.

O vice-presidente da Assetur, Álvaro Alexandre, proprietário da fazenda Santa Thereza que abriga um dos últimos casarões de época intactos na região, afirmou que o marco histórico é mais um passo importante para a valorização da história da localidade. “Mais que chamar atenção para todo esse patrimônio histórico, a implantação do Marco é mais um incentivo para promover o empreendedorismo, valorizando a pequena rede de pousadas e favorecendo a surgimento de novas iniciativas e melhorar a renda dos negócios e artesãos da localidade”, explicou Álvaro Alexandre.

Estrada da Calçada

A Estrada Calçada, também conhecida como Estrada Real ou Estrada Imperial, foi construída no século XVIII e denominada oficialmente na época como Estrada do Presidente, em homenagem ao  presidente da província, Paulino José Soares de Souza. A Estrada era a principal rota de ligação entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e por ela transitavam as comitivas da corte em suas viagens à Cidade de São Paulo e a maior parte das riquezas produzidas no Vale do Paraíba e de outras localidades com destino à cidade do Rio de Janeiro.

Na região das Serra do Matoso e Serra do Piloto existem diversas ruínas de casarios antigos e sedes de fazendas, como o Casarão de Santa Thereza, que se encontra em perfeito estado de conservação.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !