Mandalas de Geórgia Junksztejn dão mais cor à vida

0

Com sobrenome difícil de decifrar, mas com uma paleta de cores que traduzem expressões de beleza, a multifacetada Geórgia Junksztejn revela seu talento através de inúmeras mandalas. Filha de seresteiro, a barra-mansense ganhou o mundo como casa através da arte; que também inclui no currículo habilidade com a música, a dança e o teatro.

Geórgia já apresentou seu trabalho em alguns países da América Latina, onde também já residiu. Suas mandalas já foram expostas na Expo Colômbia e no Equador. No Brasil também já se destacou e projeta mostras em outros estados, como Minas Gerais, que ganhou um colorido a mais com suas obras reveladas aos visitantes do Parque das Águas, na cidade de Caxambú. Os trabalhos da artista podem ser conferidos em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/georgiamandalas/).

Por 12 anos Geórgia atuou como educadora em escolas da cidade natal, mas sempre teve gosto por trabalhos manuais. Após uma grande superação, nela aflorou ainda mais a leveza e o colorido de contornos minuciosos. “Tive um câncer muito grave, o qual me levou a um centro cirúrgico com a probabilidade de 5% de sobrevivência. Todo esse processo – estágio 3 da doença, quimioterapia, radioterapia, gastrectomia (retirada de parte ou todo o estômago)… – me levou a ter muito mais alegria em viver. E as mandalas nesse período foi o que me ajudou muito. Por isso eu quero espalhá-las por todos os lugares”, revelou.

Com sua força e leveza, a artista levanta a bandeira de que vai onde o povo está e agora quer contagiar seus conterrâneos. Sua primeira mostra de destaque na cidade foi no Beatles Fest, que aconteceu em julho deste ano, no Clube Municipal. “Agora estamos com o projeto ‘Colorindo Barra Mansa’. Minha intenção é apresentá-lo ao prefeito Rodrigo Drable e, a partir daí, poder pintar mandalas gigantes em vários pontos da cidade. Quero envolver toda a população e também promover worshops gratuitos para professores. Assim, eles podem transmitir o conhecimento sobre a produção das mandalas às famílias dos alunos, que também poderão passar o conhecimento a outra pessoas… formando uma grande corrente do bem”, planeja Geórgia.

Neste mês ela vai participar de uma atividade em alusão da campanha Outubro Rosa no Oncovida, onde se tratou contra o câncer de estômago que teve há cerca de oito anos. Hoje, dia do aniversário de Barra Mansa, Geórgia vai entregar ao prefeito uma mandala com o brasão da cidade. E assim vai seguindo: sempre com o sorriso estampado no rosto de quem aprendeu direitinho a ser de bem com a vida!

Deixe um Comentário