Inglaterra e Escócia, uma rivalidade do século 19

0

Os duelos entre a Inglaterra e a Escócia são do tipo mórbidos, nos quais se espera que o choque de culturas e velhas rixas históricas apareçam em campo. Mesmo que alguma espada ‘claymore’ seja desembainhada no meio do jogo. Neste 18/06 às 16h00 horário de Brasília, na segunda rodada do grupo D da Eurocopa, o lendário Estádio de Wembley em Londres vai acolher o último capítulo desta rivalidade secular, e você pode saber como usar a Bwin Brasil?   E se divertir com o jogo, com ambas as equipas inaugurando o futebol de seleções há quase 150 anos naquele torrão de terra no meio do Atlântico chamado Grã-Bretanha. Naqueles primeiros estágios das rivalidades nacionais esportivas, a Escócia não tinha adversário.

Em 1872 foi disputada a primeira partida internacional da história e entre Escócia e Inglaterra em um parque na cidade de Partick, nos arredores de Glasgow, a cidade mais populosa do norte do país. Os ingressos custavam um xelim e o jogo estava difícil porque nos últimos três dias havia aparecido a chuva constante que caracteriza as áreas ao norte da Muralha de Adriano. Segundo os depoimentos, a partida foi disputada sem incidentes e com fair play, uma surpresa para os atores convidados. No final, 0 a 0, o resultado mais repetido da história do futebol.

Após o sucesso do encontro e a crescente importância do futebol na ilha, em 1882, e após séculos de hostilidades, ingleses, escoceses, galeses e irlandeses (treme ao pronunciar essas nacionalidades com frequência) decidiram combinar em torno de uma bola, especificamente na cidade de Manchester. O objetivo era criar leis unificadas para todos os territórios e associações no que se refere à prática do futebol, que já se popularizava há uma década. Como consequência, surgiu o British Home Championship, torneio que enfrentaria as quatro nacionalidades do território em uma liga de duas mãos e que serviria para prolongar uma rivalidade que já fermentava há dez anos.

Mas o British Home Championship, agora o torneio internacional mais antigo do mundo, não foi uma mera partida de amadores e isso foi demonstrado pela Escócia a Irlanda na partida de abertura, com um impressionante 5 a 0, nada menos que em Dublin, no dia 26 Janeiro de 1884. Por menos guerras foram iniciadas. As rodadas se passaram e as seleções de Escócia e a Inglaterra jogaram pelo título em uma partida em que os nortistas venceram por 1 a 0. Uma pequena vitória após centenas de derrotas não esportivas ao longo dos anos. Na verdade, a Escócia dominou os primeiros quatro torneios e foi somente em 1889 que a Inglaterra conquistou seu primeiro troféu, marcando 46 gols em seis jogos, incluindo uma vitória de 5 a 0 sobre o atual campeão.

*Por: Luiz Cuña

error: Conteúdo protegido !