VOLTA REDONDA
No sábado, dia 4, o curso de Educação Física da Estácio Volta Redonda realizará uma caminhada contra o sedentarismo, com saída marcada em frente ao campus da universidade, na Rua 24, 236, bairro Vila Santa Cecília, às 9 horas em direção ao Zoológico Municipal de Volta Redonda. O evento é gratuito, aberto a crianças, adolescentes, adultos e idosos; e para participar, basta se inscrever pelo link https://forms.gle/qq7fmQqB2gRdye3D7 e comparecer ao local usando tênis e roupas confortáveis próprias para atividades físicas.
Segundo o doutor em Educação Física e coordenador do curso na Estácio Volta Redonda, Sandro Ribeiro, o sedentarismo é um grande problema de saúde mundial e o objetivo da caminhada é chamar a atenção da comunidade para o combate a este comportamento e sobre suas consequências para a saúde humana. Após a caminhada, professores e alunos do curso de Educação Física da Estácio falarão aos participantes sobre a importância da conscientização sobre o tema.
COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO AUMENTOU NA PANDEMIA
Dados apontam que o comportamento sedentário aumentou muito durante a pandemia e os números ainda hoje são alarmantes. Acredita-se que de 4 a 5 milhões de mortes por ano no mundo poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa fisicamente. Além disso, números globais indicam que 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não atendem às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para atividade física, e segundo o órgão, um conjunto de fatores de risco responde pela maioria das mortes por Doenças Crônicas não Transmissíveis, mesmo que indiretamente, entre eles, o tabagismo, o consumo alimentar inadequado, a inatividade física e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O assunto é tão relevante que abril foi escolhido pelo Conselho Federal de Educação Física como o mês de combate ao sedentarismo (Abril Verde), dedicado a chamar a atenção aos malefícios desse comportamento, cita o doutor em Educação Física.
Segundo a OMS, a recomendação é de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana para todos os adultos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.