Secretaria de Saúde zera fila de espera por mamografias em Itatiaia

0

ITATIAIA

O município zerou a fila de espera para o agendamento de mamografias, procedimento importante para a identificação por imagem de tumores não palpáveis. A notícia foi dada pela coordenadora da Clínica da Mulher e Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) de Itatiaia, a enfermeira Lariane Maia Roque, informando que havia uma demanda de cerca de 400 exames reprimidos na unidade.

De acordo com Lariane com o apoio de sua equipe, foi possível estabelecer um plano de ampliação dos serviços de mamografia, que organizou e agendou todas as pacientes, que desde março estão realizando seus exames. “A última pessoa desta fila está agendada para o final de maio. A partir de agora o agendamento da mamografia será viabilizado pela Atenção Básica”, disse a coordenadora.

A enfermeira ressalta a importância de as mulheres fazerem seus exames periódicos, como a mamografia anual, a partir dos 40 anos, que pode ser complementado com outros métodos de imagem. “Os procedimentos de rastreio por imagem das mamas são feitos aqui na Clínica da Mulher e são importantes no rol de cuidados com a saúde das pacientes”, salienta.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apenas em 2021, 18.139 mulheres vieram a óbito no país e estima-se a incidência de mais de 70 mil casos este ano no Brasil. “Este é o tipo de tumor com maior incidência na mulher brasileira. Esse é o melhor procedimento para a detecção precoce. Quanto mais cedo o câncer de mama for identificado, maiores são as chances de a paciente necessitar de um tratamento menos invasivo com resultados mais efetivos”, explica a coordenadora.

O secretário de Saúde do município, Luiz Eduardo Saldanha, parabenizou a equipe médica, de enfermagem e administrativa da Clínica da Mulher, que se empenhou para zerar a demanda reprimida por exames de mamografia. Saldanha disse que as conquistas na área estão acontecendo e são fruto de um trabalho incansável para melhorar a saúde do município. “Os avanços mostram que estamos no caminho certo, buscando dia-a-dia melhorar os serviços de saúde disponibilizados para a população”, diz Luiz Eudardo.

CURSO DE UNIDADE BÁSICA AMIGA DA AMAMENTAÇÃO

Lariane afirma que outra novidade importante para a saúde da mulher é que a equipe do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) vai capacitar a equipe da Atenção Primária em um curso de Unidade Básica Amiga da Amamentação. “O objetivo desse curso é o início do trabalho do município para apoiar e incentivar a amamentação e futuramente obter a certificação do Estado como Unidade Amiga da Amamentação”, informa a coordenadora.

Deixe um Comentário