Paciente de Barra Mansa infectado com nova variante da Covid-19 está curado

0

BARRA MANSA
Na manhã deste sábado, dia 26, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que uma pessoa se infectou com uma nova variante da Covid-19 e que o mesmo já está curado da doença. No comunicado feito a SMS foi informado que o paciente foi infectado com a variante P.1.
Durante a semana, foi informado que tinha uma nova variante em Barra Mansa, mas nem o estado, nem a prefeitura tinha confirmado oficialmente ao A VOZ DA CIDADE.
De acordo com o que o foi informado pela SMS, o caso citado no município aconteceu no mês de maio e o paciente em questão passa bem, não teve nenhuma intercorrência ou complicação.
A Secretaria de Saúde do município informou que, assim que teve conhecimento do caso, através do Estado, entrou em contato com o paciente e seus familiares para monitorar a situação dos mesmos. A SMS, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, continua em alerta monitorando a situação epidemiológica na cidade e reforçando que os munícipes que intensifiquem as medidas de prevenção contra a Covid-19, respeitando o distanciamento social e fazendo o uso de máscara e álcool gel.
Quatros outros casos na região
Conforme divulgado pelo jornal A VOZ DA CIDADE nessa semana, quatro pessoas tinham sido infectadas por uma nova variante em Porto Real. Seria a nova linhagem do vírus, denominada de P5, pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro terça-feira, dia 22, originária da B.1.1.28, oriunda do Amazonas.
Na quarta-feira, dia 23, o prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, confirmou quatro casos na cidade. No entanto, ele já informou que os quatro moradores que haviam se infectado com a P5 já estavam curados.
Linha descoberta em abril
Segundo o Estado, o monitoramento genômico da Rede Corona-Ômica/RJ identificou em meados de abril uma nova linhagem, originária da B.1.1.28, em Porto Real. A linhagem P.5 tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofre mutações no spike (“coroa” do vírus que se liga à célula). Dezenove casos da mesma variante já foram localizados no estado de São Paulo.

Deixe um Comentário