Indústria fluminense cria mais de 4 mil empregos em agosto

0

SUL FLUMINENSE

O setor industrial, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, criou, em agosto, 4.487 postos de trabalho no estado do Rio. Considerando também o resultado positivo de julho (1.399), a indústria recuperou 16,5% das vagas perdidas entre março e junho, meses mais afetados pela pandemia do coronavírus e pelas incertezas em relação à economia. Os dados são indicados pela plataforma Retratos Regionais, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que traz mensalmente recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense.

O Indicador de Retomada dos Empregos, disponível na plataforma, mostra que o segmento de produtos de metal, por exemplo, recuperou desde julho 92,4% das 1.148 vagas perdidas entre março e junho. Também aparecem como destaque os segmentos de produtos de borracha e material plástico (35,1%), outros equipamentos de transporte (34%), produtos de minerais não metálicos (32,8%), produtos alimentícios (29,4%) e construção (25,9%).

Foram 4.487 postos de trabalho no setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública em agosto – Divulgação

No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em agosto 5.645 vagas, com saldo positivo em 63 dos 92 municípios. O comércio abriu 2.120 vagas e recuperou, nos meses de julho e agosto, 6,4% do que foi perdido no período mais afetado pela pandemia.

Já o setor de serviços perdeu 732 postos de trabalho em agosto e ainda não iniciou o processo de retomada das contratações. A agropecuária não perdeu vagas entre março e junho, mas teve resultado negativo em julho e agosto. 

RETRATOS REGIONAIS

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos.

 

Na análise feita na tabela acima, referente ao Sul Fluminense, considerando dados de 17 cidades, o saldo geral de empregos em agosto foi de 141 vagas. Nove municípios tiveram saldo positivo e outros oito  negativo. Especificamente na Indústria e Construção foram 165 vagas criadas.

No acumulado do ano a indústria do Sul Fluminense registra -3,1 mil vagas, no somatório com os demais segmentos como Agropecuária, Comércio e Serviços, a retração é de -11.664 postos de trabalho de janeiro a agosto. Abaixo, os dados do retrospecto anual:

A plataforma Retratos Regionais é baseada em dados do Caged, dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil. Os dados citados são referente ao mês de agosto.

Segundo o Ministério da Economia, o relatório da evolução do emprego em setembro de 2020 deve ser divulgado no fim deste mês, previsão para o dia 29.

 

Deixe um Comentário