Implantação do eSocial é tema de palestra no Sicomércio de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

A Implantação do eSocial e a adequação das empresas como fator determinante na  Prevenção do Passivo Trabalhista foi tema de palestra na última terça-feira, dia 25, no auditório do Sicomércio de Barra Mansa. Promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista e pelo Senac RJ, a palestra foi ministrada pela instrutora de Gestão do Senac, Lissandra Souto.

O eSocial, que começou a ser implantado em 01 de julho deste ano, é um sistema por meio do qual os empregadores enviam ao Governo Federal, de forma padronizada e simplificada, todas as informações relativas aos trabalhadores. Este sistema visa desburocratizar o envio das informações trabalhistas ao Ministério do Trabalho, Previdência Social e garantir maior segurança jurídica na transmissão de informações, reduzindo, significativamente, os passivos trabalhistas. “O mais interessante deste sistema é o tempo real da informação. A empresa não vai mais poder dar um jeitinho, tem que se adequar e cadastrar as informações na hora certa. Se faltar alguma informação, isso pode gerar uma multa alta pra empresa”, frisou a palestrante, acrescentando que o eSocial vai resguardar não só as empresas, mas também os trabalhadores e contadores. “As informações não poderão mais deixar de ser prestadas”.

O objetivo da palestra foi esclarecer aos participantes a abrangência do eSocial, orientando os gestores sobre a adequação de suas empresas. A palestra abordou temas como legislação trabalhista e fiscal, retenções tributárias, cadastros e outras rotinas operacionais. “A palestra foi muito didática e objetiva. Quem era leigo sobre o assunto, saiu entendendo tudo sobre o eSocial”, frisou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento.

Ao falar sobre as obrigações que devem ser comunicadas ao Governo Federal de forma unificada, Lissandra citou a Medicina do Trabalho. “Se a pessoa se acidentar no ambiente de trabalho, ao preencher o prontuário o socorrista terá um espaço para o eSocial. Independente disso, a informação também deverá ser prestada pela empresa de Medicina do Trabalho”, explicou a palestrante.

O presidente do Sicomércio lembrou que o sindicato tem um convênio com uma empresa de Medicina do Trabalho e oferece o serviço com condições especiais aos associados. “O acompanhamento de uma empresa de Medicina do Trabalho será essencial com a implantação do eSocial. Os interessados em obter mais informações sobre esse convênio do sindicato, podem entrar em contato com a secretaria do Sicomércio, através do telefone 3323-2790”, completou.