Estudante vassourense representará estado no Programa Jovem Senador

0

O estudante Leonardo da Silva Coelho, do Ciep 297- Padre Salésio Schimid foi selecionado para representar o estado do Rio de Janeiro no Programa Jovem Senador. O aluno passará uma semana em Brasília para conhecer o dia a dia do Senado Nacional e participar da elaboração de três novos projetos que serão submetidos a comissões para uma possível tramitação e aprovação. Ao todo participam 27 estudantes de cada estado do país
No Programa Jovem Senador, o estudante competiu com cerca de 190 mil redações inscritas em todo o Brasil. O desafio foi elaborar um texto com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Sob a orientação do professor de Língua Portuguesa, Gustavo do Vale Gomes, que vai acompanhar Leonardo nessa viagem, ele escreveu sobre “Justiça e Liberdade”. “Escolhi esse tema que fala de igualdade pensando que a gente vive em uma sociedade onde, diante da Lei, somos todos iguais”, diz.
Sempre interessado em conhecer mais sobre o mundo parlamentar, Leonardo deseja se preparar para atuar politicamente, cursar Direito e fazer especialização em Gestão Pública e também em Economia. Em relação à viagem, ele conta que a expectativa para conhecer a capital brasileira e conviver com os colegas de outros estados é grande. “Acho que vai ser uma semana muito importante para o meu aprendizado. Brasília é a cidade das decisões que regem a vida de todos os brasileiros”, pontua.
Sobre o futuro, Leonardo é otimista. Ele acredita que a maior participação dos jovens tem a chance de fazer mudanças positivas na política. Ressalta que a convivência com outros estudantes desses projetos só fortalece os seus objetivos. “Meu sonho é transformar e ajudar as pessoas. Quando algum pensamento de desistência passa pela minha cabeça, lembro que outros colegas também estão preocupados com o futuro do país. Isso me motiva. Vejo que não estou sozinho nessa, que tem mais gente que também acredita que pode fazer a diferença”, comenta.
EXPERIÊNCIA
Aos 18 anos, não é a primeira vez que Leonardo participa de iniciativas que visam motivar a participação de jovens estudantes no processo legislativo do país. Ele foi eleito na última edição do Parlamento Juvenil, projeto realizado por meio de uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e cumpre seus últimos meses de mandato representando o município de Vassouras.
PROGRAMA
O Programa Jovem Senador será de 19 a 24 deste mês, em Brasília. A iniciativa foi criada por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome-síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.
O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

error: Conteúdo protegido !