Estado e municípios debatem estratégias de fomento ao turismo, na Fecomércio

0

SUL FLUMINENSE

As questões estratégicas para otimizar o setor de turismo no interior fluminense foram alvo de reunião entre os secretários de turismo das cidades da região e o novo secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, em evento promovido dia 28, na sede da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio), no Rio. O encontro que contou ainda com a participação do governador Wilson Witzel, discutiu entre outras ações a proposta do governador em transformar a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) em agência de promoção, o que poderá facilitar o apoio da empresa ao turismo fluminense.

Pela proposta, cada município poderia contratar a TurisRio para divulgar seus eventos, sem a necessidade de licitação e transferência de recursos. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, além desta iniciativa, outros projetos serão analisados para garantir a todas as cidades do estado o consequente aumento do fluxo turístico. “São noventa e duas cidades maravilhosas e vamos explorar o potencial turístico de cada uma delas”, disse.

Ao menos 75 cidades contaram com representantes das pastas do Turismo na reunião. Entre eles, o presidente da TurisAngra, João Willy, que comentou a necessidade de integração entre municípios e o Governo do Estado. “Ficou claro que o Governo do Estado pensa em utilizar o turismo como um dos principais meios para recuperar a economia do Rio de Janeiro. Isso nos deixou muito contentes porque precisamos de investimentos para desenvolver o turismo, precisamos estar próximos do Estado e isso está acontecendo. Foi a primeira reunião sobre turismo que eu fui e que um governador estava presente”, destacou, comentando sobre a presença de Witzel.

Representando Volta Redonda, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destacou que o governo do prefeito Samuca desenvolve iniciativas para o turismo como o Programa ‘Turismo em Volta’, através do site www.turismoemvolta.com.br. A ferramenta para fortalecer o turismo em âmbito regional, possibilitando ao turista acesso ao que Volta Redonda e as cidades do entorno têm como atrativos. “Esta foi uma reunião interessante para os municípios, principalmente para Volta Redonda. Estamos numa região privilegiada e nossa cidade é referência, não só em termos de localização, mas também na geração de empregos. Estamos num momento de criação de ideias inovadoras para fomentar cada vez mais o turismo em nossa região. A criação do site foi o pontapé inicial. Quem ainda não conhece, sugiro que acesse e divulgue também”, destacou Joselito.

Gestores das cidades fluminenses participaram do encontro na sede da Fecomércio

Quem também participou do encontro foram a diretora de Turismo, Ana Campos, e a assessora Marcela Leite de Oliveira, ambas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Quatis. A secretária Rosina Porto, destacou que a participação de duas representantes da Prefeitura de Quatis “foi muito importante para estreitar os laços com a nova administração do Governo do Estado, que está iniciando seus trabalhos”. No entendimento de Rosina, “o trabalho de mãos dadas entre o Município e o governo estadual poderá tornar realidade ações importantes pelo incremento da cultura e do turismo em Quatis, ainda mais que o incremento do turismo representa das prioridades da administração do prefeito Bruno de Souza”.

Resende também enviou representantes, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Tiago Diniz, o consultor de Turismo, Agenor Maia e o diretor de Turismo, Laís Amaral. “O encontro foi muito importante para alinharmos ideias e compromissos com o turismo da região das Agulhas Negras. Levamos nossas demandas ao atual secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite e mostramos a importância do cuidado com a infraestrutura das estradas de acesso para o desenvolvimento do turismo. Entendo que foi o primeiro passo de uma parceria para muitos projetos que virão e que com o desenvolvimento do turismo vamos gerar trabalho e renda para população, sem esquecermos, é claro, da preservação do meio ambiente”, frisa Tiago Diniz.

Deixe um Comentário