Dicas para economizar energia elétrica em casa

0

BARRA MANSA

Em tempos de economia, toda pequena ação gera mais dinheiro no final do mês, seja para poupança, seja para o lazer. Muitos consumidores estão buscando alternativas para reduzir o consumo de energia em casa.

O eletricista, Felipe Gomes, destaca que a primeira coisa a se fazer é trocar as lâmpadas incandescentes, aquelas mais amareladas, por fluorescentes, compactas ou circulares, além de gastarem menos energia ainda possuem uma durabilidade maior. São mais caras, porém o custo-benefício é muito maior. “É bom evitar deixar as lâmpadas acesas durante o dia, aproveitando a iluminação natural. Teto e paredes pintados de branco e azulejos bem claros refletem melhor a luz, sem a necessidade de ascender uma lâmpada”, citou.

Chuveiros consomem muita energia. Vale alertar não só para a demora dos banhos, mas também na temperatura. “Aproveite o clima quente para mudar a chave do chuveiro para o ‘verão’, permitindo que o consumo seja menor”, destaca, acrescentando que é preciso ter cautela também com o ar-condicionado que chega a representar um terço do consumo de energia de uma casa.

DICAS

  1. Verifique como está o sistema elétrico: os curto-circuito são muito comuns e, geralmente, não são identificados até que a conta chegue apresentando cobranças excessivas.
  2. Desconecte os aparelhos que não estão sendo utilizados.
  3. Use o ar-condicionado de maneira responsável. Certifique-se também que não haja obstrução da temperatura dos equipamentos para que eles não superaqueçam. É importante, ainda, no começo das temporadas de calor e de frio fazer a manutenção dos aparelhos.
  4. Utilize os eletrodomésticos propriamente: até a década de 1990, era comum que o micro-ondas ficasse ligado frequentemente para ser utilizado como relógio.
  5. Procure fazer a manutenção periódica dos aparelhos eletrônicos. 6. Troque as lâmpadas antigas: as versões mais econômicas ajudam a reduzir o consumo da eletricidade em até 80%, além de apresentarem preço mais amigável.
  6. Não carregue seus celulares a noite toda.
  7. Evite o uso de secadoras e máquinas de lavar louça.
  8. Renove os eletrodomésticos: os aparelhos antigos não têm mais tanta eficiência, principalmente aqueles que liberam calor quando utilizados.
  9. Coloque os aparelhos elétricos em lugares adequados: geladeira, micro-ondas, máquina de lavar roupas, entre outros, são aparelhos que têm o rendimento afetado dependendo do lugar onde estiverem posicionados.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !