‘Descobrindo o mundo da leitura’ promove encontro de alunos com índios da aldeia Pataxó

0

BARRA MANSA

A culminância do projeto ‘Descobrindo o mundo da leitura’, da Escola Firjan Sesi, resultou numa grata surpresa nesta quinta-feira, 7, para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental: a presença de índios Pataxós.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Iracilda Landim, através da iniciativa os estudantes tiveram acesso a diferentes gêneros textuais, exercitando a interpretação de texto, além do enriquecimento cultural.  O evento foi uma grande roda de conversa, com comidas, bebidas, danças e brincadeiras típicas, além da contação de histórias. “Através do livro ‘ABC dos Povos Indígenas no Brasil’, da autora Marina Kahn, os alunos puderam mergulhar na cultura indígena, e isso despertou a curiosidade, e foram surgindo ações, que resultaram na presença dos índios na finalização do projeto. O principal objetivo é a troca da cultura, o conhecimento”, analisa, informando sobre comidas típicas e brincadeiras para os alunos.

Foto: Gabriel Borges

 

Foto: Gabriel Borges

 

 

 

 

 

A coordenadora destaca que uma atividade como essa tem o poder de despertar a curiosidade e a pesquisa. “É a história viva na frente deles, estimula e desperta a curiosidade sobre a cultura, o estilo de vida. Além disso, é o olhar diferente para o meio ambiente, os índios fazem o uso sustentável e nós temos muito a aprender”, aponta.

Arassari Pataxó, é índio da Aldeia Barra Velha que fica dentro do Parque Nacional Monte Pachoal na Bahia. Ele, que é professor, viaja por todo o Brasil levando a cultura para as escolas brasileiras. “A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, através dela, nós levamos cultura e a história para os alunos de forma lúdica. É a educação viva, toda a sabedoria está na mente, na oralidade e é isso que buscamos repassar”, conclui.

Escolas interessadas podem entrar em contato através do email [email protected] ou (21) 99792-4692.

Foto: Gabriel Borges

Deixe um Comentário