DEBATE TEMÁTICO PORTO REAL – Como utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social?

0

AILTON MARQUES 

Foto: Divulgação

Acredito que o esporte seja uma importante ferramenta de inclusão e transformação. Todos nós já conhecemos a história de alguém que teve a vida modificada pelo esporte.

A prática esportiva não é apenas uma forma de cuidar da saúde é manter-se saudável. É uma maneira de promover integração. Muito mais que técnicas, o esporte é capaz de disseminar conceitos importantes, como coletividade, respeito às regras, convívio social e responsabilidade.

Diante de tantos benefícios, meu plano é ampliar os projetos já existentes e criar novas iniciativas. Também desejo fortalecer a SMEL (Secretaria Municipal de Esporte em Lazer), inclusive com a construção de uma sede.

Já iniciamos o planejamento para ocupar as áreas de lazer após a pandemia com atividades esportivas para a população em geral, principalmente para crianças, jovens e idosos. Um das minhas propostas é sediar eventos regionais, valorizando o esporte e atraindo mais pessoas para a nossa cidade, além de reestruturar o JIPRE (Jogos Interescolares de Porto Real).

 ALEXANDRE SERFIOTIS 

Foto: Divulgação

O esporte traz inúmeros benefícios e contribui de forma significativa para a promoção de uma vida saudável, como, por exemplo, melhora a autoestima, aumenta a capacidade de concentração, combate a ansiedade e o estresse e contribui para o bem-estar. Outro beneficio é o seu grande alcance social, pois, em muitos casos, constitui-se numa fonte de renda, não só para quem o pratica, mas também para quem organiza eventos ou dele participa. Dessa forma, torna-se fundamental que o Poder Público não só incentive a prática do esporte, mas também que ofereça condições para que ela se realize. Uma das propostas contidas no nosso plano de governo é a implantação do programa Bolsa Atleta, como incentivo e apoio aos praticantes de atividades esportivas. Paralelo a isso, vamos implantar um Centro de Treinamento Esportivo de Alto Rendimento, para prática de esportes olímpicos, área de jogos eletrônicos, jogos de mesa, pipódromo, entre outros esportes; criar núcleos nos bairros para iniciação ao esporte; apoiar o desporto comunitário na realização de campeonatos; e criar um calendário esportivo municipal, com jogos interescolares, campeonatos interescolares eletrônicos, campeonato de pipa, entre outras atividades esportivas e intelectuais. “Lembro-me com saudades dos jogos interescolares, que envolviam os atletas e as torcidas e movimentavam a cidade. Os estudantes aguardavam ansiosos pela sua chegada e se dedicavam nos treinamentos para fazerem bonito e representarem bem suas escolas. E essa dedicação trazia reflexos positivos na aprendizagem e no comportamento dos alunos. Infelizmente, essa prática foi esquecida pelo poder público, mas nós vamos resgatá-la”, declarou Alexandre, informando que seu governo vai também promover a reforma e a manutenção das áreas de lazer públicas, com a substituição de equipamentos esportivos e conservação em geral; criar um Polo Esportivo na Avenida B e Avenida C do Jardim das Acácias e, com recursos de convênios com os Governos do Estado e da União, ou de parcerias com a iniciativa privada, construir o Estádio Municipal de Porto Real com Centro de Treinamento Esportivo.

DRA. SILVIA BERNARDELLI

Foto: Divulgação

 

Devemos apresentar o esporte como ferramenta de auxílio à inclusão social e também à saúde pública. Entendemos as práticas esportivas como um caminho para a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes. O esporte contribui para o desenvolvimento de autoestima e autoconfiança; para a socialização, com a criação de laços de amizade; e o mais importante, atua na prevenção de doenças como ansiedade, depressão, no controle de riscos de diabetes, doenças cardíacas e vasculares. Agora é a vez de investir no esporte com programas que estimulem sua prática e com a construção de espaços como pistas de skate, pistas de caminhada, ciclovias e academias. Agora é vez de investir no povo de Porto Real.

 

VALCIR DA SILVA 

Foto: Divulgação

Entendemos a importância do esporte na inclusão social, por isso a nossa gestão será comprometida em aperfeiçoar, modernizar e democratizar o acesso, fortalecendo o esporte amador e profissional na cidade. Vamos incentivar a prática esportiva, articulando a ação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com as demais secretarias do município, objetivando a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário dispor de espaços para treinamentos e competições, por isso vamos revitalizar os espaços pré-existentes para que esses momentos possam acontecer com segurança. As competições seguirão um Cronograma Esportivo semestral e contrataremos uma equipe profissional voltada para a recreação e iniciação esportiva, para que os futuros atletas tenham um acompanhamento profissional para os seus treinamentos. Através desses incentivos pretendemos atingir 30% de classificação para jogos estudantis nacionais num prazo de três anos.

 

 

Deixe um Comentário