Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário fará duas apresentações especiais neste mês em Quatis

0

QUATIS

A Corporação Musical de Nossa Senhora do Rosário, formada por 53 componentes, na faixa etária de sete a 77 anos de idade, fará duas apresentações especiais ainda neste mês em Quatis. A Corporação Musical é uma das referências mais importantes da cultura da cidade. Depois de levarem muita música para os municípios de Resende e Passa Vinte (MG), a Banda, que está comemorando 50 anos de existência em 2018, vai realizar a cantata natalina neste sábado, dia 15, a partir das 20 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade. Já no próximo dia 23, a partir das 11 horas, a Corporação Musical estará na Feira da Roça, que acontece todo segundo e quarto domingo do mês, no bairro Jardim Pollastri, na área central de Quatis.

Formada atualmente por 53 componentes, na faixa etária de sete a 77 anos de idade, a Corporação Musical de Nossa Senhora do Rosário, uma das referências mais importantes da cultura em Quatis. Entre os instrumentos do grupo estão clarinetes, saxofones, trompetes, tubas e bombardinos.

O nome da corporação foi uma homenagem à padroeira de Quatis, Nossa Senhora do Rosário e a primeira diretoria teve Sebastião Martins Gonçalves e Francisco Fonseca exercendo os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Já o primeiro maestro foi Ramiro José Vicente. E a primeira apresentação dos músicos ocorreu em Ribeirão de São Joaquim. Atualmente, a banda é presidida por Rômulo Ferreira de Carvalho, que incluiu, entre as atividades da corporação, as aulas de pífaro.

Normalmente, os músicos se apresentam em festas populares, muitas delas promovidas pela prefeitura.

Outra contrapartida da corporação ao convênio assinado com a prefeitura é a apresentação em eventos populares da cidade.

APOIO

O prefeito Bruno de Souza (MDB) reafirmou o apoio da administração municipal à preservação da Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário, em reconhecimento à importância da banda enquanto uma das manifestações históricas da cultura e dos costumes de Quatis. No primeiro semestre deste ano, através de um convênio assinado com a prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a corporação passou a receber um apoio financeiro todo mês no valor de R$ 3.500,00. Os recursos são aplicados na manutenção dos instrumentos e na formação de novos músicos. Além do prefeito, participaram do ato de assinatura do convênio, no Centro Administrativo do Município, a secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura, Rosina Porto, e o presidente da corporação, Rômulo Ferreira de Carvalho. “O novo convênio da Prefeitura de Quatis com a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário representa um reconhecimento importante da nossa administração à sua importância histórica, não só para a nossa cidade, mas também no caso de outros municípios da região. Tanto é que os músicos da banda se apresentaram em dezembro também nas cidades de Passa Vinte, em Minas Gerais e em Resende. A melhor definição para a corporação é a seguinte: a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário significa um patrimônio da população quatiense, motivo pelo qual deve ser permanentemente valorizada. Pelo poder público, e por todo o povo de Quatis”, declarou o prefeito.

Deixe um Comentário