Conhecer de perto a realidade dos municípios do Estado é prioridade do mandato do deputado Luiz Lima

0

BARRA MANSA/SUL FLUMINENSE

“Como fui eleito pelo Estado do Rio de Janeiro, uso meu tempo também para visitar os municípios e levar melhorias, além de fiscalizar os recursos que recebem do governo federal”. Essa afirmação é do deputado federal Luiz Lima (PSL) que tem trazido seu mandato para os municípios. O estado conta com 92 cidades, sendo que ele já esteve neste ano em 85. E a agenda continua. Todas as sextas-feiras ele percorre as cidades. Na semana passada ele esteve em Rio Claro e em Barra Mansa. Na sexta-feira, dia 9 de julho, o compromisso é em Piraí. Luiz Lima, que esteve no A VOZ DA CIDADE para uma entrevista, lembrou que a principal função de um deputado é fiscalizar, criar e revogar leis, mas estar presente nos municípios é uma forma do cidadão perceber que ele está ‘de olho’ no que acontece.

O deputado esclareceu que destinar emendas parlamentares às cidades é uma maneira de promover políticas públicas. “Nada melhor do que conversar com prefeitos, vereadores, com a população. Precisamos ser assertivos na política pública regional e estar presente fisicamente torna o mandato mais completo e com ações que contemplarão de fato o que uma cidade necessita”, destacou, completando que sempre fiscaliza também os recursos destinados pela União, seja por intermédio de suas emendas, para verificar a aplicação da maneira correta.

De acordo com Luiz Lima, sua missão é fazer a comunicação entre as prefeituras e a União da melhor maneira possível, como representante do Estado no Congresso Nacional. Ele é vice-líder do governo Bolsonaro no Legislativo.

Uma das coisas que tem chamado atenção do deputado federal nas visitas é a situação do sistema de saúde pública, que há tempos é vulnerável e se tornou ainda pior depois da pandemia de Covid-19. “Temos municípios que precisam urgentemente de recursos, por exemplo, para contratar médicos. Vemos isso na região Sul Fluminense. O valor da despesa com esses servidores aumentou muito e quando vemos uma contratação sem prova, os secretários têm respondido na Justiça, mas falta comunicação entre Judiciário e Executivo porque muitas vezes não há o que fazer nas cidades para oferecer médicos para a população. É preciso ouvir prefeitos e fazer com que o Ministério da Saúde, através de uma política nacional, encontre uma saída para corrigir essas diferenças, mas creio que fica muito mais a cargo do Poder Público Municipal gerenciar isso”, esclareceu o deputado, lembrando da dificuldade principalmente de municípios pequenos, que recebem poucas emendas, baixos valores de royalties, daí a importância das visitas às cidades.

PROJETOS

Luiz Lima, através de emenda parlamentar consegue destinar recursos para a realização de dois importantes projetos no Estado do Rio. Um deles é o ‘Passaporte para Vitória’, com 15 núcleos em 14 cidades do Estado. Trezentas crianças são atendidas em cada núcleo. Na região, o projeto, que é desenvolvido pelo Instituto Léo Moura, acontece em Volta Redonda, Valença e Piraí, com possibilidade de chegar a outras cidades. O projeto promove atividades esportivas para crianças e adolescentes, de cinco a 15 anos.

O outro projeto é o ‘Vida em Movimento’, voltado para pessoas de 15 a 80 anos, que será gerido pelo Instituto Casa do Pai, com previsão de nove núcleos a serem implantados no segundo semestre. Na região, ele anunciou que as cidades de Quatis, Pinheiral e Paraíba do Sul serão contempladas.

Deixe um Comentário