Tratamentos pós-Covid são indicações de vereadores de Barra Mansa

0

 

BARRA MANSA

A Covid-19 tem deixado várias sequelas na população. Cansaço, fadiga, dores musculares, trombose, ansiedade e até mesmo perda de memória, além de outras que estão sendo relatadas. A Câmara de Vereadores aprovou hoje, 29, duas indicações voltadas para um tratamento pós-Covid na cidade, já que as sequelas têm levado os cidadãos a procurarem tratamento, mesmo nem passando por uma internação, por exemplo. As iniciativas foram dos vereadores Marcell Castro e Cristina Magno.

A vereadora indica a criação de um Centro de Tratamento Pós-Covid-19. Destacou que o avanço da vacinação não é motivo para abandonar os cuidados essenciais para  evitar a propagação do COVID-19, e que a doença ainda faz muitas vítimas fatais. “Precisamos continuar os cuidados, com uso de máscara e álcool em gel e evitando aglomerações, para minimizar a contaminação pelo COVID, a pandemia ainda não acabou. Por isso, também,  é  preciso identificar e cuidar das sequelas provocadas pela doença, que na maioria dos casos são cardiológicas, pulmonares e renais, uma vez que elas podem evoluir silenciosamente, comprometendo seriamente a saúde da pessoa e sobrecarregando o sistema de saúde pública do município já saturado”, justificou a vereadora.

A indicação de Marcell Castro aponta a necessidade de realização de um tratamento fisioterápico específico para pacientes curados da Covid na rede de saúde pública que tiveram sequelas motoras e respiratórias. O vereador já foi infectado com a doença e chegou a ficar internado. Ele sugere que este acompanhamento deve se dar por meio do cadastro dos postos de saúde do município. “É necessário que haja acompanhamento de todas as pessoas que adoeceram de Covid em Barra Mansa, e que são cadastrados nos postos de Saúde do Município. Este acompanhamento pode  identificar quais são as sequelas e determinar as formas de tratamento, para que haja a disponibilidade na rede”, afirmou Marcell, enfatizando que continua monitorando e fiscalizando o uso das verbas da saúde no município.

Agora, a câmara enviará as indicações dos vereadores para análise do Executivo.

 

Deixe um Comentário