Cia Liatt de Teatro e Improviso comemora 20 anos de fundação em Resende

0

O ano de 2018 é de comemoração para a Companhia LIATT de Teatro e Improviso de Resende que completa 20 anos de fundação. Criada pelo ator, diretor, Leandro Resende, a Companhia completou duas décadas de fundação no dia 27 de setembro. Ao longo destes anos, a LIATT vem fazendo sucesso. Prova disso, são as inúmeras peças encenadas na região Sul Fluminense, em vários estados do país e até no Festival de Teatro de Curitiba (PR), considerado um dos maiores da América Latina.

Ao longo destes anos, a LIATT vem fazendo sucesso. Prova disso, são as inúmeras peças encenadas na região Sul Fluminense e até no Festival de Teatro de Curitiba (PR), considerado um dos maiores da América Latina

Para Leandro Resende a comemoração é em dose dupla, já que ele também celebra duas décadas de carreira. “Na realidade são bem mais que vinte anos de carreira, pois faço teatro desde criança, mas escolhi a data de fundação da Companhia para começar a contar o início de minha carreira também” revela Resende, que lembra como se fosse ontem a primeira apresentação oficial com o grupo. “Eu era aluno na Escola Municipal Noel de Carvalho e tínhamos feito uma peça de teatro chamada ‘Atrapalhando a Natureza’ para um trabalho de geografia de meio de ano da professora Kátia. Quando chegou a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor), a direção da escola nos escolheu pra representar a unidade escolar no stand da educação. No entanto, os alunos sugeriram que eu colocasse um nome no grupo. Como eu era apaixonado pelo trabalho, alguém sugeriu que colocasse o meu nome. Surgia aí a Leandro Inácio de Almeida Trabalhos Teatrais (LIATT). A apresentação foi um sucesso e nunca mais parei”, recorda.

De 1998 até hoje, a Companhia já fez mais de 30 montagens, em sua maioria, textos do próprio Leandro, sendo reconhecida por várias vezes como uma das principais do Sul Fluminense. Em 2006 Leandro Resende chegou a receber da Câmara de Vereadores de Resende, uma Moção de Congratulações pelos serviços prestados à cidade e em 2011 foi a vez da LIATT ganhar o mesmo reconhecimento. Resende também já ganhou prêmios de “Melhor Diretor”, “Ator Revelação”, “Melhor Cenário”, “Texto Original”, vários prêmios como poeta, além de ter recebido em 2012 o Prêmio Macedo Miranda de Teatro, considerado o “Oscar da Cultura Resendense”. A Companhia além de ser a única do Estado do Rio de Janeiro a participar por sete vezes consecutivas do Fringe/Festival de Curitiba, também participou por duas vezes do Festival de Teatro de Resende (Fester), Campeonato Carioca de Improvisação, onde recebeu a Taça Juan Cristobal Botero Andarita, além de vários outros festivais e salões de humor.

PRODUÇÕES

Leandro Resende também é preparador de elenco e ministra workshops de interpretação por várias cidades no Brasil, tendo se apresentado além de Resende; Quatis; Barra Mansa; Volta Redonda; Rio de Janeiro; Angra dos Reis; São Paulo (SP); Varginha, em Minas Gerais; Curitiba (PR); Gaspar e São Carlos (SC). Foi ainda convidado a participar do Festival Internacional de Humor de Moçambique, no continente africano. Ele também chegou a participar do curta-metragem ‘Evolixão’, com produção da Tela Brasil e recentemente protagonizou o curta-metragem “Janela”, com produção da Octoart. Este ano lançou a marca LIATT Filmes e em parceria com a Araucária Produções Artísticas protagonizou e dirigiu o média-metragem “Prodigo”, um texto se sua autoria inspirado na parábola do filho pródigo. Atualmente, está em fase filmagem, também pela LIATT Filmes em parceria com a Araucária e a Get Up Films, o filme ‘Uma Herança Pra Dois’, uma comédia de Leandro com atores e participantes do último workshop realizado no último dia primeiro de setembro, ainda sem data para o lançamento. O fundador faz mistério sobre o enredo, mas diz que é diferente de tudo o que fez até agora. Paralelo a isso, a Companhia tem produzido quadros de humor que podem ser assistidos na página da LIATT, no Facebook ou no YouTube, no Canal do Resende – Companhia LIATT.

PERDA DE IMPORTANTE ATOR

Apesar de tanta história e com muita coisa boa acontecendo Leandro e a LIATT não tiveram o ano de 2018 marcados apenas pelo aniversário de 20 anos. Em Junho deste ano, no dia e momento em que o diretor gravava uma das últimas cenas do curta-metragem “Prodigo”, a LIATT recebeu a notícia do falecimento de seu mais talentoso ator, José de Moura, que havia sido internado uns dias antes. “Está sendo o momento mais difícil da história da Companhia LIATT e um dos mais difíceis da minha vida pessoal. O Moura era mais do que meu ator, era como um irmão e um amigo muito chegado, ainda sofro com isso. Tive que mudar o roteiro do filme porque ele não conseguiu gravar todas as cenas, mas não queria que ficasse fora. Por isso, fizemos uma linda homenagem e dedicamos o filme ao nosso Moura” – conta Leandro Resende emocionado, ressaltando que a dupla se conhecia desde 2008 e em 2012, José de Moura fazia parte da LIATT. “A relação entre ele e a Companhia LIATT é um casamento. Os atores são seus filhos, sendo assim seriam Bodas de porcelana que é o nome dado para a comemoração dos vinte anos de casamento”, destacou Resende, lembrando que na cultura popular, uma das principais interpretações associadas a porcelana é a resistência. “Por isso, me refiro ao fato do casamento manter-se intacto mesmo após duas décadas. Que essa resistência permaneça por muitos anos”.

Deixe um Comentário