Centro de Atendimento Cirúrgico para cães e gatos poderá ser implantado em Itatiaia

0

ITATIAIA

O município poderá ter oferecer atendimento veterinário gratuito para animais de estimação dos moradores. A Câmara de Vereadores aprovou recentemente, a indicação da vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (MDB) que cria o Centro de Atendimento Cirúrgico para cães e gatos. Em outra propositura, a parlamentar reivindica a aquisição de Psiquiatra na Policlínica Municipal. As indicações foram encaminhadas para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB).

Segundo a vereadora Andréa do Dilino, o objetivo da indicação é a criação de um Centro Cirúrgico para cães e gatos para prestar primeiros socorros aos animais em sofrimento, além de proceder à vermifugação, vacinação contra raiva, realização de exames para detectar doenças epidemiológicas e de zoonose, castração e educação. “Vemos diariamente nas ruas o descaso com a vida dos animais, onde milhares deles estão sujeitos ao abandono por parte de seus donos e do Poder Público”, disse a parlamentar, ressaltando que a medida também visa conscientizar a população sobre a guarda responsável, controle de zoonoses e saúde pública. “É de conhecimento coletivo que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos nas residências amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa. A esterilização de animais tem como principal função a diminuição dos animais errantes/de rua, cujas crias indesejadas são diariamente abandonadas nos logradouros e se tornam um problema de ordem pública”, argumentou Andréa.

MAIS UM PSIQUIATRA PARA A POLICLÍNICA

Já na indicação de n.º 992/2018, a vereadora Andréa do Dilino reivindica a aquisição de Psiquiatra na Policlínica Municipal. Ela destaca que o município conta apenas com o atendimento de um psiquiatra. “Devido a demanda, infelizmente apenas um profissional não consegue suprir a necessidade de consultas de toda a população”, disse a parlamentar. Ela também lembra que a psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional, como a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar entre outros. “O principal objetivo deste profissional da saúde mental é aliviar o sofrimento trazendo bem-estar psíquico aos seus pacientes. Para isso é necessário uma avaliação detalhada do indivíduo, avaliando as perspectivas biológicas, psicológicas e até mesmo culturais. Esta avaliação realizada por este profissional envolve o exame de seu estado mental e seu histórico hospitalar, de extrema necessidade para a população”, justifica a vereadora.