Prefeitura desvia trânsito em área rural de Quatis depois de queda parcial de Ponte

0

QUATIS

A Prefeitura teve que desviar provisoriamente tráfego de veículos na estrada de terra que dá acesso a região da Fazenda Bom retiro. O motivo é que na noite da última segunda-feira, dia 10, ocorreu o desabamento da lateral de uma ponte de madeira. Com a medida, todo o escoamento da produção leiteira daquela localidade foi desviado provisoriamente para a Estrada dos Pinheiros, na comunidade de Joaquim Leite.

Funcionários da secretaria de Desenvolvimento Rural do município informou que a Prefeitura está trabalhando com o objetivo de recuperar o trecho danificado e restabelecer a circulação dos veículos pesados pela travessia. No começo da manhã, os carros de passeio ainda estavam conseguindo trafegar pela ponte, mas durante os serviços de recuperação, a circulação destes veículos também deverá ser interrompida temporariamente. O planejamento da prefeitura é construir uma nova travessia de madeira na localidade afetada pela queda da lateral da ponte, no Bom Retiro.

O prefeito Bruno de Souza (MDB) esteve no local, na tarde desta terça-feira. “Todos os esforços necessários já estão sendo feitos pela administração municipal com o objetivo de retomar o tráfego normalmente realizado pela ponte”, disse Bruno, lembrando que cerca de 15 produtores rurais da região usam esta travessia para escoar a produção de leite, atividade principal da economia de Quatis.

MELHORIAS

A Estrada dos Pinheiros, que está servindo como trajeto alternativo aos produtores e demais motoristas da região na qual a ponte danificada se localiza, vem recebendo, desde a semana passada, serviços de melhorias por parte da prefeitura com o objetivo de melhorar as condições de tráfego. Mais de dez operários trabalham no local. Eles têm o apoio de duas máquinas retroescavadeiras, uma máquina patrol e um caminhão. “As equipes de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Quatis já estão no local onde ocorreu o desabamento parcial da ponte para adotar as medidas cabíveis visando normalizar a situação o mais rápido possível. Ainda não temos condições de precisar um prazo para a conclusão dos trabalhos de recuperação, mas podemos assegurar que os serviços estão entre as prioridades desta semana das equipes que atuam na manutenção e conservação das estradas rurais de Quatis”, informou Bruno, acrescentando que o trabalho de recuperação desta ponte vai ser feita em parceria com os próprios produtores.

RECUPERAÇÃO DE PONTES

A Prefeitura recuperou duas pontes de madeira, garantindo assim as condições para a circulação dos veículos pesados e leves, principalmente os caminhões responsáveis pelo transporte da produção leiteira. O primeiro serviço foi realizado no Morro da Onça, na região do distrito de São Joaquim, onde uma nova ponte de madeira foi construída pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A ponte é considerada importante também de Quatis com o distrito de Santa Isabel, que fica no Município de Valença. Outra ponte foi confeccionada na região rural do Glicério. A antiga ponte de madeira sobre o Rio Turvo não suportou o peso de um caminhão da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, vindo a ceder com o veículo dentro do leito do manancial. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A confecção da nova ponte de madeira ocorreu no final de outubro, restabelecendo dessa maneira a circulação de veículos na localidade. “As ações nestas três pontes podem ser relacionadas entre os serviços de emergência que normalmente realizamos nesta época do ano em trechos das estradas rurais. De março a setembro, quando ocorre o chamado tempo da seca, intensificamos os trabalhos de conservação e manutenção. No período de outubro ao mês de março, a nossa prioridade é trabalhar sob o regimento de prontidão visando socorrer as situações emergenciais. Isso porque neste período as chuvas costumam cair com mais intensidade e ocasionar transtornos, principalmente aos produtores rurais”, destacou o prefeito.

Deixe um Comentário