Cemitério registrou grande movimento no feriado de Finados

0

RESENDE

 

Desde as primeiras horas da manhã de ontem, o Cemitério Municipal Senhor dos Passos esteve movimentado. Eram pessoas que foram prestar homenagens aos entes falecidos. O movimento teve reflexo no trânsito em frente ao cemitério e precisou da intervenção de agentes da Guarda Municipal. Até o final do dia, a expectativa era de que cerca de 15 mil pessoas passariam pelo local.

Em geral, as pessoas declararam que encaram o Dia de Finados não de tristeza, mas de saudade. “É um dia onde reforçamos as boas lembranças que vivemos junto dos entes que se foram e que estão muito vivo em nossos corações. Não é tristeza, é saudade, respeito e agradecimento pelos momentos vividos”, explica Antônia Soares, que visitava o túmulo do pai morto em 2015.

Além de orações e depositar flores, muitas pessoas aproveitaram o dia para limpar o túmulo do parente enterrado. “Eu moro em Lorena e todo ano venho aqui no túmulo dos meus pais para ver se estar direitinho e aproveito faço uma limpeza”, disse a advogada, Márcia Regina Faria.

No interior do cemitério, o um grupo da igreja Peniel distribuíam folhetos religiosos, liam a bíblia e entoavam cânticos de acolhida aos visitantes.

Comércio

O dia de Finados foi também de trabalho e perspectiva de faturar com o feriado para algumas pessoas. As calçadas próximas ao cemitério foram ocupadas por barracas onde se vendiam flores de vários tipos e velas. A comerciante Fátima da Silva, que chegou cedo e montou sua barraca em frente ao cemitério revelou que as vendas estavam bastante satisfatórias. “Pelo movimento até agora, acredito que até o final do dia consiga vender tudo ou quase tudo e faturar um bom dinheiro”, afirmou.

BARRA MANSA

Ontem, milhares de pessoas estiveram visitando o Cemitério Municipal, no Centro (Avenida Domingos Mariano), e o Cemitério Parque São Francisco, que fica na Rua Horácio Silva, ambos em Barra Mansa. Segundo a administração dos dois, a expectativa se confirmou.

De acordo com o administrador do Cemitério Municipal, cerca de 15 mil pessoas foram até o local.  Já no Cemitério Parque São Francisco, mais de seis mil pessoas passaram ao longo do dia pelo cemitério.

A visitante Renata Pacheco de 45 anos diz que há 12 anos visita o túmulo da mãe. “É importante não deixar que o vinculo se perca, o amor é eterno. E a visita faz bem para quem está vivo e para quem já se foi”.

 

Movimento foi grande no Cemitério Municipal durante todo o feriado/Carlos Henrique

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !