Câmara de Vereadores de Pinheiral sedia Audiência Pública em defesa dos Institutos Federais

3

A Câmara de Vereadores de Pinheiral realizou na noite da última quarta-feira, 22, uma Audiência Pública em defesa dos Institutos Federais (IFRJ’s). O objetivo foi discutir o impacto socioeconômico do Campus da cidade e a situação da unidade frente ao contingenciamento orçamentário, anunciado pelo Governo Federal. O evento foi promovido por solicitação do vereador Dr. Magno, través de requerimento que foi aprovado por unanimidade pelos outros parlamentares.

Durante o encontro, o autor do requerimento que resultou na realização da audiência, destacou que as portas da Câmara de Vereadores de Pinheiral estão abertas, sempre que for preciso, em defesa da educação. “O alto percentual de contingenciamento é um retrocesso para o município e para nosso país. Cabe ao diretor escolher a melhor forma de investir as verbas recebidas, mas é de responsabilidade dele manter o serviço e a educação de qualidade para os alunos”, declarou o parlamentar, acrescentando que é de suma importância para ele ter pessoas de Pinheiral estudando no IFRJ.

PINHEIRAL SEM O CAMPUS

O reitor do IFRJ Rafael Almada, garantiu que não consegue imaginar a cidade de Pinheiral sem o Campus, assim como outras cidades do Estado do Rio de Janeiro. Ressaltou ainda que há uma considerável contribuição com o município, através de impostos, empregos e consumo no comércio local, além da relevância através das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O diretor-geral do campus Pinheiral, Marcos Fabio de Lima, também falou no evento. Ele apresentou ao público a progressão de crescimento da unidade, que pretende alcançar a oferta de mais de duas mil vagas em 2022 em cursos de técnicos, de graduação e pós-graduação. O gestor expôs, então, a dificuldade de crescimento do campus frente à expectativa do orçamento da instituição e manutenção de suas atividades básicas em 2019. Marcos Fabio mostrou que, mesmo diante do aumento do número de vagas da instituição, o orçamento da unidade vem caindo desde 2014.

LUTA PELA GARANTIA DA QUALIDADE DE ENSINO

Os estudantes Yasmim e Murilo, que também estiveram presentes representando os outros alunos, defenderam em plenária a importância de lutar para garantir qualidade do ensino. “A audiência pública permitiu que pudéssemos aproximar a nossa luta em prol da educação e a população de Pinheiral, uma vez que entendemos a importância do Campus para a cidade e para todos aqueles que de alguma maneira estão inseridos no instituto. Além disso, o apoio da comunidade nos dá cada vez mais forças para crescer em defesa da educação federal”, salientou a presidente do Grêmio Estudantil, que é aluna do curso de Meio Ambiente.

PRESENÇAS

Além do reitor estiveram presentes na audiência o diretor geral do IFRJ-Pinheiral Marcos Fábio Lima, o assessor do Deputado Federal Christino Aureo, os vereadores Marquito e Richard, representantes do Grêmio Estudantil, Yasmim de Souza Lima (presidente) e Murilo Jones da Costa (secretário-geral e presidente do coletivo Preto), o diretor de Ensino Cláudio Luiz, o diretor de Administração Sandro e o professor de matemática e ex- diretor do campus, Reginaldo. Também participaram do evento, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, o professor José Arimathéa, além da população pinheiralense, alunos, servidores, diretores do IFRJ-Pinheiral e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (SINTIFRJ).

 

 

 

3 Comentários

  1. Luíza Albuquerque Em

    Vereador Dr Magno como sempre mantendo sua dignidade e aproximação com o POVO , um dos poucos que sempre manteve sua postura com as pessoas , cara humilde é outra história !!!

    Parabéns Dr Magno pelo apoio e pela iniciativa de sempre , continue sendo essa pessoa maravilhosa e transparente que é Pinheiral precisa disso !!!

    Homem honrado e que sabe honrar.
    Parabéns aos estudantes e aos presentes que foram prestigiar essa audiência!

    Pinheiral MERECE !!! Pena que não são todos que vêem assim e principalmente agem assim.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !