Câmara de Barra Mansa aprova projetos de conscientização nas escolas

0

BARRA MANSA

A Câmara Municipal de Barra Mansa aprovou na sessão de quarta-feira, dia 27, dois projetos de lei que tem a finalidade de promover a conscientização dos alunos da rede municipal sobre dois assuntos difíceis de serem abordados: o uso de drogas e a erotização infantil. De autoria dos vereadores Jaime Alves de Almeida e Thiago Valério da Silva, os projetos preveem a realização de atividades de conscientização e debate sobre estes assuntos nas escolas de Barra Mansa. Os projetos de lei seguem para o Executivo municipal seguem para sanção ou veto do prefeito.

O projeto de lei que cria medidas de conscientização, prevenção e combate à erotização infantil foi proposto pelo vereador Jaime Alves de Almeida. De acordo com o projeto aprovado, as escolas municipais de Barra Mansa deverão incluir em suas práticas pedagógicas medidas de conscientização sobre o assunto. Os objetivos do projeto de lei são, além de prevenir e combater a prática de erotização infantil no cotidiano dos alunos, também, capacitar  a equipe pedagógica e envolver toda a comunidade escolar no combate às práticas de sexualização precoce.

Segundo o vereador Jaime, muitas vezes crianças são induzidas a se comportarem de forma precocemente erotizada. “É importante esclarecer que ao se falar de combate à sexualização precoce, pretendemos evitar que fatores externos, como o que é transmitido na mídia e pela publicidade, influenciem negativamente como estes alunos, ainda em formação, enxergam sua sexualidade, seus valores, relacionamentos e até mesmo a capacidade de entender o que é amor e afeto. Pretendemos combater isso com o projeto”, ratificou.

PREVENÇÃO ÀS DROGAS

O combate e prevenção ao uso de substâncias que causam dependência física ou psíquica são o objetivo do projeto de lei proposto pelo vereador Thiago Valério da Silva. De acordo com o projeto, anualmente serão promovidas no mínimo duas palestras ou seminários educativos em cada escola da rede municipal sobre o tema. Os palestrantes serão selecionados entre o corpo docente da secretaria de educação, não ocorrendo, assim, despesas para a realização do projeto.

O vereador autor do projeto destacou que a escola é um ambiente privilegiado para a abordagem do assunto. “O acesso às drogas em Barra Mansa está se tornando cada vez mais fácil. É preciso promover a prevenção ao seu uso, conscientizando os alunos sobre as consequências do uso dessas substâncias. E a escola é o melhor lugar para que essa prevenção ocorra de fato”, concluiu Thiago Valério.

 

Deixe um Comentário