Brasil está no primeiro lugar em um ranking mundial de ligações indevidas

0

SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA

O seu telefone toca, na tela um número estranho. Do outro lado uma mensagem automática e ou a ligação simplesmente cai. Parece familiar para você?  Se sua resposta for positiva, é possível que faça parte das milhões de pessoas em todo o mundo que já receberam ligações do tipo, conhecida no Brasil como ‘robochamadas’. O Brasil aparece em primeiro lugar num ranking mundial de ligações indevidas.

Essas ligações de números desconhecidos são feitas a qualquer hora do dia – manhã, tarde ou noite – até mesmo nos finais de semana.  Já fazem parte da rotina dos brasileiros. O Truecaller, um aplicativo gratuito que permite detectar e bloquear números indesejados fez um estudo em 2018 na qual apontou que o Brasil é o recordista mundial no recebimento dessas chamadas de spam, superando a Índia, líder do ranking em 2017. Segundo o levantamento, o usuário brasileiro do Truecaller recebe, em média, 37,5 chamadas de spam por mês, número que representa um aumento de 81% se comparado ao ano anterior.

O estudo ressalta que as eleições contribuíram para esse crescimento, ocasionando uma onda de reclamações por parte dos usuários do Truecaller. As operadoras foram as maiores spammers do Brasil em 2017 (33%) e mantiveram o posto em 2018 (32%), geralmente com chamadas para informar sobre ofertas especiais para dados gratuitos ou chamadas ilimitadas.

“O brasileiro recebe mais de uma chamada desse tipo para cada dia do mês, o que pode ser traduzido não apenas como um incômodo, mas também como um fenômeno que pode ter efeitos negativos sobre a produtividade no trabalho ou ainda sobre o tempo dedicado a familiares e amigos”, disse o responsável pela Área de Novos Negócios e Crescimento da Truecaller, Nick Larsson.

FRAUDES

As chamadas fraudulentas também tiveram aumento. De 1% em 2017, passaram para 20% em 2018. Entre os golpes mais comuns estão fraudadores que fingem cobrar dinheiro por motivos ilegítimos, como por exemplo, quando alguém liga para avisar que a eletricidade está prestes a ser desligada e que para evitar o corte é necessário transferir dinheiro imediatamente. Outro golpe conhecido consiste em ligações de números desconhecidos, geralmente de números internacionais, que aparecem como chamada perdida. Se o usuário retorna a ligação, paga uma alta taxa.

SEGUNDO ESTUDO

O estudo divulgado em 2018 foi o segundo da Truecaller. O primeiro foi publicado em 2017 e trouxe dados dos principais países afetados por spam em todo o mundo. No ano passado a análise foi maior, determinando o problema crescente em todos os países participantes do levantamento. Em 2018, o aplicativo ajudou seus usuários a bloquear e identificar 17,7 bilhões de chamadas de spam. Também foram identificadas 74,1 bilhões de chamadas em geral para usuários do aplicativo, o que representa uma média de quatro chamadas de spam por usuário.

SEM SABER COMO PROCEDER

Quem explica que se irrita bastante com as ligações importunas e se vê sem alternativa de reclamar, é a aposentada Maria José de Oliveira, de 70 anos. Ela mora sozinha em Volta Redonda e diz que está aprendendo aos poucos a mexer no celular e que para muitas coisas, ainda depende dos outros para aprender.

Maria José conta que seu celular toca constantemente com ligações de operadoras e outros tipos de propagandas e anúncios e que, em algumas vezes, chega a acordar. “Gosto de deixar meu celular longe quando vou me deitar, para não me dispersar com a internet e dormir. Mas às vezes ele toca cedo e eu levanto com toda dificuldade para atender achando que pode ser alguma coisa importante, já que tenho filhos, e quando vejo é a operadora”, diz. “Eu xingo, pode ser mensagem eletrônica ou de pessoa mesmo, não quero nem saber”, completa.

Ela diz que por não saber bloquear as chamadas, não faz esse tipo de procedimento, e já fez ameaças. “Muitas vezes eu já falei que vou entrar com um processo, pois não sou obrigada. Antes, eles mandavam mensagens anunciando propagandas, mas agora, ligam. É muito inconveniente”, aponta.

O QUE FAZER?

Sim, você já identificou e se junta a Maria José e outros milhões de brasileiros que são atormentados por ligações indevidas. E aí se pergunta: o que fazer?Existem caminhos. De acordo com o gerente do Procon de Barra Mansa, Felipe Fonseca, a Lei Estadual 7.853/18, de maio de 2018, tenta coibir abusos de serviços de telemarketing e impedir que os cidadãos recebam chamadas a qualquer hora. Ainda não há uma lei federal que dê a opção de o usuário bloquear seu número de telefone contra essas ligações.

A lei estadual determina que as ligações de telemarketing só podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Importunar os clientes fora de horário, nos fins de semana e feriados está proibido e pode render multas às empresas. “A empresa é obrigada a se identificar no início da ligação e não usar números restritos”, cita o gerente.

Outro fato estabelecido por lei é a inclusão em um cadastro para consumidores que não autorizam o telemarketing. “O consumidor deve ligar para cada empresa e solicitar a inclusão no cadastro para não receber mais esse tipo de ligação. Caso precise de ajuda, basta ir ao Procon com o nome da empresa, que nós ajudamos na inclusão de tal cadastro”, informa Felipe.

O consumidor está cadastrado e mesmo assim recebeu uma ligação de telemarketing. O que fazer? “Basta anotar o protocolo e procurar o Procon. Comprovada a ligação inconveniente, a empresa poderá ser multada entre R$ 600 e R$ 6 milhões”, destaca.

Aplicativos de celular podem ajudar

Existem diversos aplicativos de celular que podem ajudar a livrar as pessoas das ligações indevidas, sejam de robôs ou quando um operador de telemarketing insiste em oferecer um serviço que já descartou inúmeras vezes e ele parece que não escuta o que você diz. Não sabia disso? Vamos conhecer os quatro aplicativos mais utilizados pelas pessoas, disponíveis para Android ou IOS.

Sync.me

Um dos melhores aplicativos para bloqueio de chamadas e identificação de números desconhecidos. É bem fácil de usar e a versão gratuita é bem completa. Ligaram e você não conhece o número?O Sync.me possui um extenso banco de dados, então basta fazer uma busca para saber se ele está relacionado a serviços de cobrança ou telemarketing. Ele ainda identifica caso a ligação seja spam.
Truecaller

É outro aplicativo eficiente, um dos mais antigos e conhecidos. Ele também identifica as chamadas de spam e tem uma busca para números desconhecidos. Dá ainda para criar uma lista personalizada de números bloqueados.
Hiya 

Esse aplicativo identifica números desconhecidos e permite os bloqueios. Possui também um sistema de busca no bando de dados e ainda a lista de contatos indesejados.

Mr. Number

Além do alerta de spam, ele verifica se um número está associado a fraudes e outras atividades ilegais. Possui uma versão paga, mas há opção gratuita para Android e iOS.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !